A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologia e Educação Iolanda B. C. Cortelazzo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologia e Educação Iolanda B. C. Cortelazzo"— Transcrição da apresentação:

1

2 Tecnologia e Educação Iolanda B. C. Cortelazzo

3 Computadores e Educação CAI - Instrução Assistida pelo Computador CAP - Desempenho Assistido pelo Computador CAC - Comunicação Assistida pelo Computador

4 CAI O professor só supervisiona, os alunos são passivos e o computador dirige a instrução.

5 Os alunos começam a ter um certo nível de interatividade e participação, cada vez maior A construção conjunta é cada vez mais possível. Exige-se uma preparação do professor cada vez maior para se usar essa ferramenta cada vez mais presente no ambiente escolar CAP

6 aluno tão ativa quanto o professor, professor precisa estar muito bem preparado, como especialista de conteúdo, como conhecedor da pedagogia e da didática de sua área e em relação à proficiência no uso operacional do computador, que é, então, um meio de comunicação CAC

7 Programas que apenas transmitem informação sobre determinado tema.como as Enciclopedias Software de Informação (CAI)

8 Programas que "ensinam" procedimentos para se realizar alguma tarefa ou trabalhar com algum programa de computador. Exemplo: Introdução ao Micro (SENAC); Software Tutorial (CAI)

9 Programas que trabalham exercícios de instrução programada ou exercícios para o desenvolvimento de habilidades específicas, através de repetição, associação simples, múltipla escolha, etc... Exemplos: A maioria dos softwares educativos no mercado. Software de Exercícios e Prática (CAI)

10 Sãoprogramas de jogos que envolvem conteúdos pedagógicos. Exemplos: Carmen San Diego in the World; Jasão e o Velocínio de Ouro, etc... Jogos Educacionais (CAP)

11 Simulação (CAP) São programas que apresentam situações semelhantes à vida real e os alunos podem participar e decidir. Exemplos: A série SIM (Simcity, Simlife, SimAnt, SimSpace), Dig It, etc...

12 Solução de Problemas (CAP) São programas que propõem problemas para serem solucionados pelos alunos. Não há uma resposta correta. O aluno descobre um processo para encontrar a solução. Exemplos: Decisions, Decisions.

13 Utilitário Simples (CAP/CAC) São programas que executam tarefas simples e limitam-se a fazer o que foi destinado a fazer. Exemplo: Programa para Folha de Pagamento, Controle de Estoque, Grade de Notas, etc...

14 Software de Autoria I (CAP/CAC) São programas que codificam o que o usuário quer realizar. O usuário não precisa conhecer linguagem de programação, pode criar outros programas seguindo fórmulas e receitas. Exemplo Hyperstudio, Authorware, Everest, Superlink, etc...

15 Software de Autoria II (CAP/CAC) Programas como os anteriores. A diferença é que é preciso conhecer a linguagem de programação usada pelo programa de computador. Exemplo: Linkway, Toolbook, etc...

16 Linguagem de Computador (CAP/CAC) São programas cuja linguagem o usuário tem que conhecer o código e tem que saber programar. Exemplo: Clipper, C++, Visual Basic, Delphi.

17 Aplicativos (CAP/CAC) São programas que realizam uma tarefa determinada, mas que não são limitados a uma operação. Exemplos: processador de texto; planilha eletrônica, banco de dados.

18 Utilitário Complexo (CAP/CAC) São programas que executam tarefas complexas para o usuário. Exemplos: editoração eletrônica, CAD/CAM, MIDI, ACCESS, wtc...

19 São programas que permitem a um computador conversar com outros com outros computadores, através de protocolos próprios. Exemplo: Bitcom, Quicklink, etc. Software de Comunicação

20 Software de Correio Eletrônico - São programas que permitem a troca de mensagens eletrônicas entre usuários conectados a uma rede de computadores. Ex. MS Mail, Eudora, Pegasus. Mail do Netscape

21 Navegadores na WWW São programas que permitem a navegação hipertextual através dos sítios da WWW; apenas usando texto ( em ASCII), tem-se o Lynx. Agora, usando interfaces gráficas, como Netscape Navigator, Netscape Communicator e Microsoft Internet Explorer.

22 Conclusão Se essas ferramentas forem usadas para o professores e/ou alunos se comunicarem no seu próprio ambiente ou através da rede de computadores, local ou a distância, deixam de ser simples ferramentas para serem meios de comunicação.


Carregar ppt "Tecnologia e Educação Iolanda B. C. Cortelazzo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google