A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LAYOUT PARA LINHA DE PRODUÇÃO E TECNOLOGIA CAD / CAM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LAYOUT PARA LINHA DE PRODUÇÃO E TECNOLOGIA CAD / CAM."— Transcrição da apresentação:

1 LAYOUT PARA LINHA DE PRODUÇÃO E TECNOLOGIA CAD / CAM

2 CONCEITO Layout é uma palavra inglesa, muitas vezes usada na forma portuguesa "leiaute“. que Significa :plano,arranjo, esquema, design, projeto.

3 No âmbito empresarial, o layout pode ser sinônimo de "arranjo físico", ou seja, o modo como estão organizados os equipamentos, máquinas, ferramentas, produtos finalizados e mão de obra dentro da empresa. Um bom layout pode ter um efeito na produtividade da empresa, podendo também reduzir os custos (por significar menos desperdícios) e perda de tempo.

4 Produção Enxuta Também é conhecida como TPS (Toyota Production System ou em português – Sistema Toyota de Produção), Lean Manufacturing, Produção Lean ou ainda Lean Thinking.conhecida

5 É o resultado da eliminação de sete tipos clássicos de desperdícios: 1. Superprodução Causa: Produzir antes do necessário Efeito: Grandes níveis de estoque 2.Tempo de espera Causa: Nivelamento deficiente entre processos Efeito: Ociosidade de recursos 3.Movimentação transporte Causa: Layout ineficaz Efeito: Baixa produtividade 4.Superprocessamento Causa: Deficiência de produtos e processos Efeito: Aumento do tempo de process. e perdas relacionadas aos materiais 5. Inventário/estoque Causa: Quantidade excessiva de materiais e produtos acabados Efeito: Aumento dos custos e riscos de obsolescência 6.Movimentação materiais/operador Causa: Deficiência no projeto dos processos Efeito: Baixa produtividade e redução da eficiência fabril 7.Retrabalho Causa: Elevado quantidade de anomalias no processo Efeito: Aumento de todas as perdas

6 Assim podemos concluir? Na produção enxuta tudo o que não agrega valor ao produto, visto sob os olhos do cliente, é desperdício. Existem diversas ferramentas que podem ser usadas na produção enxuta, são elas:

7 JIDOKA Autonomação (Automação com um toque humano), não é apenas uma automação de processos e sim uma transferência de inteligência para a máquina.

8 POKA YOLE Um sistema de detecção de falhas que, instalado a uma operação, impede a execução irregular de uma atividade.

9 KANBAN Dispositivo que instrui e autoriza a produção ou para a retirada de itens em um sistema puxado.

10 KAIZEN / TRABALHO PADRONIZADO Significa contínuo melhoramento, envolvendo todos em qualquer ambiente, resultado de grandes investimentos em tecnologia e equipamentos.

11 ANDON / GERENCIAMENTO VISUAL Pode ser dividido em: 1.Display visual = comunica informações importantes, mas não necessariamente controla o que as pessoas e as máquinas executam; 2.Controle visual = transmite informações importantes, normalmente padrões, de maneira que as atividades sejam controladas.

12 TPM / TOTAL PRODUÇÃO MANUFATURA É um fator fundamental para o aumento da disponibilidade das máquinas, e um passo vital para conectar as máquinas visando criar um fluxo melhor.

13 JUST – IN - TIME Representa mudança para o sistema puxado, onde os trabalhadores apenas produzirão o que é necessário.

14 Surgiu após a guerra mundial, na Toyota Motor Company. É também conhecida como Sistema Toyota de Produção STP, Sistema Toyota de Produção STP, é conhecido como produção enxuta por usar menos recursos em comparação com a produção em massa.

15 TIPOS DE ARRANJOS FÍSICOS  Layout de processo  Layout de produto  Layout de posição fixa  Layout celular

16 LAYOUT DE PROCESSO Também chamado “job shop” ou layout por função É aquele onde equipamentos e funções similares são agrupadas e os produtos caminham ao longo de diversas áreas, posicionadas sem que haja obrigatoriamente uma relação direta com o fluxo produtivo específico do produto.

17 LAYOUT DE PRODUTO Também chamado de layout de fluxo É aquele no qual processos de trabalho ou equipamentos estão dispostos de acordo com etapas progressivas pelas quais o produto caminha, no sentido do fluxo produtivo específico do produto. O seu tipo mais comum são as linhas de produção e montagem.

18 LAYOUT DE POSIÇÃO FIXA É aquele no qual os equipamentos e processos de trabalho deslocam-se até o item que está sendo processado, que comumente permanece fixo até a sua completa transformação.

19 LAYOUT CELULAR Também conhecido como tecnologia de grupo (TG) É aquele onde se colocam juntas máquinas diferentes, em células, para que trabalhem produzindo produtos que tem forma e procedimentos similares (conhecidos como famílias tecnológicas).

20 LAYOUT CELULAR Desta maneira, as células de manufatura podem ser consideradas como um modelo híbrido, capaz de absolver as melhores características de cada um dos demais tipo de arranjo físico existentes. Suas principais características são: Alta flexibilidade para alocação, rodízio e implementação de multifunção da mão de obra direta (MOD). Facilidade de balanceamento da linha, com melhor aproveitamento dos tempos manuais residuais; Eficácia no tratamento de anomalias, com a horizontalização da comunicação e rapidez no acionamento da cadeia de produção. Possibilidades de produção em pequenos lotes Pequenas distâncias para deslocamento dos recursos produtivos.

21 AS LINHAS DE PRODUÇÃO EM “U” São usadas para favorecer a comunicação entre funcionários, facilitar o trabalho de operadores em diferentes funções, promover o balanceamento da produção com o auxílio visual, aproximando as equipes de trabalho, possibilitando o beneficiamento, a identificação e resolução de problemas na organização.

22 PASSOS PARA IMPLANTAÇÃO DA LINHA EM “U” o Construir um ambiente de multifuncionalidade operacional, promovendo a disciplina e o treinamento dos operadores; o Organizar centros de trabalho em um arranjo no formato de U; o Estabelecer um tempo de ciclo de produção; o Otimizar tempos de preparação, ajuste e troca de ferramentas; o Estabelecer a produção puxada; o Introduzir métodos de automação; o Introduzir gradualmente o sistema Kaiban

23 Implantação de um Layout? Uma empresa X, especializada em fabricação de calçados, conta com 14 operadores na linha de produção, um designer, cinco para o setor de corte, dois para a costura, quatro para a montagem e dois para o acabamento das peças. A jornada de trabalho é organizada da seguinte forma: de segunda a sexta, de 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 18:00. aos sábados a empresa funciona apenas pela manhã. Vale salientar que é costume para os trabalhadores fazerem horas-extras para conseguir atender a demanda atual.

24 Implantação de um Layout? Contrua um Layout novo para empresa, baseando-se nas informações anteriores e no layout atual impresso.


Carregar ppt "LAYOUT PARA LINHA DE PRODUÇÃO E TECNOLOGIA CAD / CAM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google