A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: Pablo Roberto Julião da S. Moreira TIDIR I – Trabalho Interdisciplinar Dirigido I 3ª Aula Engenharia de Controle e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: Pablo Roberto Julião da S. Moreira TIDIR I – Trabalho Interdisciplinar Dirigido I 3ª Aula Engenharia de Controle e."— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Pablo Roberto Julião da S. Moreira TIDIR I – Trabalho Interdisciplinar Dirigido I 3ª Aula Engenharia de Controle e Automação

2 O Projeto de Pesquisa Entrega do projeto de pesquisa.(1ª Parte) a)Escolha do Tema √ b)Levantamento ou Revisão de Literatura √ c)Problema: √ d)Hipótese √ e)Justificativa: √ f)Objetivos: √ g)Cronograma h)Referências

3 Levantamento ou Revisão de Literatura O Levantamento de Literatura é a localização e obtenção de documentos para avaliar a disponibilidade de material que subsidiará o tema do trabalho de pesquisa. Este levantamento é realizado junto às bibliotecas ou serviços de informações existentes.

4 Problema O problema é a mola propulsora de todo o trabalho de pesquisa. O Problema é criado pelo próprio autor e relacionado ao tema escolhido. Não há regras para se criar um Problema, mas alguns autores sugerem que ele seja expresso em forma de pergunta.

5 Hipótese Hipótese é sinônimo de suposição. Neste sentido, Hipótese é uma afirmação categórica (uma suposição), que tente responder ao Problema levantado no tema escolhido para pesquisa. É uma pré-solução para o Problema levantado. O trabalho de pesquisa, então, irá confirmar ou negar a Hipótese (ou suposição) levantada.

6 Justificativa A Justificativa num projeto de pesquisa, como o próprio nome indica, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efetivado. O tema escolhido pelo pesquisador e a Hipótese levantada são de suma importância, para a sociedade ou para alguns indivíduos, de ser comprovada.

7 Justificativa Deve-se tomar o cuidado, na elaboração da Justificativa, de não se tentar justificar a Hipótese levantada, ou seja, tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa. A Justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, ou justifica a necessidade imperiosa de se levar a efeito tal empreendimento.

8 Objetivos A definição dos Objetivos determina o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa. Objetivo é sinônimo de meta, fim. Alguns autores separam os Objetivos em Objetivos Gerais e Objetivos Específicos, mas não há regra a ser cumprida quanto a isto e outros autores consideram desnecessário dividir os Objetivos em categorias. (é possível que seu trabalho tenha somente um objetivo).

9 Objetivos Uma dica para se definir os Objetivos é colocá-los começando com o verbo no infinitivo: esclarecer tal coisa; definir tal assunto; procurar aquilo; permitir aquilo outro, demonstrar alguma coisa etc..

10 Objetivos Dica: Procure propósitos essencialmente acadêmicos: Mapear, Identificar, Levantar, Diagnosticar ou Historiar determinado assunto específico (ou traçar o perfil dele). Projetar um protótipo de equipamento com instrumentos de medição, usando técnicas e rotinas de projeto.

11 Cronograma de execução Planejamento da pesquisa, com a distribuição das etapas no tempo. Consideração dos prazos do programa ao qual a pesquisa está vinculada. Consideração do tempo necessário para a pesquisa bibliográfica, a análise dos dados e a redação do trabalho final. Planejamento realista do tempo, de acordo com os objetivos da pesquisa, os prazos de que o estudante dispõe e os prazos do programa ao qual está vinculado.

12 Modelo de Cronograma Etapas Ano Ano 2 Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Jan Fev Mar Atividades da pesquisa Cálculo de Afundamento de tensão desequilibrado 1.1 Definição dos índices trifásicos 2. Uso do programa ASPEN em conjunto com o SCEAT 2.1 Importação de arquivos de dados técnicos gerados pelo ASPEN 3. Consolidação do SGQEE 4. Desenvolvimento de sistema especialista para QEE. 4.1 Modelo conceitual da base de conhecimento 5. Desenvolvimento de interface para Internet 5.1 Adequação para desenvolv. de interface para internet 5.2 Rotinas para implementação da interface para Internet 6. Desenvolvimento Web site Gerquali 7. Migração da base de dados para MS SQL Server 9. Repasse dos softwares para a CEMIG a – Versão 2.0 do SCEAT 10. Repasse da versão 2.0 do SGQEE (Sistema Integrado) 11. Relatório final do projeto.

