A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Entenda as Funções de cada Profissional da área de Enfermagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Entenda as Funções de cada Profissional da área de Enfermagem"— Transcrição da apresentação:

1 Entenda as Funções de cada Profissional da área de Enfermagem
MS:Reginalda Maciel

2 Enfermagem e suas Funções
     Em qualquer instituição de saúde, pode-se observar que a maioria dos funcionários são da área de enfermagem, sejam eles auxiliares, técnicos ou de nível superior; cabendo a esse último, o profissional enfermeiro, liderar esse grande “exército branco”.      A função básica da enfermagem pode resumir- se em prevenção, reabilitação e o cuidado.

3 Profissionais de Enfermagem
A enfermagem é exercida privativamente pelo enfermeiro, pelo técnico de enfermagem, pelo auxiliar de enfermagem e pela parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação, segundo a legislação.

4 Formação de Enfermeiro / Para exercer a profissão: Tem que ter feito curso superior por pelo menos 5 anos ou horas.Ter diploma de instituição brasileira ou estrangeira, expedido de acordo com a legislação e registrado pelo órgão competente.

5 Funções do Enfermeiro Ele tem poder para dirigir e chefiar o órgão de enfermagem de uma instituição de saúde, pública ou privada. Deve organizar e dirigir os serviços de enfermagem e supervisionar as atividades de técnicos e auxiliares. É capaz de planejar, organizar, coordenar, executar e avaliar os serviços de enfermagem prestados. É responsável pelos cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves, com risco de vida, e em Unidade de Terapia Intensiva

6 É capaz de dar cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica, que exijam conhecimentos de base científica e demandem decisões imediatas É capaz de prescrever medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde. Deve atuar na prevenção e no controle de infecção hospitalar e de doenças transmissíveis em geral. Deve atuar na prevenção e no controle de danos que possam ser causados durante o atendimento. É capaz de prestar assistência de enfermagem à gestante, durante e depois do parto.

7 Formação de técnico de Enfermagem  Tem que ter feito curso técnico de pelo menos dois anos. Ter diploma ou certificado de técnico de enfermagem, expedido de acordo com a legislação e registrado pelo órgão competente.  Funções do Técnico de Enfermagem É capaz de dar cuidados de nível médio, ou seja, em pacientes semicríticos, que podem estar em estágio quase grave. Pode dar remédios de via oral ou não oral, fazer cateterismo por via gastroesofágica ou nasal, mas sempre com supervisão de um enfermeiro.

8 Formação de Auxiliar de Enfermagem 
Para exercer a profissão: Tem que ter certificado de auxiliar de enfermagem conferido por instituição de ensino nos termos da lei e registrado no órgão competente. Ter feito curso fundamental de pelo menos um ano ou 900 horas. Não Existe formação atual de auxiliar de enfermagem.

9 Funções do auxiliar de Enfermagem  É capaz de dar cuidados básicos, sem presença de risco e complexidade, sempre com a supervisão de um enfermeiro. Pode fazer curativos simples, administrar remédios simples e dar injeções na veia e no músculo em pacientes sem gravidade.  É capaz de observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas e prestar cuidados de higiene e conforto ao paciente.

10 Resolução COFEN - 311/2007 CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM A Enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos, construído e reproduzido por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistência. Realiza-se na prestação de serviços à pessoa, família e coletividade, no seu contexto e circunstâncias de vida. O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem está organizado por assunto e inclui princípios, direitos, responsabilidades, deveres e proibições pertinentes à conduta ética dos profissionais de Enfermagem.

11 Resolução COFEN - 272/ Dispõe sobre a SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM CONSIDERANDO que a Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE, sendo atividade privativa do enfermeiro, utiliza método e estratégia de trabalho científico para a identificação das situações de saúde/doença, subsidiando ações de assistência de Enfermagem que possam contribuir para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo, família e comunidade. CONSIDERANDO a institucionalização da SAE como prática de um processo de trabalho adequado às necessidades da comunidade e como modelo assistencial a ser aplicado em todas as áreas de assistência à saúde pelo enfermeiro (instituição Publica ou privada – Art. 2º) CONSIDERANDO que a implementação da SAE constitui, efetivamente, melhora na qualidade da Assistência de Enfermagem.

12 A Organização da Assistência de Enfermagem
O Cuidado Funcional O cuidado Integral O cuidado em equipe

13 A Regulamentação da atividade de Enfermagem
Brasil lei aprovada em 25 de junho de ( Lei 7.498) tendo sido regulamentada através do Decreto nº94.406, de 08 junho de 1987.

14 Órgãos que Regulamenta Enfermagem
ABENs COFENs CORENs

15 Fontes: 01. http://www. pucrs. br/provas/red031b7. htm 02
Fontes:         buicoes-da-enfermagem.html    a-as-funcoes-de-cadaprofissional-da-area-de- enfermagem html


Carregar ppt "Entenda as Funções de cada Profissional da área de Enfermagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google