A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Progressão e Conclusões CASDVest 2014. ENEM 2013 – Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil Qual o objetivo da “Lei Seca ao volante”? Metade das mortes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Progressão e Conclusões CASDVest 2014. ENEM 2013 – Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil Qual o objetivo da “Lei Seca ao volante”? Metade das mortes."— Transcrição da apresentação:

1 Progressão e Conclusões CASDVest 2014

2 ENEM 2013 – Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil Qual o objetivo da “Lei Seca ao volante”? Metade das mortes em acidentes de trânsito, segundo o Ministério da Saúde, está relacionada ao uso do álcool por motoristas. A Lei Seca (Lei /2008) surgiu com a enorme missão de alertar a sociedade para os perigos do álcool associado à direção. Coube ao Governo Federal a proposta da nova legislação e a aquisição de milhares de etilômetros. Mas para que todos ganhem, é indispensável a participação de estados, municípios e sociedade em geral. (...) Disponível em: Acesso em: 20 jun Disponível em: Acesso em: 20 jun Disponível em: Acesso em: 20 jun (adaptado).

3 ENEM 2013 – Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil Repulsão magnética a beber e dirigir Ímãs foram inseridos, por uma agência de comunicação de BH, em descansos utilizados para copos de cerveja em um bar de forma imperceptível para o consumidor. Em cada lado, há uma opção para o cliente: dirigir ou chamar um táxi depois de beber. Ao mesmo tempo, copos de chope também receberam pequenos ímãs escondidos em suas bases. Ao se tentar descansar um copo com a opção dirigir virada para cima, os ímãs fazem o descanso fugir do copo; se o lado com o desenho de um táxi estiver para cima, o descanso rapidamente gruda na base do copo. Como gerar impacto máximo na aplicação da lei seca? Problema:

4 ENEM – Proposta de Intervenção Social Somados, o descumprimento individual da Lei Seca e o falho sistema de fiscalização impedem uma maximização de resultados. Para os efeitos esperados serem vistos na realidade é necessário corrigir essas duas lacunas maiores. O número de aparelhos etilômetros, assim como o número de policiais nas ruas, principalmente em pontos estratégicos, deve aumentar. E deve haver também uma ampliação no efeito moral que a lei trouxe. É preciso começar a agir como se espera que todos ajam. Se isso fizer efeito nas mentes, a Lei Seca fará efeito nas ruas.

5 ENEM – Proposta de Intervenção Social Somados, o descumprimento individual da Lei Seca e o falho sistema de fiscalização impedem uma maximização de resultados. Para os efeitos esperados serem vistos na realidade é necessário corrigir essas duas lacunas maiores. O número de aparelhos etilômetros, assim como o número de policiais nas ruas, principalmente em pontos estratégicos, deve aumentar. E deve haver também uma ampliação no efeito moral que a lei trouxe. É preciso começar a agir como se espera que todos ajam. Se isso fizer efeito nas mentes, a Lei Seca fará efeito nas ruas.

6 ENEM – Proposta de Intervenção Social Somados, o descumprimento individual da Lei Seca e o falho sistema de fiscalização impedem uma maximização de resultados. Para os efeitos esperados serem vistos na realidade é necessário corrigir essas duas lacunas maiores. O número de aparelhos etilômetros, assim como o número de policiais nas ruas, principalmente em pontos estratégicos, deve aumentar. E deve haver também uma ampliação no efeito moral que a lei trouxe. É preciso começar a agir como se espera que todos ajam. Se isso fizer efeito nas mentes, a Lei Seca fará efeito nas ruas.

7 ENEM – Proposta de Intervenção Social Somados, o descumprimento individual da Lei Seca e o falho sistema de fiscalização impedem uma maximização de resultados. Para os efeitos esperados serem vistos na realidade é necessário corrigir essas duas lacunas maiores. O número de aparelhos etilômetros, assim como o número de policiais nas ruas, principalmente em pontos estratégicos, deve aumentar. A educação sobre responsabilidade no trânsito também deve ser transmitida para todos os setores da sociedade: os danos de se dirigir alcoolizado devem ser mostrados, com fins de conscientização tanto nas escolas de ensino fundamental e médio (em que estudam futuros motoristas), quanto nas escolas de formação de condutores (em que se podem atingir motoristas em formação).

8 ENEM – Proposta de Intervenção Social Somados, o descumprimento individual da Lei Seca e o falho sistema de fiscalização impedem uma maximização de resultados. Para os efeitos esperados serem vistos na realidade é necessário corrigir essas duas lacunas maiores. O número de aparelhos etilômetros, assim como o número de policiais nas ruas, principalmente em pontos estratégicos, deve aumentar. E deve haver também uma ampliação no efeito moral que a lei trouxe. É preciso começar a agir como se espera que todos ajam. Se isso fizer efeito nas mentes, a Lei Seca fará efeito nas ruas.

9 ENEM – Proposta de Intervenção Social Se a lei Seca está em vigor e a punição por seu descumprimento é severa, mas se o problema não foi erradicado, a execução dessa lei possui lacunas. Pesquisas de opinião apontam que quase toda a população do Brasil aprova a Lei Seca, de forma que a disparidade entre teoria e a prática na aplicação da lei Seca provavelmente se deve ao egocentrismo humano, que leva pessoas a quebrarem regras que querem que os outros sigam. Por isso ser comum, a desobediência à lei seca se configura não como uma exceção, mas como uma um tendência predominante, e o trânsito se enche de motoristas alcoolizados. Somados, o descumprimento individual da Lei Seca e o falho sistema de fiscalização impedem uma maximização de resultados. Para os efeitos esperados serem vistos na realidade é necessário corrigir essas duas lacunas maiores. O número de aparelhos etilômetros, assim como o número de policiais nas ruas, principalmente em pontos estratégicos, deve aumentar. E deve haver também uma ampliação no efeito moral que a lei trouxe. É preciso começar a agir como se espera que todos ajam. Se isso fizer efeito nas mentes, a Lei Seca fará efeito nas ruas.

