A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA. O QUE É ADJETIVO?. O QUE É LOCUÇÃO ADJETIVA?. EXEMPLOS.. PARA QUE SERVEM?.QUANDO SÃO USADOS?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA. O QUE É ADJETIVO?. O QUE É LOCUÇÃO ADJETIVA?. EXEMPLOS.. PARA QUE SERVEM?.QUANDO SÃO USADOS?"— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA. O QUE É ADJETIVO?. O QUE É LOCUÇÃO ADJETIVA?. EXEMPLOS.. PARA QUE SERVEM?.QUANDO SÃO USADOS?

2 ADJETIVO Adjetivo é a classe gramatical que modifica um substantivo, atribuindo-lhe qualidade, estado ou modo de ser. Aposto explicativo. Adjunto adnominal. Adjetivo restritivo TIPOS Adjetivo explicativo Ex: Izabelle é linda. Linda é um adjetivo explicativo. Adjetivo restritivo Ex: A Bruna não é alta como nós do grupo. Alta é o adjetivo restritivo. Adjetivo composto Ex: Paula e Isabella possuem estojos verde-claros.

3 O QUE É ADJETIVO EXPLICATIVO ? “Adjetivo explicativo”: é o que diz qualidade essencial do ser. Ex.: gelo frio, pedra dura, leite branco, etc.

4 O QUE É ADJETIVO RESTRITIVO? "ADJETIVO RESTRITIVO": É O QUE EXPRESSA QUALIDADE, PROPRIEDADE OU ESTADO DO SER. EX.: BELA CASA, PEDRA PRECIOSA, GELO ÚTIL, LEITE CARO, LIVRO VELHO, ALTO MURO, ETC.

5 ADJETIVO COMPOSTO: ADJETIVOS COMPOSTOS SÃO AQUELES FORMADOS A PARTIR DE DOIS RADICAIS. SÃO LIIGADOS POR HÍFEN: ACORDO FRANCO- BRASILEIRO CAMISETA VERDE-AMARELA RADICAL É A BASE DE QALQUER PALAVRA, OU SEJA A PARTE DELA QUE NUNCA SE ALTERA. EX.: ESPERAR = ESPER BRASILEIRO = BRASIL AVÔ = AV PEDRA = PEDR, ETC

6 ADJETIVOS. ADJETIVO PÁTRIO Os adjetivos podem se referir a cidades, países, continentes etc. exprimindo a nacionalidade. Ex.: Amazonense (do Amazonas), baiano (da Bahia), catarinense (de Santa Catarina) etc. FLEXÕES DOS ADJETIVOS Um adjetivo apresenta três formas de flexão: gênero (masculino e feminino),número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo). O grau do adjetivo expressa a intensidade com que o adjetivo caracteriza o substantivo. O grau comparativo pode ser de superioridade (mais alta que), de igualdade (tão alta quanto) e inferioridade (menos alta que). O grau superlativo indica que uma característica é atribuída em máxima intensidade ao substantivo. O grau superlativo pode ser absoluto e relativo. O absoluto pode ser sintético (A árvore era altíssima), e analítico (A árvore era muito alta). O grau relativo pode ser de superioridade (Essa árvore é a mais alta da praça) e de inferioridade (Essa árvore é a menos verde da praça).

7 LOCUÇÃO ADJETIVA LOCUÇÃO ADJETIVA: Em muitos casos prefere-se usar, no lugar de um adjetivo, uma expressão formada por mais de uma palavra para caracterizar o substantivo. EXEMPLOS: de elefante = elefantino de águia = aquilino de aluno = discente de anjo = angelical de ano = anual de aranha = aracnídeo de asno = asinino de baço = esplênico de bispo = episcopal de bode = hircino

8 FINAL

9 Na luta a inteligência prevalece : The Avengers

10 AZUL É CRUZEIRO, PRETO É ATLÉTICO. ESTES ADJETIVOS SÃO ADVERSÁRIOS MAS NÃO SÃO INIMIGOS! NÃO FAÇA DO FUTEBOL UM CAMPO DE GUERRA!!!

11 Na dúvida, quando não souberem o que é adjetivo, naveguem no YOUTUBE e ouçam o “RAP DO ADJETIVO”.

12 DESPEDIDA ENTREGAMOS ESTE TRABALHO FEITO COM MUITA RESPONSABILIDADE DE: Bruna, Izabelle, Paula e Isabella. PARA: Professor Iano

13 Professor Iano


Carregar ppt "TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA. O QUE É ADJETIVO?. O QUE É LOCUÇÃO ADJETIVA?. EXEMPLOS.. PARA QUE SERVEM?.QUANDO SÃO USADOS?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google