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Cultura(s) Entre os espaços humanos e os tempos, nascem e transformam-se sínteses originais em cada pessoa e em cada grupo.

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Apresentação em tema: "Cultura(s) Entre os espaços humanos e os tempos, nascem e transformam-se sínteses originais em cada pessoa e em cada grupo."— Transcrição da apresentação:

1 Cultura(s) Entre os espaços humanos e os tempos, nascem e transformam-se sínteses originais em cada pessoa e em cada grupo

2 Homem – ser social e animal cultural  Animal gregário que depende da convivência com os da sua espécie  Interage com os outros para completar a sua experiência – está em formação, é um sendo e não um ser  A sua transmutação depende duma maturação temporal e do input de novos dados

3 Comunidades, Sociedades

4 Estado, nação e pátria  O Estado é um conjunto de leis próprias que o distingue dos outros Estados  A Nação é o conjunto dos que nascem no mesmo grupo  Pátria é o solo dos nossos antepassados, das suas sepulturas, que absorveu o seu suor e sangue  País é um território geográfico, os seus acidentes e o seu clima

5 Permanência e mudança  Mitos desenvolvimentistas: mais mudança, mais “avanço”  Propagação hierárquica dos trends por fontes de autoridade  Resistência e/ou adopção da inovação

6 Mudanças “irreversíveis” (?)  Da recolha à produção, (caça para agricultura – horda para o clã/tribo), nasce a propriedade privada  Da oralidade à escrita (leis escritas, religiões escritas) – nascem o Estado e a propriedade pública  Desagregação da comunidade, isolamento do indivíduo (modernização e “ocidentalização”) – fim das pertenças, o indivíduo vagueia por territórios virtuais em ligações imaginárias; a economia vive da especulação, a riqueza é fiduciária e improdutiva, a classe dos produtores sustenta sem recompensa a imensa massa dos consumidores

7 Operatividade  A identidade deriva do conceito de realidade (o sujeito projecta-se no “mundo” que é uma sua projecção).  As realidades só o são enquanto convêm.  Quando não servirem, as realidades/identidades são mudadas.

8 Projecção do “Eu” no tempo  É relacional, interactivo, dinâmico  Vive da crença na auto-existência mas sofre de dependência e transmutação constante  É um conjunto de solidariedades transtemporais


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