A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Concurso de Cartazes Enade 2015 Briefing 23setembro2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Concurso de Cartazes Enade 2015 Briefing 23setembro2014."— Transcrição da apresentação:

1 Concurso de Cartazes Enade 2015 Briefing 23setembro2014

2 O concurso Objetivo Desenvolver uma forma de comunicação capaz de estimular os estudantes da ESPM que farão o próximo Enade, a participar da prova de forma consciente e engajada.

3 O concurso Mecânica  Inscrições via site Arenas ESPM (até 21/9)  Briefing (23/9)  Apresentação dos trabalhos – upload no site Arenas ESPM ( 30/9 )  Avaliação 1 – Júri ( 1 a 3/10 )  Avaliação 2 – short list ( 3 a 8/10 )  Divulgação dos resultados ( 9/10 )  Entrega premiações ( 18/10 – na Maratona de Criação)

4 O concurso Prêmios

5

6 Contexto  Crescimento da oferta de cursos superiores e da demanda de estudantes em todo o Brasil exige a implementação de métricas que avaliem a performance das instituições de ensino superior.  Movimento parecido com o que gerou o Enem.  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES foi instituído pela Lei nº , de 14/04/2004, que introduz avaliações diferentes das faculdades/cursos no Brasil. Para entender

7 O que o SINAES avalia 1. Avaliação do aluno através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE (alunos)  Afere o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos do respectivo curso de graduação.  Alunos fazem o Enade e avaliam a instituição; MEC avalia CPC. 2. Avaliação de Curso - CPC (docentes) e IGC (instituição)  Identifica as condições de ensino oferecidas aos estudantes: perfil do corpo docente, instalações físicas e à organização didático-pedagógica. 3.Avaliação Institucional – Interna (CPA) e Externa (Comissão in loco )  Avalia atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando 10(dez) diferentes dimensões institucionais. Para entender

8  Quem deve fazer o ENADE? Isso é determinado pelo MEC. Nas últimas edições do ENADE, o MEC tem determinado que devem fazer todos os alunos com expectivativa de formação na graduação no ano da prova. Isso equivale a dizer que serão os alunos que hoje estão no 5 o e 6 o semestres.  Esta avaliação é obrigatória e de cunho irrevogável, ou seja, enquanto não fizer, isso fica registrado em seu nome impedindo de obter o diploma.  O ENADE é uma avaliação governamental, a ESPM não tem qualquer controle de quando deve ocorrer a prova, nem onde. Para entender

9 Classificação ESPM 2012

10 Evolução: conceito ESPM

11 4 3

12 4 -

13 2 - -

14 Escolas melhores que ESPM

15 Escolas iguais à ESPM

16  Histórico do ensino brasileiro: conteudista; há pouca articulação de conhecimentos.  Estudantes não entendem o sentido e seu papel no Enade e fazem a prova de qualquer jeito (a prova de quem comparece tem igual peso da prova de quem fez seriamente).  Estudantes avaliam de forma parcial e mimada a instituição. O que acontece, então?

17 Consequências

18

19

20  Mito: imagem da ESPM suporta uma nota baixa.  Desconhecimento das responsabilidades:  Perda FIES e algumas bolsas federais;  Limitação de vagas;  Verbas;  Futuras oportunidades (Ciências sem Fronteiras, etc);  Descredenciamento do curso. Consequências

21 O que o mercado pensa disto?

22  Target:  Estudantes da ESPM, de todos os cursos, que hoje estão no 5 º e 6 º semestres.  Objetivo do trabalho:  Estimular os estudantes que farão o Enade 2015 a ter uma atitude consciente e positiva. Engajá-los. Fazê-los entender seu papel e responsabilidade.  O que criar:  Um cartaz-conceito.  O que será valorizado: a ideia central, a estratégia e a abordagem potencial.  O que não será valorizado: a forma. Briefing

23  O que a ideia criativa deve gerar :  Conscientização sobre sua responsabilidade para com a faculdade e com todos os alunos.  Estímulo para que façam a prova e que a façam direito, com tempo e disposição.  Percepção de maturidade quando avaliarem a faculdade.  Pertencimento, espírito de corpo. Briefing

24  Ver Regulamento no site (Arenas).  Ver orientações para upload do cartaz no site/Regulamento. – Arquivo em JPEG, tamanho 297mm de largura por 420mm de altura, com qualidade 150DPIs, cor RGB; – O arquivo deverá ser nomeado apenas com o número que foi estabelecido como identidade do grupo no concurso (receberam na porta).  Fiquem atentos à data para envio do cartaz (upload).  Usem seus professores e a equipe do Arenas para tirar dúvidas. Briefing - cuidados

25 Pedro de Santi falando sobre a prova Alexandre Gracioso falando sobre indicadores Paola falando sobre a construção da prova João Matta falando sobre a construção da prova Paulo Cunha abrindo o Estação Enade para o curso de Propaganda Cristina Helena falando sobre a prova Briefing – fontes Nota Alta


Carregar ppt "Concurso de Cartazes Enade 2015 Briefing 23setembro2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google