A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Maria Imaculada

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Maria Imaculada"— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Maria Imaculada
SISTEMA HORMONAL OU ENDÓCRINO Formação: Glândulas espalhadas em vários pontos do corpo. Função: Controlar o funcionamento de diversos órgãos por meio de substâncias químicas, lançadas no sangue hormônios Tipos de Glândulas: Exócrinas, Endócrinas e Mistas. 1ª) Exócrinas ou de Secreção Externa. São glândulas que possuem um canal por onde liberam diretamente seus produtos. Tipos: Salivares, Lacrimais, Sebáceas, Sudoríferas, Fígado, etc. 2ª)Endócrinas ou de Secreção Interna. Fabricam hormônios que são lançados na circulação sanguínea, não havendo canais para eliminar seus produtos. Cada hormônio possui uma ação específica. Os hormônios controlam o metabolismo, crescimento, reprodução entre outros exemplos.

2 Colégio Maria Imaculada
SISTEMA HORMONAL OU ENDÓCRINO

3 Colégio Maria Imaculada
SISTEMA HORMONAL OU ENDÓCRINO Tipos: HIPÓFISE: tamanho: 1 cm de diâmetro. localização: cavidade de um osso na base do encéfalo.

4 Colégio Maria Imaculada
SISTEMA HORMONAL OU ENDÓCRINO glândula mestra, pois controla o funcionamento de várias outras glândulas. produz diversos tipos de hormônios que são liberados no sangue. São eles: a) HEC (hormônio estimulante do crescimento): sua insuficiência leva ao NANISMO e seu excesso ao GIGANTISMO. b) Prolactina: estimula a produção de leite nas glândulas mamárias. c) Ocitocina: é produzida no hipotálamo, mas é a hipófise que a armazena e a libera no sangue. É o hormônio do parto(estimula a contração do útero) e da amamentação(estimula a contração dos ductos que transportam o leite).

5 Colégio Maria Imaculada
SISTEMA HORMONAL OU ENDÓCRINO d) ADH (hormônio antidiurético): é produzido no hipotálamo, mas a hipófise armazena e libera tal hormônio no sangue. Atua no rim e reduz a perda de água pela urina, mantendo o equilíbrio hídrico do corpo. GLÂNDULA TIREÓIDEA: Situa-se no pescoço junto aos primeiros arcos da traqueia. Produz dois hormônios: tiroxina e a tri-iodotironina, que estimulam o metabolismo geral do organismo. Esses dois hormônios contém IODO em sua constituição; Quando a alimentação é deficiente em sais de iodo ocorre o bócio ou papo; Na criança, a produção escassa desses hormônios retarda o crescimento e pode levar a deficiência mental (cretinismo). No adulto pode ocorrer engrossamento da pele, intolerância ao frio e apatia.

6 Colégio Maria Imaculada
SISTEMA HORMONAL OU ENDÓCRINO Excesso de tiroxina e tri-iodotironina leva a olhos salientes, perda de peso e intolerância ao calor. GLÂNDULAS PARATIREÓIDEAS: São 4 pequenas glândulas localizadas na parte posterior da glândula tireóidea.

7 Colégio Maria Imaculada
SISTEMA HORMONAL OU ENDÓCRINO Hormônio produzido: paratormônio que regula a assimilação de sais de cálcio no sangue. Insuficiência desse hormônio: causa contrações musculares (tetania). Excesso desse hormônio: causa descalcificação acentuada nos dentes e ossos.

8 Colégio Maria Imaculada
SISTEMA HORMONAL OU ENDÓCRINO SUPRARRENAIS OU ADRENAIS: Estão localizadas acima dos rins.

9 Colégio Maria Imaculada
SISTEMA HORMONAL OU ENDÓCRINO Fabricam adrenalina, conhecido como hormônio do medo, susto, raiva, tensão, luta e fuga. Efeitos da adrenalina no nosso sangue: aumento do ritmo cardíaco e respiratório; aumento da taxa de glicose no sangue; aumento da pressão sanguínea; dilatação das pupilas; retardamento da fadiga muscular.

10 Colégio Maria Imaculada
SISTEMA HORMONAL OU ENDÓCRINO TESTÍCULOS E OVÁRIOS: Testículos: produzem o hormônio testosterona que promove o desenvolvimento das características sexuais secundárias masculinas. Ovários: produzem os hormônios progesterona (prepara o útero para receber o zigoto) e estrógeno (promove o desenvolvimento das características sexuais secundárias femininas.

11 Colégio Maria Imaculada
SISTEMA HORMONAL OU ENDÓCRINO 3ª) Mistas. São glândulas que exercem funções exócrinas e endócrinas ao mesmo tempo. Ex.: Pâncreas. Função exócrina (produção do suco pancreático) Função endócrina (produção do hormônio insulina, que regula o nível de glicose no sangue). Obs.: Diabetes Melito pâncreas produz uma quantidade insuficiente de insulina. O excedente de glicose permanece no sangue (hiperglicemia) constatada pela presença desta substância na urina.

12 Colégio Maria Imaculada
SISTEMA HORMONAL OU ENDÓCRINO


Carregar ppt "Colégio Maria Imaculada"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google