Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Escola Secundária de Cantanhede
Encontro Práticas Partilhadas Organização: Direcção Regional de Educação do Centro – Carla Fernandes Coordenadora Interconcelhia - Isabel Nina Escola Secundária de Cantanhede - Clara Póvoa Palestrantes: Adelina Freire, Amparo Morais, Clara Póvoa, Graça Silva, Lucinda Bento, Susana Branco
2
Encontro Práticas Partilhadas 15 de Junho 2010
BIBLIOTECA ESCOLAR Literacia da Informação: construir a casa a partir dos alicerces Clara Póvoa Encontro Práticas Partilhadas 15 de Junho 2010
3
Objectivos 1. Apresentar a nossa experiência de formação de utilizadores em literacia da informação. 2. Mostrar a concepção, nascimento e desenvolvimento do Projecto e-TIC da Informação. 3. Partilhar práticas.
4
Sumário 1. Antecedentes do Projecto 2. Porquê um projecto neste âmbito
3. Projecto e-TIC 4. Condições necessárias à implementação deste Projecto 5. Balanço intermédio
5
1. Antecedentes do Projecto A escola que somos
Científico-Tecnológicos Artes Visuais al. Ciências Económicas Línguas e Humanidades Cursos Científico- Humanísticos Cursos Tecnológicos: Acção Social, Desporto… al. Cursos Profissionais: Acção Social, TIE, TER, TR al. Educação e Formação: Prát. Admin.,Electric. de Instal al. Educação e Formação de Adultos: Téc. Análises Lab form. Centro de Novas Oportunidades: RVCC Bás. e Sec ad. Totais: 835 alunos, formandos, prof., func. – utilizadores habituais 900 adultos – utilizadores temporários/ eventuais
6
1. Antecedentes do Projecto
O que já fazíamos 1. Formação de utilizadores Visita guiada em Setembro para o 10.º ano Sessões sobre Organização da BE e pesquisa de informação 2. Difusão da informação Boletim da Biblioteca, Boletins Bibliográficos, Lista de Difusão Placard e vitrine, sonorização do polivalente 3. Dinamização da Biblioteca Palestras com escritores Espectáculos, Cafés-Concerto Concursos
7
1. Antecedentes do Projecto
O que já fazíamos 4. Marketing Cartazes Exposições 5. Promoção Cartões Marcadores de página 6. Articulação com diferentes estruturas da comunidade escolar e educativa Palestras com escritores Espectáculos, Cafés-Concerto Concursos
8
2. Porquê um Projecto no âmbito da Literacia da Informação?
Literacia da Informação – vertente cada vez mais central no domínio da informação – necessidade de desenvolver competências Projecto Educativo passou a contemplar explicitamente a área da Literacia da Informação e da Leitura nas suas metas Necessidade sentida de sermos mais eficazes, partindo de um ensino mais estruturado nessa área, mais sistemático, programado e articulado com o contexto lectivo Necessidade de uniformizar procedimentos, a nível de Escola, no que respeita ao uso das Normas para apresentação de trabalhos, à elaboração de Listas de Referências Bibliográficas…
9
3. Projecto e-TIC da Informação
10
3. Projecto e-TIC da Informação
Três grandes Vertentes: de e-learning TIC exploração/ formação nas novas Tecnologias da Informação e Comunicação -TIC com vista ao uso ético da informação
11
3. Projecto e-TIC da Informação
Contactos – criação da equipa multidisciplinar, envolvimento das estruturas da Escola e do meio, através de parcerias Elaboração do Projecto e aprovação pela RBE Apresentação do Projecto no Conselho Pedagógico Planificação da formação com base nas respostas aos questionários aplicados aos professores e alunos
12
3. Projecto e-TIC da Informação
Articulação com as diferentes estruturas da Escola e parceiros: Direcção Coordenadores dos Departamentos Curriculares Coordenadores de DT Coordenadores de Área de Projecto/ Projecto Tecnológico/ (EFA) Equipas do PTE (e do CNO) Associação de Pais e Encarregados de Educação
13
3. Projecto e-TIC da Informação
Articulação com instituições externas/ colaboradores: Unicenter SPA PJ/DREC Câmara Municipal/ Biblioteca M./ Museu da Pedra Grupo concelhio de bibliotecas Bibliosoft
14
3. Projecto e-TIC da Informação
Institucionalização do projecto Projecto Educativo da Escola Conselho Pedagógico Plano Anual de Actividades Projecto Curricular de Turma
