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GRUPOS ALIMENTARES Professora Mestre Elis Fatel Material elaborado por Natália Brandão.

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1 GRUPOS ALIMENTARES Professora Mestre Elis Fatel Material elaborado por Natália Brandão

2 Introdução É necessário conhecer bem os grupos alimentares para poder identificar padrões alimentares de uma população

3 Introdução Facilita no entendimento dos hábitos alimentares Auxilia na percepção de tabus alimentares

4 Introdução Indispensável na construção de um planejamento alimentar Os alimentos de cada grupo fornecem nutrientes-chaves

5 Introdução A promoção de práticas e hábitos alimentares tem início na infância

6 Introdução Uma alimentação saudável: –aquela que faz bem, promove saúde –deve ser orientada desde a infância

7 Introdução O que pode interferir na escolha individual: –Renda –Exclusão social –Escolaridade –Falta de informação adequada

8 Introdução Permite uma associação mais fácil dos alimentos por nomes populares

9 Introdução Nenhum alimento é completo! OU SEJA: Nenhum possui todos os nutrientes em quantidade suficiente para atender às necessidades do organismo

10 Introdução Alimentação saudável: –planejada –alimentos de todos os tipos –procedência segura

11 Os grupos Grupo dos pães, cereais, massas e tubérculos: –Arroz, batata, macarrão, polenta, farinhas, etc

12 Os grupos São responsáveis pelo fornecimento da energia para o organismo Devem ser consumidos em maior quantidade

13 Os grupos Grupo dos vegetais e grupo das frutas: Apresentam funções semelhantes

14 Os grupos Chamados de alimentos reguladores Fornecem quase todas as vitaminas e minerais

15 Os grupos Fornecem também água e fibras Pobres em proteínas e lipídeos

16 Os grupos Grupo do leite e derivados: –Iogurtes, queijos, requeijão, etc –importantes fontes de cálcio –fonte também de proteína

17 Os grupos Grupo das carnes, feijões e ovos: –O principal nutriente deste grupo é a proteína –essencial para o reparo e construção de todos os tecidos do organismo

18 Os grupos Grupo dos açúcares e gorduras: –doces em geral, óleos, banha, manteiga, etc –alimentos que devemos consumir em menor quantidade

19 GRUPO ALIMENTARPRINCIPAIS NUTRIENTES Pães, cereais e macarrão CHO complexos, fibras, proteínas vegetais, vitamina B Legumes e verdurasCHO, fibras, vitaminas e minerais FrutasCHO, fibras, vitaminas e minerais Leite e derivadosProteína, cálcio, vitamina D Carnes, aves, peixes, ovos, feijões e castanhas Proteínas, gorduras, ferro, zinco e vitamina B Gorduras, óleos e docesÁcidos graxos, vitaminas lipossolúveis

20 Concluindo... Para adquirir e manter uma boa saúde necessitamos consumir todos os grupos em conjunto e equilibradamente

21 Concluindo... Estima-se que metade das mortes por enfermidade vascular e 1/3 dos cânceres poderiam ser prevenidos com uma alimentação adequada desde os primeiros anos de vida (Cuppari, Lilian; 2002.)


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