A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Com126 Oficina de Jornalismo Digital Grupo 01 “Jornalismo em plataformas móveis. Tendências, perspectivas e modelos” Expositores: Marília Moreira Lucas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Com126 Oficina de Jornalismo Digital Grupo 01 “Jornalismo em plataformas móveis. Tendências, perspectivas e modelos” Expositores: Marília Moreira Lucas."— Transcrição da apresentação:

1 Com126 Oficina de Jornalismo Digital Grupo 01 “Jornalismo em plataformas móveis. Tendências, perspectivas e modelos” Expositores: Marília Moreira Lucas Leal Henrique Mendes

2 Novas tecnologias da mobilidade Reconfiguração do jornalismo - Deadline - Rotina produtiva - Novas competências profissionais - Produtos

3 “O termo vem aparecendo na literatura nos últimos anos apontando para a emergência de uma nova construção ou de acesso à notícia em mobilidade a partir do emprego de tecnologias móveis em redes sem fio” (SILVA, 2008) Jornalismo Móvel

4 “(...) podemos definir operacionalmente jornalismo móvel como a articulação da produção, da distribuição ou do consumo de informação jornalística em condições de mobilidade – pelo agente produtor e/ou agente consumidor – a partir do uso dessas tecnologias móveis digitais e conexões de rede sem fio.” (SILVA, 2009) Jornalismo Móvel

5 -Mobilidade (física, informacional) -Portabilidade - Ubiquidade Jornalismo Móvel

6 - Deadline: Contínuo ou inexistente? Jornalismo Móvel

7 - Ênfase dos trabalhos científicos na produção jornalística. - Fernando Firmino da Silva (doutorando do Póscom-UFBA) - A figura do repórter 3G Jornalismo Móvel

8 -Estrutura técnica e estratégia de funcionamento: 1)Hardware: aparatos técnicos como celulares, netbooks, etc 2)Software: programas de diferentes plataformas (computador, aplicativos para Android, iOS, etc) que auxiliam o fazer jornalístico Jornalismo Móvel

9 3) Systems: contas de email, mapas de cobertura 3G e wi- fi, editores de imagens/vídeos/áudio, RSS, etc Mapa: qualidade das áreas de cobertura 3G da Vodafone em Edimburgo Jornalismo Móvel

10 4) Mindset: perfil do jornalista – abordagem “sempre online” compartilhando informação no deslocamento, brincar com novas ferramentas móveis, encontrar as histórias que não estão online, ser parte de uma comunidade (seguir pessoas online), ser criativo (as regras ainda não estão escritas. Jornalismo Móvel

11 Curtos boletins de notícias em SMS (tecnologia viabilizada em 1992). Em 1996, smartphones da geração Nokia 9000 (em 1996). Mas foi com a chegada da terceira geração (3G), em 2002, que a interação atingiu um novo patamar, com o acesso à internet de alta velocidade, rádio e TV digital. Jornalismo Móvel

12 O pesquisador Tomi Ahonen destaca que a mídia móvel é a única capaz de replicar todas as potencialidades dos meios anteriores e ainda incorporar seis vantagens exclusivas (Ahonen, 2008): Jornalismo Móvel É a primeira mídia pessoal É a primeira mídia sempre transportada É a primeira mídia sempre ligada É a primeira mídia com um sistema de pagamento integrado É a primeira mídia sempre presente no ponto de impulso criativo É a primeira mídia onde a audiência pode ser correctamente identificada.

13 Os conteúdos jornalísticos produzidos para plataformas móveis devem, em maior ou menor escala, atender: Acessibilidade Instantaneidade Multimidialidade Hipertextualidade Interatividade Globalidade Jornalismo Móvel

14 América do Norte: Associated Press e USA Today (Estados Unidos) América do Sul: Globo.com (Brasil) e El Mercúrio (Chile) Europa: BBC (Reino Unido) e Le Monde (França) África: The Times (África do Sul) Oriente Médio: Aljazeera (Qatar) Ásia: China Daily (China) Oceania: News.com (Austrália) Jornalismo Móvel

15 Conclusão da pesquisa A acessibilidade é a característica mais bem trabalhada pelos conteúdos analisados. Conceitos importantes para a mídia móvel, como instantaneidade e multimidialidade também atingiram um bom desempenho. Jornalismo Móvel A globalidade, sendo um novo indicador e um conceito ainda pouco estudado, alcançou um destaque considerável. Os piores resultados foram verificados na interatividade e hipertextualidade, indicando oportunidades para melhorias.

16 Mobi A Tarde Lançado em 15 de janeiro de 2009 Lançamento para iPhone: 1º de maio de 2009 Jornalismo Móvel

17 SILVA, Fernando Firmino da. Jornalismo e tecnologias da mobilidade: conceitos e configurações. II Simpósio Nacional de Pesquisadores em Cibercultura, 2008. São Paulo. SILVA, Fernando Firmino da. Mobilidade convergente: Abordagem sobre a prática e os estudos do jornalismo móvel. Ícone (UFPE), v.11, 2009. SANTANA, Douglas Cavallari de. Jornalismo para Plataforma Móveis: uma análise global. II Simpósio de Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã, 2009. Bauru/SP. Referências bibliográficas desta apresentação


Carregar ppt "Com126 Oficina de Jornalismo Digital Grupo 01 “Jornalismo em plataformas móveis. Tendências, perspectivas e modelos” Expositores: Marília Moreira Lucas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google