A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLONIZAÇÃO ESPANHOLA DA AMÉRICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLONIZAÇÃO ESPANHOLA DA AMÉRICA"— Transcrição da apresentação:

1 COLONIZAÇÃO ESPANHOLA DA AMÉRICA

2 A Conquista da terras astecas
O oficial Hernán Cortez com o apoio da indígena Malinche ficou sabendo das inimizades entre os diversos povos que viviam nas terras povoadas pelos astecas. Cortez foi confundido com um deus asteca, aproveitando para saquear grande quantidade de ouro.

3 A Conquista das Terras Incas
Outro aventureiro espanhol, foi o Francisco Pizarro. Que também utilizou de esperteza para atrair o índio Atahulpa. Também utilizou os inimigos do povo inca para facilitar a tomada de suas cidades.

4 A Resistência Inca Os incas não se deram por vencidos e, liderados pelo imperador Manco Inca, abriram luta de vida ou morte contra os espanhóis, no sul do Peru.

5 Como tão poucos derrotaram tantos?
Existem várias razões para isso: A superioridade bélica Doenças A insatisfação dos povos dominados Os espanhóis sabiam muito mais sobre os astecas e incas.

6 COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA ESPANHOLA
Administração espanhola A Casa de Contratação: tinha o objetivo de controlar o comércio e a navegação entre a Espanha e suas colônias americanas. Sistema de Porto Único: foi a forma de garantir o controle sobre o comércio e a navegação.

7 O Conselho das Índias: órgão do governo espanhol criado em 1524, fazia as leis, cuidava da justiça e nomeava funcionários para as colônias. Divisão do território em quatro vice-reinos e as capitanias gerais.

8 Sociedade e poder na América espanhola
As sociedades hispano-americanas eram formadas basicamente por cinco grupos: Chapetones, criollos, mestiços, indígenas e negros escravizados.

9 Economia Colonial Nos primeiros 250 anos da colonização, a principal atividade econômica na América espanhola foi a mineração. A MINERAÇÃO: Potosi e Zacatecas

10 O Trabalho Forçado dos Indígenas
As duas principais formas de trabalho forçado na América espanhola foram a MITA e a ENCOMIENDA.

11 MITA Era o trabalho obrigatório que os membros das aldeias tinham de prestar para os espanhóis quatro meses por ano. Esses trabalhadores (os mitayos) recebiam em troca cerca de um terço do salário de um trabalhador livre.

12 ENCOMIENDA Era o direito concedido ao colono espanhol explorar o trabalho indígena nas minas, plantações e fazendas. Em troca, o colono devia dar aos indígenas assistência material e religiosa, ou seja, alimentá-los e ensinar-lhes a religião católica. Os índios cumpriram sua parte. Já os colonos quase sempre não cumpriram a sua: milhares de índios morriam por maus-tratos e sem ter aprendido uma única oração.

13 AGROPECUÁRIA Na América espanhola praticavam também a agricultura, a pecuária e a fabricação de panos grosseiros. Entre as plantas mais cultivadas estavam cacau, batata, milho e tabaco e cana-de-açúcar. Com o declínio da mineração, a pecuária e agricultura se desenvolveram ainda mais.

14 PLANTATION Sistema econômico caracterizado pela grande fazenda escravista produtora de um gênero tropical destinado ao mercado externo.

15 PACTO COLONIAL A colônia deve vender os seus produtos para a metrópole e comprar tudo que necessita da metrópole.


Carregar ppt "COLONIZAÇÃO ESPANHOLA DA AMÉRICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google