10 FUVEST Previdência Social, idosos, velhice Felicidade e consumismo Participação política: indispensável ou superada? O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo? UNESP Corrupção no Congresso Nacional: reflexo da sociedade brasileira? Escrever: o trabalho e a inspiração. A bajulação: virtude ou defeito? Graffiti: entre o vandalismo e a arte

11 FUVEST A perda de referências e o consumo na globalização O shopping center talvez seja, hoje em dia, o maior símbolo da globalização. Em qualquer lugar do mundo, o interior de um shopping é praticamente o mesmo. Este símbolo apenas, é um grande exemplo de dois dos mais importantes aspectos da globalização: a perda de referências e o consumo. O historiador Nicolau Sevcenko, ao caracterizar o processo de globalização comparou o sujeito inserido neste processo e uma pessoa em uma viagem de montanha russa, mais especificamente no loop de uma. Para Sevcenko, a perda de referências sofrida no loop de uma montanha russa é semelhante à sofrida na constante corrida de avanço tecnológico e progresso da sociedade contemporânea. Seja na arte ou nas relações sociais, o sujeito globalizado parece estar sozinho, desorientado e à procura de algo. Esta procura muitas vezes se traduz na compra e apologia de mercadorias, o consumismo.

12 FUVEST A perda de referências e o consumo na globalização O shopping center talvez seja, hoje em dia, o maior símbolo da globalização. Em qualquer lugar do mundo, o interior de um shopping é praticamente o mesmo. Este símbolo apenas, é um grande exemplo de dois dos mais importantes aspectos da globalização: a perda de referências e o consumo. O historiador Nicolau Sevcenko, ao caracterizar o processo de globalização comparou o sujeito inserido neste processo e uma pessoa em uma viagem de montanha russa, mais especificamente no loop de uma. Para Sevcenko, a perda de referências sofrida no loop de uma montanha russa é semelhante à sofrida na constante corrida de avanço tecnológico e progresso da sociedade contemporânea. Seja na arte ou nas relações sociais, o sujeito globalizado parece estar sozinho, desorientado e à procura de algo. Esta procura muitas vezes se traduz na compra e apologia de mercadorias, o consumismo.

13 FUVEST Este símbolo apenas, é um grande exemplo de dois dos mais importantes aspectos da globalização: a perda de referências e o consumo. porque Seja na arte ou nas relações sociais, o sujeito globalizado parece estar sozinho, desorientado e à procura de algo. Esta procura muitas vezes se traduz na compra e apologia de mercadorias, o consumismo.

14 FUVEST A perda de referências e o consumo na globalização O shopping center talvez seja, hoje em dia, o maior símbolo da globalização. Em qualquer lugar do mundo, o interior de um shopping é praticamente o mesmo. Este símbolo apenas, é um grande exemplo de dois dos mais importantes aspectos da globalização: a perda de referências e o consumo. Ideologia, no seu sentido marxista, é uma ideia que tem como objetivo ofuscar a visão da realidade. Utilizando este conceito, é possível situar o Shopping Center como ferramenta de uma ideologia dominante. No estágio em que o capitalismo se encontra hoje, de progresso pelo progresso e reprodução não produtiva do capital, a mais importante engrenagem que mantém o sistema de produção é o consumismo, que, por sua vez é mantido por anúncios veiculados na mídia. É preciso desacelerar a montanha russa da globalização, ou perdemos todas as nossas referências e nos tornamos apenas consumidores.

15 FUVEST A perda de referências e o consumo na globalização O shopping center talvez seja, hoje em dia, o maior símbolo da globalização. Em qualquer lugar do mundo, o interior de um shopping é praticamente o mesmo. Este símbolo apenas, é um grande exemplo de dois dos mais importantes aspectos da globalização: a perda de referências e o consumo. Porque No estágio em que o capitalismo se encontra hoje, de progresso pelo progresso e reprodução não produtiva do capital, a mais importante engrenagem que mantém o sistema de produção é o consumismo, que, por sua vez é mantido por anúncios veiculados na mídia. Portanto É preciso desacelerar a montanha russa da globalização, ou perdemos todas as nossas referências e nos tornamos apenas consumidores.

16 FUVEST A perda de referências e o consumo na globalização O shopping center talvez seja, hoje em dia, o maior símbolo da globalização. Em qualquer lugar do mundo, o interior de um shopping é praticamente o mesmo. Este símbolo apenas, é um grande exemplo de dois dos mais importantes aspectos da globalização: a perda de referências e o consumo. Porque No estágio em que o capitalismo se encontra hoje, de progresso pelo progresso e reprodução não produtiva do capital, a mais importante engrenagem que mantém o sistema de produção é o consumismo, que, por sua vez é mantido por anúncios veiculados na mídia. Portanto É preciso desacelerar a montanha russa da globalização, ou perdemos todas as nossas referências e nos tornamos apenas consumidores.

17 FUVEST A perda de referências e o consumo na globalização O shopping center talvez seja, hoje em dia, o maior símbolo da globalização. Em qualquer lugar do mundo, o interior de um shopping é praticamente o mesmo. Este símbolo apenas, é um grande exemplo de dois dos mais importantes aspectos da globalização: a perda de referências e o consumo. Portanto É preciso desacelerar a montanha russa da globalização, ou perdemos todas as nossas referências e nos tornamos apenas consumidores.


Carregar ppt "Progressão e Conclusões CASDVest 2014. ENEM 2013 – Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil Qual o objetivo da “Lei Seca ao volante”? Metade das mortes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google