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Lab. de Produção Gráfica e Imagem Aula 003 Produção e Leitura da Imagem.

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Apresentação em tema: "Lab. de Produção Gráfica e Imagem Aula 003 Produção e Leitura da Imagem."— Transcrição da apresentação:

1 Lab. de Produção Gráfica e Imagem Aula 003 Produção e Leitura da Imagem

2 Definição Quando se olha para uma obra de arte, assiste um filme, lê-se um livro, observa-se uma pintura ou escultura, cria-se na mente uma série de pensamentos que podem ser diferentes a cada vez que se repete a mesma atividade de ver e observar um determinado material. Ao ato de observar e produzir pensamentos novos pode ser chamado de Leitura de Imagem. Lab. de Produção Gráfica e Imagem

3 Definição A Leitura de Imagem de um determinado material pode ser desenvolvida e incrementada permitindo que o observador consiga uma série de informações e significados enriquecendo seus conhecimentos. Lab. de Produção Gráfica e Imagem

4 Definição Percebe-se também que cada pessoa, de acordo com seu repertório e seu modo de vida consegue ver o mesmo filme por exemplo, e interpretá-lo de forma totalmente diferente de uma outra pessoa. Além disso, essa mesma pessoa assistindo o mesmo filme no dia seguinte ou em outro momento, produz uma descrição com idéias bem diferentes das que produziu quando o viu pela primeira vez. Lab. de Produção Gráfica e Imagem

5 Definição Percebe-se também que cada pessoa, de acordo com seu repertório e seu modo de vida consegue ver o mesmo filme por exemplo, e interpretá-lo de forma totalmente diferente de uma outra pessoa. Além disso, essa mesma pessoa assistindo o mesmo filme no dia seguinte ou em outro momento, produz uma descrição com idéias bem diferentes das que produziu quando o viu pela primeira vez. Lab. de Produção Gráfica e Imagem

6 Definição Mas afinal, o que é uma leitura de Imagem? Superficialmente é a observação e análise visual, auditiva, táctil, sensorial com a posterior produção de uma análise descritiva. Lab. de Produção Gráfica e Imagem

7 Definição Lab. de Produção Gráfica e Imagem

8 Na Arte figurativa, existe a preocupação na organização e disposição dos elementos, ultiliza- se dos mesmos princípios estudados pela Gestalt, desde os estudos sobre a perspectiva e a hierarquização visual dos componentes, podendo os valorizar, dar-lhes destaque ou delegando-os a segundo plano, tendo como resultado na obra final um papel destacado, logo percebido pelo espectador, ou secundário no complemento da cena. Lab. de Produção Gráfica e Imagem

9 Imagem comunicativa: Os mesmos elementos da arte figurativa se aplicam à comunicação visual. Uma imagem é capaz de ter a mesma eloquência que um discurso falado ou mesmo que um livro. Tudo depende da ordem e da intensidade em que são organizados: a sua configuração ou Gestalt. Seja texto ou imagem, estamos lidando com discursos da propaganda, e daí devemos perseguir sempre os elementos fundamentais desses objetos de análise. Lab. de Produção Gráfica e Imagem

10 Hierarquização visual Estabelece o nível de importância de cada informação dentro da composição; Guia o leitor/receptor, determinando uma harmonia dos movimentos que leva a compreensão da mensagem; Agrupa informações semelhantes ou relacionadas por meio dos elementos gráficos. Lab. de Produção Gráfica e Imagem

11 Hierarquização visual Como criar hierarquia na página? Distribuição do espaço gráfico e dos elementos dentro deste espaço gráfico; Adição de elementos gráficos (imagem, box, linha fina); Área destinada à imagem; Peso da fonte utilizada no título; Bloco de texto. Lab. de Produção Gráfica e Imagem

12 Hierarquização visual Pontos a considerar: Público para o qual o material se destina; Função da publicação; Visualização do material feita pelo leitor; Interesses desse público; Agilidade na informação. Lab. de Produção Gráfica e Imagem

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17 Definição Qual o poder das imagens? Como elas influenciam nosso comportamento? Como ocorre seu processo de leitura? Quais as forças e elementos visuais e como operam? Lab. de Produção Gráfica e Imagem