15
3. Projecto e-TIC da Informação
Vertente do e-learning Moodle - PPT e Testes Auto-correctivos Criação de Tutoriais Tutorial 1 – Criação de Listas de Referências com a APA Tutorial 2 – Citações com a APA Acesso a tutoriais sobre ferramentas web 2.0 Página web
16
3. Projecto e-TIC da Informação
Vertente das TIC Formação de alunos Sessões livres sobre ferramentas como o Publisher Formação de professores (inter-pares) Quadros interactivos E-portefólios Edição de conteúdos no Moodle Sessões livres sobre Construção de testes com Hotpotatoes Publisher na construção de folhetos e cartazes Avaliação de páginas web
17
3. Projecto e-TIC da Informação
Vertente das TIC Utilização de ferramentas da web 2.0 Página web Blogue Lista de Difusão
18
3. Projecto e-TIC da Informação
Vertente da Ética da Informação Formação de alunos Palestras: Direitos de Autor em contexto escolar (SPA) Segurança na Internet (PJ) Sessões de formação: Norma APA - Listas de Referências Bibliográficas Organização da informação na BE e pesquisa no catálogo Modelo de pesquisa PLUS Publicação de documentos-base discutidos nos Departamentos e Associação de Pais e aprovados em Conselho Pedagógico Guia de apresentação de trabalhos escolares Resumo da Norma APA
19
3. Projecto e-TIC da Informação
Vertente da Ética da Informação Formação de professores Sessões de formação: Norma APA - Listas de Referências Bibliográficas Organização da informação na BE e pesquisa no catálogo Palestras: Direitos de Autor em contexto escolar (SPA) Segurança na Internet (PJ)
20
3. Projecto e-TIC da Informação
Vertente da Ética da Informação Formação de funcionários e pais/ encarregados de educação Palestras: Direitos de Autor em contexto escolar (SPA) Segurança na Internet (PJ)
21
3. Projecto e-TIC da Informação
Calendário da formação em literacia da informação - alunos Mês Actividades Destinatários Responsáveis Set. Visita Guiada à BE Reunião dos E. Ed. com DT Sessão de formação 1 – Org. da informação e pesquisa no catálogo 10.º ano e E. Ed E. Ed. 10.º ano em EC Equipa BE Clara Póvoa Out. Sessão de formação 1 – Modelo de pesquisa PLUS Palestra sobre os perigos da Internet 12.º ano – AP/ PT Alunos, Prof., Func., E. Ed. PJ Coimbra Nov. Sessão de formação 2 – Listas de Referências com a APA 12.º ano - AP/ PT Jan. Sessão de formação 1 – Modelo de pesquisa PLUS e pesquisa na Internet 10.º ano – Filosofia Curso EFA - TAL
22
3. Projecto e-TIC da Informação
Calendário da formação em literacia da informação - alunos Mês Actividades Destinatários Responsáveis Fev. Sessão de formação 2 –Listas de Referências com a APA Sessão de formação 1 – Avaliação de páginas web 10.º ano – Filosofia 11.º ano Clara Póvoa Mar. Sessão de formação 3 – Citações com a APA 12.º ano - AP/ PT Abr. Palestra sobre Direitos de autor em contexto escolar Alunos SPA Mai. Sessão de formação 1 – Organização da informação na BE e tipos de arquivo Sessão de formação 1 – Publisher na construção de folhetos e cartazes Curso de EF PA3 Alunos (livre) José Paixão
23
3. Projecto e-TIC da Informação
Calendário da formação em literacia da informação - professores Mês Actividades Destinatários Responsáveis Set. Visita Guiada à BE Sessão de formação 1 – Organização da informação e pesquisa no catálogo Novos professores Equipa BE Clara Póvoa Out. Sessão de formação 2 – Listas de Referências com a APA Palestra sobre os perigos da Internet Novos prof. Prof., Func. EEd. PJ Coimbra Nov. Sessão de formação 2 – Moodle (2010) Professores Artur Freitas Jan. Sessão de formação 1 – Moodle (2008) Sessão 1 - Construção de portefólios digitais Sessão 1, 2 – Excel Nazaré Freitas Leonor Melo Unicenter
24
3. Projecto e-TIC da Informação
Calendário da formação em literacia da informação - professores Mês Actividades Destinatários Responsáveis Fev. Construção de testes com Hotpotatoes Sessão 3 - Excel Professores Artur Freitas Unicenter Abr. Palestra sobre Direitos de autor em contexto escolar Criação e actualização de páginas web Sessão 4 - Excel Equipa da BE SPA Rui Costa Mai. Sessão de formação 1 – Quadros Interactivos Construir cartazes e folhetos com o Publisher Aristides Rodrig. José Paixão Jun. Sessão de formação 2 – Quadros Interactivos Artur Freitas e Vítor Gomes
