A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Porquês, onde/aonde, mas/mais/más; há/a; mau/mal e outros...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Porquês, onde/aonde, mas/mais/más; há/a; mau/mal e outros..."— Transcrição da apresentação:

1 Porquês, onde/aonde, mas/mais/más; há/a; mau/mal e outros...

2  Por que você acha?  Não, por que é que você achou que não vou à festa.  Não sei o por que você acha isso.

3 Por que – há caso em que por que representa a sequência preposição + pronome relativo equivalendo a pelo qual (flexões pela qual, pelos quais, pelas quais). Em outro contexto por que equivale a para que. (contexto) Estas são as reivindicações por que estamos lutando. O túnel por que deveríamos passas desabou ontem. Lutamos por que um dia este país seja melhor.

4 Porque eu estive em muitos países e vi que nos Estados Unidos o céu também é em cima, por isso o mundo parecia todo reto para mim. Na sorveteria K – delícia o sorvete é bom porque tem gosto igual da cor. A situação agravou porque muita gente se omitiu. Sei que há algo errado porque ninguém apareceu até agora. Você continua implicando comigo! É porque eu não abro mão de minhas ideias? !

5  Dê-me ao menos um porquê para sua atitude.  Não é fácil encontrar o porquê de toda essa confusão.  Creio que os verdadeiros porquês mais uma vez não vieram à luz.

6  Ainda não terminou? Por quê?  Você tem coragem de perguntar por quê?!

7  Onde você está?  Onde você vai ficar nas próximas férias?  Discrimine os locais onde as tropas permanecem estacionadas,  Não sei onde começar a procurar.

8  Aonde você vai?  Aonde querem chegar com essas atitudes?  Aonde devo dirigir-me para obter esclarecimentos?  Não aonde ir.

9   Como advérbio, mal se refere a alguma coisa feita de modo errado, de modo insuficiente, com dificuldade, de modo indelicado ou cruel ou de modo algum.

10  Como conjunção temporal, mal tem sentido de assim que e logo que.  Como substantivo, mal se refere a uma desgraça, calamidade, dano, doença, enfermidade, pesar, aflição, sofrimento, defeito, problema, maldade. Mal é antônimo de bem.

11  Exemplos:  Você não entendeu o exercício? Você fez tudo mal. (Advérbio. Oposição: bem)  Você nem imagina o mal que você me faz. (Substantivo comum. Oposição: bem)  Mal saí da escola, já estavam esperando por mim do outro lado da rua. (Conjunção subordinativa temporal)

12 . Devemos usar o adjetivo mau sempre que quisermos referir alguém ou alguma coisa que: não é de boa qualidade, faz maldades, desobediente.  mau é sinônimo de malvado, cruel, desumano, ruim, ordinário, imperfeito, malfeito, prejudicial, maligno, grosso.  Mau antônimo de bom.

13  Exemplos:  Você é um mau amigo. (Oposição: bom amigo)  Esse cachorro é mau. (Oposição: é bom)

14  Usa-se “há” quando o verbo “haver” é impessoal, tem sentido de “existir”.  Exemplo: Há um modo mais fácil de fazer essa massa de bolo. Existe um modo mais fácil de fazer essa massa de bolo.

15  Ainda como impessoal, o verbo “haver” é utilizado em expressões que indicam tempo decorrido, assim como o verbo “fazer”.  Exemplos: Há muito tempo não como esse bolo. Faz muito tempo que não como esse bolo.

16 Para identificarmos se utilizaremos “a” ou “há” substituímos por “faz” OBS: Se a substituição não alterar o sentido real da frase, emprega-se “há”.  Exemplos:  Há cinco anos não escutava uma música como essa. Faz cinco anos que não escutava uma música como essa.

17  Quando não for possível a conjugação do verbo “haver” nem no sentido de “existir”, nem de “tempo decorrido”, então, emprega- se “a”.  Exemplos: Daqui a pouco você poderá ir embora. Estamos a dez minutos de onde você está.

18  Importante: Não se usa “Há muitos anos atrás”, pois é redundante, pleonasmo. Não é necessário colocar “atrás”, uma vez que o verbo “haver” está no sentido de tempo decorrido.

19  Senão – equivale a “caso contrário” ou “ a não ser”  É bom que ele chegue a tempo, senão não haverá como ajudá-lo.  Não fazia coisa alguma senão criticar.  Se não sugere em orações condicionais. Equivale a “caso não”.  Se não houver seriedade, o país não sairá da situação melancólica em que se encontra.

20  Afim é um adjetivo que significa igual, semelhante. Relaciona com a ideia de afinidades.  Tiveram comportamentos afins durante a prova.  Contadores, Administradores e profissões afins comparecer à festa.

21  A fim sugere na locução a fim de, que significa “para” e indica ideia de finalidade.  Estou a fim de sair de casa para passear.  A fim de explicar os problemas do Brasil sugiro uma leitura.

22  Demais - pode ser advérbio de intensidade, com sentido de “muito” – intensifica verbos, adjetivos e outros advérbios.  Aborreceram-me demais: isso nos deixou indignados demais  Estou até bem demais!

23  sinônimo de "excessivamente" (comer demais, falar demais, dormir demais etc.) ou simplesmente de "muito" ("Você é linda, mais que demais", para quem quiser relembrar o verso de uma bela canção de Caetano Veloso).  Com o sentido de "os outros", "os restantes", portanto com valor de substantivo, usa-se também a grafia "demais". Assim: "Os demais preferiram não opinar".

24  de mais – opõe-se a de menos. Refere-se sempre a uma substantivo ou pronome.  Não vejo nada de mais em sua atitude.  Decidiu-se suspender o concurso porque surgiram candidatos de mais.

25  Já a locução "de mais" pode aparecer com o valor aproximado de "a mais" ("Acertou o tempero: nem sal de mais, nem sal de menos"). Note-se que, nesse caso, "de mais" tem o valor de "demasiado", "excessivo" e, portanto, tem valor de adjetivo (não de advérbio). Também se usa "de mais" no sentido de "capaz de causar estranheza", "anormal". Assim: "Não vejo nada de mais nisso".

26  Tem significado de ‘sobre’, “a respeito de”.  Acerca da prova de Comunicação e Linguagem digo: será tranquila. 

27  Indica um período aproximado de tempo já transcorrido.  Os primeiros colonizadores surgiram há cerca de quinhentos anos.

28  Exprime relação de causa e equivale a “porque, já que, uma vez que”.  O fornecimento de água em São Paulo foi interrompido na medida em que acabou a água.  Na medida em que os projetos foram aprovados fomos às ruas.

29  Indica proporção, desenvolvimento simultâneo e gradual. Equivale ‘ à proporção que’.  Os verdadeiros motivos da renúncia foram ficando claro à medida que as investigações iam obtendo resultados.  A ansiedade aumentava à medida que o prazo fixado ia chegando ao fim.  Atenção: evitar “ à medida em que “

30  Com certeza  De repente  A partir  Mais  Mas

31  Assim  Através  Talvez  Consciência  Conscientização  Paralisação  Paralisar  Trazer – traz  Atrás


Carregar ppt "Porquês, onde/aonde, mas/mais/más; há/a; mau/mal e outros..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google