A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alelos múltiplos ou polialelia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alelos múltiplos ou polialelia"— Transcrição da apresentação:

1 Alelos múltiplos ou polialelia

2

3 TODOS OS COELHOS SÃO DA MESMA ESPÉCIE
TODOS OS COELHOS SÃO DA MESMA ESPÉCIE! O QUE REGULA A COR DE SUA PELAGEM?

4 Alelos múltiplos Alelos múltiplos são formas alternativas de um mesmo gene que trazem combinações e variáveis mais diversificadas.

5

6 Alelos múltiplos Dominância em cascata Quatro variantes de uma mesmo gene C > Cch > Ch > Ca Genótipo Fenótipo CC, C Cch, C Che C Ca Selvagem ou aguti CchCch, CchChe CchCa Chinchila ChCh e Ch Ca Himalaia CaCa Albino

7 Qual o motivo dessas variantes terem aparecido? EVOLUÇÃO!
Alelos múltiplos Qual o motivo dessas variantes terem aparecido? EVOLUÇÃO!

8

9

10

11 Alguns exercícios Qual é a prole de um coelho selvagem heterozigoto para himalaia com uma fêmea chinchila heterozigota para albina? Selvagem 50% - chinchila 25% - albino 25% Selvagem, chinchila, himalaia e albino - 25% cada Selvagem 50% - chinchila 25% - himalaia 25% Selvagem 25% - chinchila 50% - himalaia 25% Nenhum dos itens é correto.

12 Alguns exercícios O cruzamento de um coelho chinchila com um outro himalaiaproduziu descendentes da seguinte proporção: ¼ chinchila, ½himalaia e ¼ albino. Quais são os genótipos parentais? Cch Ca e Ch Ch Ch Ch e Ch Ca Cch Ca e Ch Ca Ca Cch e Ca Ch

13 Alguns exercícios Se um macho aguti, filho de um aguti com um himalaio(ambos homozigotos), cruzar com uma fêmea chinchila (cchca),produzirá coelhos com todos os fenótipos a seguir, exceto: Aguti. Himalaio. Chinchila. Albino. Himalaio e albino.

14 Sistema ABO de grupos sanguíneos

15 Sistema ABO de grupos sanguíneos
Landsteiner (1902) A coagulação é uma reação imunológica entre substâncias dissolvidas no plasma sanguíneo e substâncias presentes na membrana das hemácias.

16

17

18 Aglutininas (presentes no plasma sanguíneo)
Anti – A e Anti – B Aglutinogênios (presentes na membrana das hemácias) A e B

19

20

21 Mas... Como analisamos isso geneticamente?
O nosso tipo sanguíneo é definido por três alelos! Ia; Ib; i Ia e Ib são codominantes e i é recessivo em relação aos outros dois alelos

22 Tipo sanguíneo TIPO SANGUÍNEO (FENÓTIPO) GENÓTIPO A IaIa ou Iai B
IbIb ou Ibi AB IaIb O ii

23 Qual o motivo de existirem diferentes tipos sanguíneos
Qual o motivo de existirem diferentes tipos sanguíneos? Como ocorrem as doações de sangue? Todo o sangue é doado?

24

25 Alguns exercícios Qual é o grupo sanguíneo cujas hemácias não se aglutinam com nenhum dos dois tipos de soro, anti – A e anti – B? Duas pessoas, uma do grupo sanguíneo AB e outra do grupo O, podem ter apenas filhos de que tipo sanguíneo? Duas pessoas do grupo sanguíneo AB podem ter apenas filho de que tipo sanguíneo? Duas pessoas, uma do grupo A e outra do grupo B, ambas com pais do grupo O, podem ter filhos de que tipo sanguíneo?

26 O fator Rh Landsteiner (1940) percebeu que outro fator além do Sistema ABO influenciava na aglutinação do sangue ao estudar Macaca rhesus. Esse fator obedecia a 1ª lei de Mendel e apresentava dominância completa (RR e Rr = + e rr = - )

27 O fator Rh Atua independente do sistema ABO, ou seja, um não sofre influencia do outro!

28 Uma mulher com sangue O- tem filhos com um homem AB+ homozigoto para o fator Rh. Quais os possíveis genótipos de seus filhos?

29 A árvore genealógica a seguir representa uma família estudada quanto aos grupos sanguíneos do sistema ABO e do sistema Rh. Na árvore, o símbolo que representa as pessoas é dividido por um traço vertical, com o lado esquerdo representando o fenótipo para o sistema ABO e o direito para o fenótipo do sistema RH. Qual a probabilidade de um filho do casal 5x6 ter sangue sangue O+ ou A-? Quando o homem 6 ainda era noivo da mulher 5, uma antiga namorada (O+) o acusou de ser pai de seu filho, uma criança A-. Essa acusação tem procedência?

30 A eritroblastose fetal ou doença hemolítica do recém nascido
Anticorpos Anti-Rh não existem naturalmente no sangue das pessoas. Uma pessoa Rh- só produzirá Anti-Rh caso ela seja sensibilizada por sangue Rh+. Por exemplo: 1ª doação: Pessoa Rh- recebe sangue Rh +. Nada acontece 2ª doação: A mesma pessoa Rh- recebe novamente sangue Rh+. Sangue aglutina.

31 Afeta o recém nascido e pode causar: forte anemia, icterícia e destruição das hemácias. Em casos extremos pode levar à morte e/ou doenças que se seguem até a fase adulta.

32 Tratamento Intravenosa de anti-Rh na hora do parto evita que o sangue do bebê se misture com o da mãe, impedindo a sensibilização. Ou Substituir o sangue da criança por sangue Rh- (?!)


Carregar ppt "Alelos múltiplos ou polialelia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google