25
3. Projecto e-TIC da Informação
N.º de participantes nas sessões de formação: Alunos – 750 Professores - 155 N.º de participantes nas palestras Alunos – 424 Professores e funcionários - 52 E. Educação - 10
26
3. Projecto e-TIC da Informação Palestras
27
3. Projecto e-TIC da Informação Palestras
28
3. Projecto e-TIC da Informação Materiais produzidos
29
3. Projecto e-TIC da Informação Materiais produzidos
30
3. Projecto e-TIC da Informação Materiais produzidos
31
3. Projecto e-TIC da Informação Materiais produzidos
32
3. Projecto e-TIC da Informação Materiais produzidos
33
3. Projecto e-TIC da Informação Materiais produzidos
34
3. Projecto e-TIC da Informação Materiais produzidos
35
3. Projecto e-TIC da Informação Materiais produzidos
36
e b FORMAÇÃO DE UTILIZADORES 2009 - 2010 BIBLIOTECA ESCOLAR
ÁREA DE FORMAÇÃO: BIBLIOGRAFIA FORMADORA: CLARA PÓVOA DESTINATÁRIOS: Alunos do 12º ano de Área de Projecto/ Projecto Tecnológico FORMAÇÃO DE UTILIZADORES
37
3. Projecto e-TIC da Informação Materiais produzidos
Lista de difusão da BE – difusão selectiva da informação Alunos/ ano Departamentos DT Funcionários Encarregados de Educação Ex-professores CNO SPO Sonorização do Polivalente e espaços adjacentes
38
3. Projecto e-TIC da Informação Materiais produzidos
39
3. Projecto e-TIC da Informação Materiais produzidos
40
3. Projecto e-TIC da Informação Materiais produzidos
41
3. Projecto e-TIC da Informação Materiais produzidos
44
3. Projecto e-TIC da Informação Materiais produzidos
45
3. Projecto e-TIC da Informação Materiais produzidos
ÉS A MELHOR MÃE DO MUNDO! Biblioteca da Escola Secundária de Cantanhede  Maio de 2010 Imagem retirada de:
46
3. Projecto e-TIC da Informação Materiais produzidos
47
3. Projecto e-TIC da Informação Materiais produzidos
48
3. Projecto e-TIC da Informação
Avaliação do Projecto Palestras e Sessões de formação – questionários Sugestões/ críticas Grelhas de observação de trabalhos AP/PT – Coordenadores Relatórios intermédios de Dezembro e Maio Relatório final Reuniões com equipa, colaboradores e parceiros
49
4. Condições necessárias à implementação deste Projecto
Apoio da Direcção Horário flexível EC ou equivalente Coordenação e trabalho colaborativo com diferentes estruturas da escola Integrar a equipa PTE Ter uma equipa da BE com experiência e empenhada
50
5. Balanço intermédio Aspectos positivos
Formação dos alunos – mais estruturada Formação dos professores – mais estruturada, intensiva e diversificada (indirecta também quando vamos à sala de aula) Maior impacto na aplicação das Normas por toda a comunidade escolar Criação de tutoriais Renovação da colecção Visibilidade maior da BE interna e externamente à escola
51
5. Balanço intermédio Aspectos menos positivos
Alteração da equipa inicial do projecto – Concursos de professores Horários dos professores, funcionários e o calendário escolar dificultam a formação Alteração das prioridades de formação dos Centros de Formação Processo de aquisição muito burocrático e demorado Alicerces da literacia começam no 1.º ciclo e não podem começar no secundário Sessões ainda pouco sistemáticas Impactos reais ainda pouco visíveis, embora perceptíveis
52
5. Balanço intermédio Aspectos a melhorar
Manutenção da equipa do projecto Aumento da carga horária da equipa da BE e do n.º de elementos Que as prioridades de formação abranjam também as áreas da literacia e da ética da informação Agilizar o processo de aquisição Criar um programa faseado de desenvolvimento da literacia da informação do 1.º ciclo ao secundário, a nível concelhio Creditação da formação inter-pares a nível de escola
53
BIBLIOTECA ESCOLAR Obrigada pela visita!
PRODUÇÃO: CLARA PÓVOA DESIGN GRÁFICO: JOSÉ PAIXÃO Encontro Práticas Partilhadas 15 de Junho 2010
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.