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Arranjos e Instituições de Pagamento Defesa do Consumidor: Ótica do Mercado Marcelo Noronha.

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Apresentação em tema: "Arranjos e Instituições de Pagamento Defesa do Consumidor: Ótica do Mercado Marcelo Noronha."— Transcrição da apresentação:

1 Arranjos e Instituições de Pagamento Defesa do Consumidor: Ótica do Mercado Marcelo Noronha

2 Defesa do Consumidor: Ótica do Mercado →Criada em 1971 →Representa o setor de meios eletrônicos de pagamento junto ao mercado, aos órgãos públicos e à sociedade →Suas associadas representam aproximadamente 95% do mercado →Atua em prol do desenvolvimento sustentável do setor e da economia em geral →Consolida os números oficiais do mercado de meios eletrônicos de pagamento →Promove a autorregulação do setor de meios eletrônicos de pagamento Institucional

3 Evolução - valor transacionado (R$ bilhões) Fonte: Abecs Defesa do Consumidor: Ótica do Mercado →Estimativa 2014: R$ 1 trilhão 16,3% ,5% 21,6%

4 Defesa do Consumidor: Ótica do Mercado Participação no consumo das famílias Fonte: Abecs e IBGE →Cartões respondem por 28% do consumo das famílias

5 Defesa do Consumidor: Ótica do Mercado Fonte: Pesquisa Abecs/Datafolha Inclusão financeira das classes D/E A/B C D/E →Posse de cartões nas classes D/E saiu de 36% em 2009 para 42% em 2013

6 Defesa do Consumidor: Ótica do Mercado Carteira de cartão de crédito PF (com juros X sem juros) Fonte: Banco Central →Crescimento da carteira ocorre no total transacionado sem juros

7 Defesa do Consumidor: Ótica do Mercado Inadimplência Fonte: Banco Central

8 Defesa do Consumidor: Ótica do Mercado Anexo na apresentação Anexo na apresentação Fonte: Banco Central. https://www3.bcb.gov.br/sgspub/localizarseries/localizarSeries.do?method=prepararTelaLocalizarSerieshttps://www3.bcb.gov.br/sgspub/localizarseries/localizarSeries.do?method=prepararTelaLocalizarSeries Tempo de permanência no rotativo (em meses) →Consumidor que entra no rotativo fica, em média, apenas 18 dias, comprovando que se trata de fato de um crédito emergencial

9 Total da amostra  entrevistas (maio/14) P6. Falando sobre a última fatura que venceu do seu cartão de crédito, o valor que você pagou foi o valor total da fatura, o mínimo, o parcelamento ou foi outro valor? Defesa do Consumidor: Ótica do Mercado Alto índice de pagamento total da fatura do cartão Fonte: Pesquisa Abecs/Datafolha

10 Defesa do Consumidor: Ótica do Mercado Composição da carteira de crédito PF (%) Total: R$ bilhões (Jun/14) R$ bi 25,8% 26,3% 16,7% 10,8% 2,9% 8,8% 8,7% % (Jun/13) →Cartão de crédito é a 4ª maior modalidade na composição da carteira de crédito Fonte: Banco Central

11 Defesa do Consumidor: Ótica do Mercado R$ bi 170,3 79,9 44,4 45,0 Financiamento do consumo de pessoa física – recursos livres 31/32 1º semestre de 2014 →O cartão de crédito (parcelamento com e sem juros) responde por 50,1% do volume de crédito liberado para financiamento de produtos e serviços Outros: não consignados, aquisição de outros bens e arrendamento mercantil Obs.: excluídos cheque especial, crédito rotativo e crédito renegociado Fonte: Abecs e Banco Central

12 Defesa do Consumidor: Ótica do Mercado Várias ações da indústria de meios eletrônicos de pagamento tiveram reflexos muito positivos para os consumidores 1.Criação do Código de Ética e Autorregulação e diversos normativos que regem a conduta das empresas associadas. 2.Compromissos com o Ministério da Justiça, como maior clareza de informações na fatura, sumário executivo e inibição do envio de cartão sem solicitação. 3.Criação de canal e padronização dos procedimentos de contestações de despesas em casos de desavenças comerciais (Normativo 10). 4.Padronização das tarifas dos cartões de crédito (apoio ao Bacen). 5.CEAP – Central Especial de Atendimento aos Procons. 6.Grupo permanente de discussão com os Correios para discussão de melhorias na entrega de correspondências. 7.Diversas iniciativas para fomentar a educação financeira.

13 Defesa do Consumidor: Ótica do Mercado Disponibiliza as tarifas praticadas pelos emissores, permitindo que o consumidor compare os valores cobrados pelos diferentes tipos de serviços (anuidade, pagamento de contas, avaliação emergencial de crédito, entre outros). →Busca por bandeira e por emissor →Busca por cartão básico ou cartão de crédito diferenciado →Busca por categoria do cartão (nacional ou internacional) Sistema de Tarifas de Cartões de Crédito

14 Defesa do Consumidor: Ótica do Mercado Elaborada com o propósito de contribuir para o uso consciente do cartão, traz informações como: →O que é um cartão? →Leitura do contrato de adesão →Tarifas e demais encargos →Fatura →Pagamento mínimo →Segurança →Planejamento financeiro + de 390 mil cartilhas distribuídas aos consumidores Órgãos de defesa do consumidor Rua 25 de Março Via empresas associadas Eventos da Abecs Cartilha Abecs

15 Defesa do Consumidor: Ótica do Mercado Campanha de uso consciente do cartão

16 Defesa do Consumidor: Ótica do Mercado → 7,8 milhões de visualizações no YouTube → 6 mil inscritos no canal da campanha Videoaulas com o Professor Pachecão →Planejamento financeiro →Parcelamento →Crédito rotativo →Pagamento mínimo →Fatura →Taxas e tarifas →Segurança Campanha de uso consciente do cartão Parceria Universidade Anhanguera Aula sobre cartão para alunos da universidade, com transmissão online para 148 unidades no Brasil

17 Defesa do Consumidor: Ótica do Mercado Índices de reclamações Reclamações de cartões de crédito registradas no Sindec (base Abecs) ,514, ,1%17,9% Reclamações por milhão de transações (cartão de crédito) Procons interligados ao Sindec Crescimento do mercado (quantidade de transações) Fonte: Sindec e Abecs

18 Defesa do Consumidor: Ótica do Mercado Número de transações com cartões de crédito (milhões) Fonte: Sindec e Abecs

19 Defesa do Consumidor: Ótica do Mercado Número de reclamações por milhão de transações Fonte: Sindec e Abecs

20 Defesa do Consumidor: Ótica do Mercado →Investimentos nos processos do setor, garantindo mais transparência no relacionamento com o consumidor. →Inúmeras ações de educação financeira por parte da Abecs e das empresas associadas. →Queda no número de reclamações, no comparativo com transações, entre os anos de 2012 e Considerações finais

21 Defesa do Consumidor: Ótica do Mercado

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