A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redes Locais Sem Fio Wellington Wagner F. Sarmento Disciplina de Redes de Compoutadores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redes Locais Sem Fio Wellington Wagner F. Sarmento Disciplina de Redes de Compoutadores."— Transcrição da apresentação:

1 Redes Locais Sem Fio Wellington Wagner F. Sarmento Disciplina de Redes de Compoutadores

2 Sumário Revisão sobre Redes Locais; Apresentação das principais motivações para a criação de Redes Locais Sem-fio; Apresentação dos principais conceitos envolvidos em uma Rede Local Sem-fio; Principais protocolos utilizados em Redes Locais Sem-fio; Equipamentos necessários para a criação de Redes Locais Sem-fio.

3 Revisão sobre Redes Locais

4 O que são Redes Locais? Conjunto de computadores; Interligados por um meio de comunicação; Distribuídos em uma área não muito extensa (< 2 Km); Compartilhando recursos caros; Permitindo comunicação entre aplicações.

5 O que uma Redes Local precisa? Infra-estrutura fixa (cabeamento e dutos); Protocolos (Ethernet, TCP/IP) Interfaces de Comunicação (adaptadores de redes); Elementos de Redes (Comutadores, Roteadores, Hub).

6 Apresentação das principais motivações para a criação de Redes Locais Sem-fio

7 O que as Redes Locais não oferecem? Opção rápida ou temporária para instalação de uma Rede Local (eventos, operações militares, escritórios temporários); Solução para ambientes onde não se possa fazer modificações na estrutura (lançar cabos, fixar eletrodutos, etc.)

8 Qual a solução? Redes Locais que não utilizem cabeamento; Redes Locais Sem-Fio: Wireless Local Area Network (WLAN); Devem atender as mesmas necessidades da Redes Locais e as vistas anteriormente.

9 Apresentação dos principais conceitos envolvidos em uma Rede Local Sem-fio

10 Quais as tecnologias de comunicação utilizadas em WLAN? Infravermelho: utilização de ondas infra- vermelhas. Bom isolamento mas sensível a obstáculos; Espalhamento Espectral (Spread Spectrum): utiliza um espectro largo de radio freqüência; Micro-ondas em banda estreita: utilização de microondas na comunicação.

11 Que tipos de WLAN existem? Infraestruturadas: necessitam de um elemento fixo para a comunicação entre as estações Ad-Hoc: não necessitam de um elemento fixo para comunicação;

12 Quais os padrões existentes em WLAN? IEEE 802.11: divide a rede em um Conjunto de Serviços Básicos; –Basic Service Set (BSS); –Extended Service Set (ESS); IEEE 802.11a; IEEE 802.11b; IEEE 802.11g:


Carregar ppt "Redes Locais Sem Fio Wellington Wagner F. Sarmento Disciplina de Redes de Compoutadores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google