A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO B ULLYING “SENSIBILIZAÇÃO E COMBATE DO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR E VIRTUAL” Responsável: Professora Roseli Candida Leite.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO B ULLYING “SENSIBILIZAÇÃO E COMBATE DO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR E VIRTUAL” Responsável: Professora Roseli Candida Leite."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO B ULLYING “SENSIBILIZAÇÃO E COMBATE DO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR E VIRTUAL” Responsável: Professora Roseli Candida Leite

2

3 Objetivos do Projeto Conscientizar os alunos sobre o mal que o Bullying pode causar no outro; Desestimular a prática do Bullying no ambiente escola e virtual; Disseminar as frases abaixo no ambiente escolar : “EU NÃO PRÁTICO BULLYING” “DIGA NÃO AO BULLYING”

4 METODOLOGIA Aula expositiva com utilização de slides apresentando o projeto, o conceito de Bullying, características e as consequências do Bullying no ambiente escolar; Assistir o filme:“ UM GRITO DE SOCORRO”, filme traz visão realista do Bullying nas escolas;

5

6 C ONCEITUANDO B ULLYING Termo inglês Bullying “VALENTÃO”, “BRIGÃO”,"INTIMIDAR" OU "AMEDRONTAR”. português, é entendido como AMEAÇA, HUMILHAÇÃO, OPRESSÃO, INTIMIDAÇÃO, TIRANIA E MALTRATO.

7 C OMO ACONTECE ? A força bruta pode ser empregada de diferentes formas: Física (bater, chutar, beliscar). Verbal (apelidar, xingar, zoar). Moral (difamar, caluniar, discriminar). Sexual (abusar, assediar, insinuar). Psicológica (intimidar, ameaçar, perseguir). Material (furtar, roubar, destroçar pertences). Virtual (zoar, discriminar, difamar, por meio da internet e celular).

8

9 Caracteriza por agressão física, moral ou material; agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva sem motivação evidente, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.

10 Bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.

11 B ULLYING Os meninos tendem agredir fisicamente com mais frequência. As meninas costumam agir pelas costas, tecendo comentários depreciativos sobre suas colegas. Também disfarçam melhor.

12 V ÍTIMA DE B ULLYING Chega em casa com contusões frequentes “Perde” dinheiro com frequência Chega em casa com roupas rasgadas Diz que precisa de algo porque perdeu ou foi roubado Está com péssimo humor Fica quieto e retraído É agressivo com os irmãos Evita sair de casa Não se dedica como antes aos estudos Tem insônia Demonstra ansiedade excessiva

13 A GRESSOR

14 B ULLYING

15

16 CYBERB ULLYING Violência virtual - Na internet e no celular - E- mails ameaçadores, mensagens negativas em sites de relacionamento e torpedos com fotos e textos constrangedores para a vítima.

17 Como o espaço virtual é ilimitado, o poder de agressão se amplia e a vítima se sente acuada mesmo fora da escola. O que é pior: muitas vezes, ela não sabe de quem se defender.

18 CONSEQUÊNCIAS Isolamento; queda do rendimento escolar; apresentar doenças psicossomáticas pois crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas também pode causar algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade,

19 CONSEQUÊNCIAS poderão crescer com sentimentos negativos, baixa auto-estima, tornando-se adultos com sérios problemas de relacionamento. poderão assumir, também, um comportamento agressivo. mais tarde poderão vir a sofrer ou a praticar o Bullying no trabalho

20 CONSEQUÊNCIAS Afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o SUICÍDIO.

21 “EU NÃO PRÁTICO O BULLYING” “DIGA NÃO AO BULLYING”

22 FILME: “ UM GRITO DE SOCORRO” O filme traz visão realista do Bullying nas escolas. Um adolescente gordinho sofre muito com Bullying nas mãos de um grupo de colegas de classe.


Carregar ppt "PROJETO B ULLYING “SENSIBILIZAÇÃO E COMBATE DO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR E VIRTUAL” Responsável: Professora Roseli Candida Leite."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google