A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E.S.H.D.H. Ano Lectivo 2006/2007Área de Projecto A Eutanásia Trabalho realizado por: Sandra Oliveira nº 23 Bruno Miguel nº 10 9º A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E.S.H.D.H. Ano Lectivo 2006/2007Área de Projecto A Eutanásia Trabalho realizado por: Sandra Oliveira nº 23 Bruno Miguel nº 10 9º A."— Transcrição da apresentação:

1 E.S.H.D.H. Ano Lectivo 2006/2007Área de Projecto A Eutanásia Trabalho realizado por: Sandra Oliveira nº 23 Bruno Miguel nº 10 9º A

2 Área de Projecto E.S.H.D.H. Ano Lectivo 2006/2007 Índice  Introdução  O que é?  Porque se faz?  Os diferentes tipos  Ortotanásia / Distanásia  O que eles têm a dizer: a medicina, o doente, a família  Os aspectos positivos e negativos  Curiosidades  Casos reais  A nossa opinião  Conclusão  Bibliografia / Netgrafia

3 Área de Projecto E.S.H.D.H. Ano Lectivo 2006/2007 Introdução Fizemos este trabalho pois achamos que este tema é muito actual e interessante, pois todos deviam ter uma opinião sobre a eutanásia tanto humana como animal. Aqui apenas explicamos a eutanásia Humana. O trabalho transmite, resumidamente, as respostas para as perguntas mais frequentes: o que é, porque e como? Fala também, do que o doente, a família e os médicos têm a dizer, transmite a nossa opinião, apresenta os aspectos da sociedade a este tema tão controverso, como também os primeiros países a aderir e casos reais de pessoas que pediram a eutanásia.

4 Área de Projecto E.S.H.D.H. Ano Lectivo 2006/2007 Eutanásia Provém do grego e significa “morte doce” ou “morte tranquila” É uma morte sem dor física ou psicológica que acaba com o sofrimento do doente que sofre :  de doenças terminais;  doenças que põem o doente em morte cerebral;  imobilidade total;  dependência de terceiros.

5 Área de Projecto E.S.H.D.H. Ano Lectivo 2006/2007 Porque se faz? Utiliza-se esta técnica para acabar com o sofrimento do doente (terminal) que vive os dias achando que o fardo de viver é muito pesado para continuar. Para a família ou para o seu responsável poderem ter uma vida normal, visto que não têm possibilidade de ficar com o doente.

6 Área de Projecto E.S.H.D.H. Ano Lectivo 2006/2007 Os diferentes tipos  A activa, é feita através de uma substância que provoca directamente a morte do paciente. É como um acto misericordioso;  A passiva, é efectuada através da omissão, ou seja, um médico deixa de prescrever os medicamentos ao doente. Sabendo assim que lhe causará a morte. A eutanásia pode ser diferenciada através das seguintes características:

7 Área de Projecto E.S.H.D.H. Ano Lectivo 2006/2007 Os diferentes tipos Mas também pode depender do paciente:  Voluntária: quando a morte é uma vontade do paciente.  Involuntária: quando o paciente é contra a morte  Não voluntária: quando o paciente não manifesta a sua posição em relação à morte

8 Área de Projecto E.S.H.D.H. Ano Lectivo 2006/2007 Ortotanásia / Distanásia Distanásia: é o oposto da eutanásia, que defende que devem de ser utilizadas todas as possibilidades para prolongar a vida de um ser humano Ortotanásia: é o oposto da distanásia, que defende que não se deve promover ou acelerar o processo da morte

9 Área de Projecto E.S.H.D.H. Ano Lectivo 2006/2007 O que eles têm a dizer  A medicina  O doente  A família

10 Área de Projecto E.S.H.D.H. Ano Lectivo 2006/2007 A Medicina Profissionalmente os médicos defendem o respeito á dignidade humana desde o nascimento até à morte. Segundo o juramento a Hipócrates a eutanásia é considerado homicídio. Apesar do juramento os médicos têm senso o que os obriga a reflectir sobre o assunto de outra perspectiva, nomeadamente a do doente.

11 Área de Projecto E.S.H.D.H. Ano Lectivo 2006/2007 O doente Quando um doente tem uma doença, é quase obrigatório, que tenha momentos de desespero e de muito sofrimento. Por isso o doente deve de ser informado de tudo o que implica a eutanásia e depois, reflectir mais racionalmente sobre o assunto.

12 Área de Projecto E.S.H.D.H. Ano Lectivo 2006/2007 A família Hoje em dia a família defende tanto a eutanásia como a distanásia. Pois não se querem separar daqueles de que são responsáveis mas a compaixão também fala alto, pois amam aqueles que vêem sofrer.

13 Área de Projecto E.S.H.D.H. Ano Lectivo 2006/2007 Aspectos positivos  Acaba com o sofrimento dos doentes e dos seus responsáveis. Doentes que devido a sua doença não têm qualidade de vida, o que faz com que os seus familiares ou responsáveis também não o tenham.

14 Área de Projecto E.S.H.D.H. Ano Lectivo 2006/2007 Os aspectos negativos Os argumentos contra são religiosos, éticos, políticos e sociais:  A Igreja considera uma usurpação do direito da vida  A medicina eticamente considera a eutanásia homicídio, segundo o juramento de Hipócrates  A sociedade a nível mundial está dividida. Legalmente existem alguns países que já legalizaram, apesar da população desses países estar contra ou a favor.

15 Área de Projecto E.S.H.D.H. Ano Lectivo 2006/2007 Curiosidades  O primeiro país a legalizar a eutanásia foi a Holanda  O segundo país foi a Bélgica  Pensa-se que os britânicos serão a seguir

16 Área de Projecto E.S.H.D.H. Ano Lectivo 2006/2007 Casos reais A imprensa tem discutido bastante este assunto com diversos artigos e até com longas metragens. Artigos retirados do jornal “Público” e “Jornal de Notícias” do mês de Março de 2007

17 Área de Projecto E.S.H.D.H. Ano Lectivo 2006/2007 A nossa opinião A nossa opinião sobre a eutanásia é que cada pessoa (doente) tem o direito, ou deveria ter, de escolher se quer continuar a viver, visto que não tem qualidade de vida. Apenas eles sabem o sofrimento que passam todos os dias

18 Área de Projecto E.S.H.D.H. Ano Lectivo 2006/2007 Conclusão O trabalho teve um efeito positivo porque aprendemos muito mais sobre a eutanásia, o que gostamos bastante. Apesar de ter sido feito num curto espaço de tempo achamos que teve sucesso. Devido ao trabalho em si e à pesquisa temos agora uma opinião formada, espero que todos o que o leiam observem atentamente o que a eutanásia significa e formem a sua opinião também.

19 Área de Projecto E.S.H.D.H. Ano Lectivo 2006/2007 Bibliografia/Netgrafia Retiramos a pesquisa dos seguintes sites:       E retiramos informação das seguintes edições jornalísticas:  Público, Sexta-feira 9 de Março de 2007, pág. 22  Jornal de Notícias, Sexta-feira 2 de Março de 2007, contracapa


Carregar ppt "E.S.H.D.H. Ano Lectivo 2006/2007Área de Projecto A Eutanásia Trabalho realizado por: Sandra Oliveira nº 23 Bruno Miguel nº 10 9º A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google