A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Técnicas Agrícolas para a produção de biodiesel.  Uma das culturas com maiores índices de crescimento no mundo;  Grande variedade de usos de seus produtos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Técnicas Agrícolas para a produção de biodiesel.  Uma das culturas com maiores índices de crescimento no mundo;  Grande variedade de usos de seus produtos."— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas Agrícolas para a produção de biodiesel

2  Uma das culturas com maiores índices de crescimento no mundo;  Grande variedade de usos de seus produtos derivados;  Ampla adaptabilidade  Seu óleo possui alta relação de ácidos graxos poliinsaturados/saturados e é um dos óleos de melhor qualidade nutricional e organoléptica do mundo.

3  Época de semeadura;  Período de crescimento vegetativo;  Época favorável para o plantio;  O rendimento obtido pelo girassol.

4  Adaptabilidade da cultura do girassol em região de Roraima (campo experimental do Monte Cristo, da Embrapa Roraima);  Avaliação da época mais favorável para plantação de girassol;  Análise de seis cultivares diferentes de girassol na região.

5  Seis diferentes cultivares foram utilizadas  Agrobel 910;  Agrobel 920;  Cargill 11;  Embrapa 122;  Morgan742;  Rumbosol 91  Obtidas junto a produtores, comerciante de sementes de girassol e Embrapa Soja;

6  Características do solo para cultivo pH6,8 Al trocável (cmolc.dm-3)0,01 Ca+Mg (cmolc.dm-3)3,85 P2O5(mg.dm-3)180,36 K2O (mg.dm-3)129,48 Matéria orgânica20,2 g.dm-3 Textura29,72% de argila e 14,11% de silte

7  Duas épocas de semeadura: 2ª quinzena de janeiro e 2ª quinzena de julho de 2000;  Preparo do solo : aração profunda seguida de duas gradagens;  Adubação manual: aplicando-se 400 kg.ha- da fórmula de NPK, e em cobertura 1100 kg.ha-1 de ureia, além de 12 kg.ha-’ de Bórax  Semeadura: duas sementes a cada 0,30 m de sulco

8  Duração do ciclo (CIC)  Altura das plantas (ALT)  Diâmetro da haste (DHAS)  Diâmetro do capítulo (DCAP)  Velocidade de emergência (VEMG)  Emergência (EMG)  Produtividade (PROD)

9  As sementes de todas as cultivares tinham poder germinativo superior a 86%;  A época de plantio (E) influenciou todas as variáveis, exceto a VEMG;  PROD = 882,8%  DHAS = 66,7%  CIC = 54,7%  EMG = 48,0%  O teor médio obtido de óleo: cerca de 37% (primeiro cultivo) 41% (segundo cultivo)

10  Todas as cultivares apresentaram ciclo mais curto no segundo cultivo  A cultivar Rumbosol 91 apresentou ciclo mais longo comparado às demais cultivares em ambas semeaduras;  Todas apresentaram redução de ciclo em relação ao centro-sul do país.

11  Maior na primeira época de semeadura, exceto para as cultivares Agrobel 920 e Morgan 742 que apresentaram respostas equivalentes em ambas as épocas.

12  Todos as cultivares apresentaram valores superiores na primeira época, sendo que Rumbosol 91 foi superior em ambas as semeaduras.

13  Todas as cultivares foram equivalentes em ambas semeaduras a exceção de Cargill 11 e Morgan 742, que apresentaram na primeira época de semeadura valores superiores.

14  Foram equivalentes em ambas as épocas, sendo que Agrobel 920 foi superior.

15  O valores obtidos foram maiores no primeiro cultivo para todas as cultivares, exceto Agrobel 910,Cargill 11 e Morgan742, em que as épocas foram equivalentes.

16  As produtividades de todas as cultivares foram superiores à média nacional (1500 kg/ha), principalmente as da primeira época de semeadura;  Na segunda época de semeadura as cultivares Agrobel 910, Rumbosol 91 foram superiores.

17  Valores médios das variáveis agronômicas em função das cultivares e época de cultivo, ordenados segundo o teste de Tukey (a=0,05).

18  Levando em consideração a relação entre a duração do ciclo, a taxa de emergência e a produtividade das cultivares conclui-se:  As cultivares Cargill 11, Rumbosol 91 e Agrobel 910 foram as mais produtivas;  A semeadura em janeiro é a mais indicada, comparada a de julho.

19


Carregar ppt "Técnicas Agrícolas para a produção de biodiesel.  Uma das culturas com maiores índices de crescimento no mundo;  Grande variedade de usos de seus produtos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google