A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agatha Honomihel, Arthur Negrão, Bruna Liberali, Roger Caricol e Laura Chan.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agatha Honomihel, Arthur Negrão, Bruna Liberali, Roger Caricol e Laura Chan."— Transcrição da apresentação:

1 Agatha Honomihel, Arthur Negrão, Bruna Liberali, Roger Caricol e Laura Chan

2  O território grego abrangia o Sul dos Bálcãs, a península do Peloponeso e as ilhas do mar Egeu  O primeiro polo cultural foi a ilha de Creta Aqui seria interessante vocês indicarem no mapa onde ficam essas regiões que indicaram. Apesar de ter um mapa no próximo slide, isso não fica claro.Nele eu coloquei as indicações do local.

3 Península do Peloponeso Ilhas do Mar Egeu Ilha de Creta (berço da civilização cretense) Sul dos Balcãs

4

5  A civilização cretense desenvolveu-se entre 2000 e 1400 a.C.  Os palácios ocupavam lugar de destaque  Por volta de 1400 a.C, os palácios são destruídos e a sociedade se desestrutura

6  Acredita-se que por volta de 1900 a.C, os aqueus se estabeleceram na Grécia Continental e fundaram Micenas  Aqueus também conquistaram Tróia  Quando outros povos povoam a Grécia provocam um colapso na cultura micênica Que ficava supostamente na costa oeste da atual Turquia Invasão dos dórios – primeira diáspora grega.

7  Ocorreu entre 800 e 500 A.C  Cada cidade se transformou em uma cidade- estado, ou pólis  As atividades agropastoris eram a base da economia, e então desenvolveram o comércio e o artesanato

8  Falta de terra e aumento populacional geram tensões sociais = incentivou a colonização  Novas cidade-estado no Mediterrâneo e mar Negro  Construção de uma identidade cultural Esta nova dispersão dos gregos, causada pelo aumento populacional e falta de terras, ficou conhecida como a 2ª diáspora grega. Em busca de terras cultiváveis, muitos gregos colonizaram regiões na Ásia e no Mar Mediterrâneo, incluindo o sul da península Itálica, que ficou conhecida na época como Magna Grécia.

9  250 e 510 a.C tiranos chegam ao poder  No final do século VIII a.C, camponeses, artesãos e comerciantes passam a exigir maior papel na política Até chegar nos governos dos tiranos, muita coisa aconteceu. Em Atenas, por exemplo, antes dos tiranos a cidade teve organizações políticas baseadas primeiro na monarquia (com o basileu = rei) e oligarquia (arcontado + areópago). No período clássico, Atenas ainda viveria o período da democracia. Não entendi esta data. OBS: Gostaria que o grupo pesquisasse melhor essa questão e complementasse aqui, para auxiliar os colegas nos estudos. (1)

10  Fins do séc. VI a.C, as tiranias foram derrubadas pelos aristocratas e foi instituída a democracia  Grande expansão econômica graças aos escravos  Foi a época mais gloriosa dos gregos, mesmo sendo também um período de muitas guerras  Pólis viram o foco da vida grega A democracia não foi instituída em todas as polis da época. Atenas é o modelo mais clássico da democracia grega, embora não tenha sido a única polis a ter esse modelo político. Faltou o grupo definir melhor o conceito da democracia grega, chamada democracia direta. Este tipo é diferente da democracia que vivemos, a chamada democracia representativa. Peço ao grupo que pesquise e coloque a diferença entre ambas, destacando (no caso da democracia ateniense) os conceitos de cidadania e de isonomia, isocracia e isegoria, importantes para a compreensão da democracia grega. (2)

11  Fundada na Laconia, planície do Peloponeso  Estrutura voltada para ação militar  Era voltada para guerras O termo laconismo significa falar pouco. Ele srgiu a partir da educação promovida por Esparta, que buscava formar guerreiros que falassem pouco, fossem fortes e corajosos e, principalmente, soubessem obedecer ordens e fossem rigidamente disciplinados. Isso é bem diferente dos atenienses, que promoviam uma educação voltada para a oratória, para o saber falar em público e para a democracia.

12  Diarquia = dois reis governavam ao mesmo tempo  Gerúsia = conselho composto de 28 anciões que elaboravam as leis  Ápela = assembleia formada por cidadãos com mais de 30 anos  Conselho de Éforos = 5 anciãos comandavam as reuniões da Gerúsia e da Ápela Cadê a divisão social de Esparta? Pesquisar isso. (3)

13  Atual capital da Grécia foi fundada pelos jônios próximo ao mar Egeu  Uma das cidades mais importantes, símbolo da cultura grega  Acrópole – edifícios mais importantes  Lugar ideal para artistas, filósofos e cientistas – Sócrates, Platão e Aristóteles Faltou mostrar a estrutura política de Atenas, bem como sua evolução. Pesquisar isso também. (4)

14 Faltou colocar os escravos. A maior contradição de Atenas era ser o berço da democracia ocidental mas ao mesmo tempo viver da escravidão. É importante ressaltar isso: a escravidão ateniense e foi um dos fatores que impulsionou o desenvolvimento cultural da pólis, pois enquanto os cidadãos podiam se dedicar às artes e à filosofia, era preciso que alguém trabalhasse na cidade. Os escravos, assim, eram os responsáveis pelo trabalho braçal, pela produção, etc. Essa forma de trabalho era desvalorizada pelos gregos, que consideravam o trabalho braçal algo humilhante e que só deveria mesmo ser feito por escravos.

15  Os gregos criaram vários mitos com objetivos de passar mensagens para as pessoas e também de preservar a memória histórica de seu povo.  A imaginação fértil deste povo criou uma série histórias e personagens de origem imaginativa, que eram transmitidas, principalmente, através da literatura oral para explicar grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos.

16  Os gregos não tinham como explicar como as coisas funcionavam, por isso começaram a “inventar” vários deuses para explicar o funcionamento de determinados acontecimentos.  Entre os acontecimentos estão o surgimento do mundo e do universo. Os acontecimentos do cotidiano

17


Carregar ppt "Agatha Honomihel, Arthur Negrão, Bruna Liberali, Roger Caricol e Laura Chan."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google