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Funções Essenciais dos Bancos
Captar e rentabilizar poupança e investimentos; Financiar a produção e o consumo; Viabilizar pagamentos e recebimentos.
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Depósitos em Poupança
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Operações de Crédito do Sistema Financeiro
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Operações de Crédito do Setor Privado
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Sistema de Pagamentos Brasileiro
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Problemas Junto aos Órgãos de Defesa dos Consumidores
Bancos Comerciais Tarifa de abertura de crédito (TAC) Tarifa de emissão de carnês / boletos (TEC) Tarifa de cadastro e de renovação de cadastro (TC / TRC) Falta de clareza / transparência nos “pacotes” de tarifas Lançamentos a débito contestados / não reconhecidos Reclamações relativas a contratos bancários Cartões de Crédito Transações não reconhecidas Não estorno de valores relativos a operações contestadas / canceladas Falta de clareza quanto aos custos incidentes sobre parcelamentos Cobrança injustificada / contestada de tarifas (Ex.: “tarifa de manutenção” em cartões ofertados “s/ anuidade)
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Problemas Junto aos Órgãos de Defesa dos Consumidores
Análise comparativa de reclamações com outros serviços habitualmente usufruídos:
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Indicadores de Atendimento
Nos SACs,dentro do primeiro semestre de 2011, destacam-se os seguintes dados mensais: Fontes: Banco do Brasil, Bradesco, Citibank, HSBC, Itaú/Unibanco, Santander. Nas Ouvidorias, no primeiro semestre, foram atendimentos/mês. Fontes: Banco do Brasil, Bradesco, Citibank, HSBC, Itaú/Unibanco, Santander Média de 3,07 Milhões de atendimentos (1º sem 2011) Tempo de resposta médio de 2,33 DUs
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Atendimento em Agências
No quadro abaixo, vê-se a evolução observada entre Jan.2010 e Mai.2011, com sensível redução nessa média geral. * Fontes: Bradesco, HSBC, Itaú Unibanco, Mercantil, Santander, Banco do Brasil * Feriado de Carnaval
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Atendimento em Agências
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