13 Sugestões para elaborar cronograma Divida o trabalho em partes e considere: –O tempo necessário para buscar informações em livros, revistas, web sites, visitas técnicas. –Que as informações devem ser apresentadas em uma sequência lógica e natural. –Cada capítulo de acordo com os temas. (a cada troca de tema talvez seja necessário um novo capítulo ou seção). –O tempo para escrever. –O tempo para leitura e revisão do texto.

14 Atenção para: Capa, Folha de rosto, Sumário, numeração de páginas, tamanho da fonte, espaçamento entre linhas, regras para citação. Todas as atividades são pontuadas e qualquer atraso acarreta em depreciação da nota de partida. Depreciação a nota em caso de atraso: – 1 dia a 1 semana de atraso = 15% – 1 semana e 1 dia a 2 semanas de atraso = 30% – Após 2 semanas não será mais aceito o trabalho.

15 Citação Toda afirmação feita em um trabalho de pesquisa que não seja óbvia deve ter citação. A citação é uma menção de informação extraída de outra fonte. Todas as citações feitas no trabalho devem ter a fonte indicada nas referências bibliográficas, ao final do trabalho, de acordo com as normas da ABNT.

16 A citação direta ocorre quando o autor do trabalho copia fielmente a informação, ou seja, faz a transcrição de parte da obra do autor consultado. Observe que se trata da cópia de parte da obra, e não da obra inteira. A cópia integral da obra consultada constitui crime de plágio. A Constituição Federal vigente diz, no art. 5º, XVII: “aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras...”. Plágio ou cópia

17 A devida proteção legal em legislação ordinária é encontrada na Lei n /98, nos artigos 7º, 22, 24, I, II e III, e 29. No Centro Universitário UNA, trabalhos acadêmicos copiados acarretarão a reprovação dos alunos que os tiverem assinado.

18 As citações indiretas são os textos elaborados com base na obra do autor consultado, apresentam informações de acordo com o que foi consultado, mas não constitui cópia. Consulta-se uma obra e dela se extrai informação cujo autor deverá ser identificado. No Centro Universitário UNA, o sistema autor- data de citações é considerado o padrão e deverá ser utilizado em todo o trabalho. Tipos de Citação

19 Citação direta: O autor afirma que “de alguma forma a disposição do lugar facilita a troca de idéias” (SLATER, 1999, p. 44). __________________________________Slater (1999, p. 44) afirma que “de alguma forma a disposição do lugar facilita a troca de idéias”. Citação Direta (Exemplo)

20 Referência É colocada no final do trabalho em um item separado. Referência: SLATER, Henry et al. Gestão de Desenvolvimento de Produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006.

21 Citação indireta: Segundo Slater (1999), a troca de idéias é facilitada de alguma forma pela disposição do lugar. _________________________ A troca de idéias é facilitada de alguma forma pela disposição do lugar (SLATER, 1999). Citação Indireta (Exemplo)

22 Citações diretas com mais de três linhas devem ser apresentadas a 4 cm da margem esquerda, fonte corpo 10 e sem aspas. (observem como fica) Um trabalho científico requer do autor bastante determinação e coragem para desenvolvê-lo. Citação Direta

23 Próxima aula:11/03/09 Trazer impresso (no modelo disponibilizado na virtual para projeto de pesquisa completo) para entrega e correção: Obs.: Modelo de projeto de pesquisa.doc a)Escolha do Tema √ b)Levantamento ou Revisão de Literatura √ c)Problema: √ d)Hipótese √ e)Justificativa: custo √ f)Objetivos: projeto de protótipo de baixo custo √ g)Cronograma √ h)Referências √

24 Atendimento em Grupos: Bom Trabalho!!!!!!!

25 Próxima aula:11/03/09 (Atividade II) Escrever a Introdução do Trabalho. ELEMENTOS TEXTUAIS Conforme a NBR (2005), elementos textuais é a “parte do trabalho em que é exposta a matéria”. São elementos textuais: a)Introdução: parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho; Obs.: Use o modelo da sala virtual: Modelo de trabalho de conclusão de curso.dot Usem no mínimo três referências.

26 Introdução –Envolva os seguintes passos na introdução:introdução 1.Idéia Geral 2.Delimitar 3.Situar 4.Mostrar importância 5.Justificar 6.Definir termos 7.Metodologia (rotina, etapas percorridas para elaborar o trabalho). 8.Plano de desenvolvimento (etapas do processo) Obs.: Boa parte da introdução vem do projeto de pesquisa.