18 Elas nos fazem pensar Lab. de Produção Gráfica e Imagem

19 Elas podem nos chocar Lab. de Produção Gráfica e Imagem

20 Elas podem nos chocar Lab. de Produção Gráfica e Imagem

21 Elas podem nos chocar Lab. de Produção Gráfica e Imagem

22 Elas podem nos emocionar Lab. de Produção Gráfica e Imagem

23 Elas podem nos emocionar Lab. de Produção Gráfica e Imagem

24 Elas podem também encantar Lab. de Produção Gráfica e Imagem

25 Elas podem também encantar Lab. de Produção Gráfica e Imagem

26 Elas podem também encantar Lab. de Produção Gráfica e Imagem

27 Elas podem também seduzir Lab. de Produção Gráfica e Imagem

28 Elas podem também seduzir Lab. de Produção Gráfica e Imagem

29 Elas podem também surpreender Lab. de Produção Gráfica e Imagem

30 Elas podem iludir Lab. de Produção Gráfica e Imagem

31 ATENÇÃO Lab. de Produção Gráfica e Imagem

32 ATENÇÃO Lab. de Produção Gráfica e Imagem

33 ATENÇÃO Lab. de Produção Gráfica e Imagem

34 Elas podem nos divertir Lab. de Produção Gráfica e Imagem

35 Elas podem nos divertir Lab. de Produção Gráfica e Imagem

36 Elas podem nos divertir Lab. de Produção Gráfica e Imagem

37 Definição Enxergamos o mundo e toda sua riqueza imagética obedecendo as limitações do nosso campo de visão, ou seja, dentro de uma moldura orgânica delimitada naturalmente. Ao observarmos imagens específicas como livros, fotografias ou pinturas nos deparamos com outro tipo de moldura, uma “moldura mecânica”, formada por limites de linhas ou cores. Lab. de Produção Gráfica e Imagem

38 Definição Dentro dessas molduras nosso olhar percorre um caminho de leitura semelhante àquela empregada nos textos. Assim, podemos dividir a estrutura de uma imagem em partes como: introdução, desenvolvimento, clímax e fim. Lab. de Produção Gráfica e Imagem

39 Definição Lab. de Produção Gráfica e Imagem

40 Definição Lab. de Produção Gráfica e Imagem

41 Definição Lab. de Produção Gráfica e Imagem

42 Definição Sistema de leitura ocidental (centro óptico, centro geométrico, zona principal e zonas mortas da página). A força visual dos blocos de leitura do layout. A hierarquia visual e o entendimento da mensagem. Os elementos na página e a integração entre texto e imagem. Lab. de Produção Gráfica e Imagem

43 Sistema de Leitura Ocidental O início da escrita ocidental é sempre no lado superior esquerdo. O movimento ótico na leitura ocidental é da esquerda para a direita. A visão instintivamente se desloca em diagonal para o lado inferior oposto, assim, a rota básica da vista se projeta do lado superior esquerdo para o lado inferior direito. Lab. de Produção Gráfica e Imagem

44 Sistema de Leitura Ocidental Zonas de visualização na mídia impressa: 1. principal ou primária; 2. secundária; 3 e 4. morta; 5. centro ótico; 6. centro geométrico. Lab. de Produção Gráfica e Imagem

45 Sistema de Leitura Ocidental Zonas de visualização na mídia impressa: 1. Principal ou primária: deve conter um elemento forte – como uma imagem, um grande título, um grafismo – para atrair o interesse do leitor. Lab. de Produção Gráfica e Imagem

46 Sistema de Leitura Ocidental Zonas de visualização na mídia impressa: 2. Secundária: deve conter elementos para finalizar a página que ajudem a compreender a mensagem da página como um todo. Lab. de Produção Gráfica e Imagem

47 Sistema de Leitura Ocidental Zonas de visualização na mídia impressa: 3 e 4. Morta: o projeto gráfico deve atentar-se para as zonas mortas da página e preenchê-las com elementos de grande atração visual para conduzir a leitura de forma confortável e rápida. Lab. de Produção Gráfica e Imagem

48 Sistema de Leitura Ocidental Zonas de visualização na mídia impressa: 5. Centro ótico: está situado um pouco acima do centro geométrico* e deve apresentar aspectos atrativos para que a leitura se torne ordenada e racional. * Ou é o primeiro visual apreendido por quem manipula uma peça impressa e possibilita o “deslocamento do olho” dentro de um layout. Lab. de Produção Gráfica e Imagem

49 Sistema de Leitura Ocidental Centro Ótico Lab. de Produção Gráfica e Imagem

50 Sistema de Leitura Ocidental Centro Ótico Lab. de Produção Gráfica e Imagem

51 Sistema de Leitura Ocidental Centro Ótico Lab. de Produção Gráfica e Imagem

52 Sistema de Leitura Ocidental Centro Ótico Lab. de Produção Gráfica e Imagem

53 Sistema de Leitura Ocidental Zonas de visualização na mídia impressa: 6. Centro geométrico: é o ponto de cruzamento das diagonais. A partir desse ponto passamos a dispor os elementos que irão compor o layout, de forma que os pesos da composição estejam balanceados e seu equilíbrio possa ser mostrado ao traçar uma linha imaginária exatamente sobre este centro dividindo-a em duas partes exatamente iguais. Lab. de Produção Gráfica e Imagem

54 Sistema de Leitura Ocidental Centro Geométrico Lab. de Produção Gráfica e Imagem

55 Sistema de Leitura Ocidental Centro Geométrico Lab. de Produção Gráfica e Imagem

56 Sistema de Leitura Ocidental Centro Geométrico Lab. de Produção Gráfica e Imagem

57 Sistema de Leitura Ocidental Lab. de Produção Gráfica e Imagem

58 Sistema de Leitura Ocidental Lab. de Produção Gráfica e Imagem

59 Sistema de Leitura Ocidental Lab. de Produção Gráfica e Imagem

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61 Download estudiomultifoco.com.br/ftc


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