A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As impurezas e substâncias que não se aproveitam têm de ser eliminadas do corpo, pois algumas são autênticos venenos. O sistema excretor é o responsável.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As impurezas e substâncias que não se aproveitam têm de ser eliminadas do corpo, pois algumas são autênticos venenos. O sistema excretor é o responsável."— Transcrição da apresentação:

1

2 As impurezas e substâncias que não se aproveitam têm de ser eliminadas do corpo, pois algumas são autênticos venenos. O sistema excretor é o responsável por essa eliminação.

3 Os órgãos que eliminam as impurezas do corpo são:  Pulmões  Intestino Grosso  Fígado  Rins  Pele

4 Os Pulmões O sangue impuro sai do coração e percorre os pulmões, com o objectivo de aí libertar o dióxido de carbono e receber oxigénio, purificando-se! Quando expiramos, esse dióxido de carbono é libertado para fora do corpo. Este órgão pertence principalmente ao sistema respiratório.

5 O Intestino Grosso Os alimentos resultantes da digestão que o sangue não aproveita passam para o intestino grosso. Aí os desperdícios percorrem o intestino para cima, em frente e voltam a descer, saindo do organismo, através do ânus, em forma de fezes. Este órgão pertence principalmente ao sistema digestivo.

6 O Fígado O fígado destrói os venenos e medicamentos que entram no nosso organismo e que são tóxicos. Transforma as substâncias tóxicas noutras menos tóxicas que vão para os rins e são eliminadas através da urina. Este órgão pertence principalmente ao sistema digestivo.

7 Os Rins Sistema Urinário

8 O sistema urinário é o mais importante da função excretora e é constituído por 6 órgãos: - uretra. - bexiga; - 2 ureteres; -2 rins;

9 Os rins são uns órgãos avermelhados que parecem uns feijões, mas que são do tamanho de um punho e localizam-se de um lado e do outro da coluna. Têm por função filtrar o sangue, eliminando a água, os produtos tóxicos e os sais. Como resultado deste processo aparece no rim um líquido, a urina.

10 A urina é um líquido amarelado, constituído por água, sais e substâncias tóxicas, que foram filtradas do sangue, pelos rins.

11 Os ureteres são os canais ou vias urinárias que levam a urina dos rins até à bexiga.

12 A bexiga é uma bolsa dilatável que armazena a urina e, graças à sua elasticidade, pode chegar a conter 2 litros de urina. O esvaziamento da bexiga é uma reacção que as crianças demoram vários anos para controlar inteiramente.

13 A uretra é outra das vias urinárias e é o canal que conduz a urina da bexiga para o exterior. O seu comprimento na mulher é de 6 cm e no homem de 15 cm. A uretra é mais comprida no homem, pois ela atravessa todo o pénis. Ao acto de fazer chichi, isto é, de expulsar a urina da bexiga chama-se urinar.

14 As toxinas libertadas pelas células dos nossos órgãos são transportadas pelo sangue. O sangue impuro vai pela artéria renal e chega aos rins. Os rins vão filtrar o sangue, retirando-lhe as substâncias tóxicas. Estas vão juntar-se à água e sais que o sangue tinha em excesso, formando a urina. O sangue puro, já filtrado, sai dos rins pela veia renal. A urina é transportada dos rins até à bexiga através dos ureteres. A bexiga vai-se enchendo e sentimos vontade de urinar. A urina é expulsa para o exterior através da uretra. O Sistema Urinário

15 Cuidados a ter:  Beber bastante água.  Evitar o excesso de outras bebidas para que o rim não tenha um excesso de trabalho.  Evitar comer carne em excesso, pois ela deixa muitos resíduos que o rim não consegue eliminar na totalidade.  Fazer uma alimentação saudável.  Não estar muitas horas sem fazer chichi.  Estar atento ao cheiro e à cor da urina.  Usar casas de banho limpas.  Lavar as mãos antes e depois de ir à casa de banho.

16 Sabias que…  A quantidade de urina que uma pessoa chega a expulsar ao longo da sua vida é de litros: a quantidade suficiente para inundar um campo de futebol.  Pode-se viver só com um rim.  Existem máquinas que substituem os rins naturais, quando estes não funcionam. São os rins artificiais.


Carregar ppt "As impurezas e substâncias que não se aproveitam têm de ser eliminadas do corpo, pois algumas são autênticos venenos. O sistema excretor é o responsável."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google