27 Exemplo de projeto de pesquisa Título do Projeto : Determinação da motivação dos funcionários das áreas de congelamento e expedição da empresa Seara Alimentos S/A – unidade de Sidrolândia, MS, em Introdução Analisar o grau de motivação dos funcionários da empresa Seara Alimentos S/A (unidade de Sidrolândia, MS), dos setores de congelamento e expedição, no ano de 2002, e como isto interfere na produtividade.

28 Introdução 2.1 A questão da motivação Segundo Maslow motivar alguém é entender em geral qual o nível da hierarquia em que esta pessoa se encontra no momento e estimular a satisfação das necessidades daquele nível ou do nível superior. Quando uma pessoa tem as necessidades primárias, fisiológicas e de segurança atendidas, as necessidades secundárias passam a dominar o comportamento da pessoa. No entanto, quando uma necessidade primária deixa de ser atendida, esta volta a predominar e, o individuo irá promover um comportamento para satisfazer esta necessidade. A teoria de Maslow foi muito bem estruturada e sua utilização é de grande utilidade pelo administrador.

29 Introdução 2.2 O problema em si A Seara Alimentos S/A é uma empresa do Grupo Bunge Alimentos e é uma das oito unidades distribuídas pelo Brasil nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. As unidades abatem suínos e frangos diariamente e, emprega funcionários, sendo na unidade de Sidrolândia,MS. A empresa dispõe ainda de um terminal de cargas no porto de Itajaí embarcando produtos carneos derivados de frangos e suínos para a exportação da Seara e outras empresas como a Perdigão, Sadia e Frango Sul.

30 Introdução A Seara Alimentos dispõe de granjas matrizes, incubatórios e fábricas de rações próprias em todas as unidades, produzindo pintinhos e ração para a integração, fornecendo também assistência técnica para garantir a qualidade e sanidade dos animais. É a segunda empresa no ranquim das exportações e os seus maiores mercados são o Mercado Comum Europeu, Ásia e Oriente Médio (GORGEN, J. Customers & Seara, Florianópolis, out/nov. 2002, v. 3). Os setores de Congelamento e Expedição da empresa, durante o ano de 2002, tem apresentado problemas de produtividade e alta rotatividade de funcionários devido às condições de trabalho, pois o ambiente é frio e normalmente tem expediente aos sábados.

31 Introdução Como descobrir as causas e analisar os métodos utilizados pela empresa para motivar estes funcionários e aumentar a eficiência e a produtividade? A hipótese básica é que o ambiente de trabalho é desfavorável, insalubre, com muito frio e o ritmo de trabalho é continuo e acelerado. Outros fatores são o salário e a escolaridade relativamente baixos. Como hipóteses secundarias teríamos que: · os funcionários não têm atendidas suas necessidades primárias; · não existem instrumentos para estimular as necessidades secundárias.

32 3. Objetivos O objetivo geral é identificar e avaliar o grau de motivação dos funcionários das áreas de congelamento e expedição. Os objetivos específicos são: · identificar o nível predominante dos funcionários na escala de necessidades; · identificar o nível da escala de necessidades para as quais estão orientados os instrumentos motivacionais; · verificar a adequação dos instrumentos na organização.

33 4. Justificativa 4.1 Relevância acadêmica Contribuir com um material teórico baseado em uma empresa de alimentos, que possibilite a novos acadêmicos e ao mundo cientifico informações adicionais para o estudo do tema motivação. 4.2 Relevância social Descobrir as causas da desmotivação de alguns funcionários para, atacar os problemas e criar uma equipe homogênea que desenvolva as tarefas com eficiência e que, este trabalho permita a progressão e o desenvolvimento destes funcionários para se tornarem pessoas de referência na sociedade proporcionando também o seu crescimento e melhoria.

34 Justificativa 4.3 Interesse pessoal Adquirir uma bagagem teórica do tema abordado, aumentando nossos conhecimentos de desenvolvimento do projeto de pesquisa e, contribuir para a solução da dificuldade encontrada na empresa. 4.4 Viabilidade da pesquisa As condições são favoráveis, pois se tem o material teórico, a liberdade para a coleta de informações e também, conta-se com a orientação de professores da instituição das disciplinas de Administração Geral e Metodologia Científica.


Carregar ppt "Professor: Pablo Roberto Julião da S. Moreira TIDIR I – Trabalho Interdisciplinar Dirigido I 3ª Aula Engenharia de Controle e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google