Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEduardo Jose Alterado mais de 9 anos atrás
1
Janeiro/20061 / 51COE – Comércio Eletrônico Internet Brasil Flávio Augusto Martins Wanderley Professor flavio@mwan.com.br
2
Janeiro/20062 / 51COE – Comércio Eletrônico Conteúdo desta aula O que vem a ser Backbone? Quem controla a Internet no Brasil? O futuro. Aceitação. Estrutura de comunicação. +
3
Janeiro/20063 / 51COE – Comércio Eletrônico Conteúdo desta aula Audiência dos domínios. Perfil do internauta Brasileiro. Evolução do Internauta Brasileiro.
4
Janeiro/20064 / 51COE – Comércio Eletrônico O que vem a ser um Backbone?
5
Janeiro/20065 / 51COE – Comércio Eletrônico Conjunto de redes e sub-redes por onde flui em alta velocidade todo o tráfego da INTERNET. Backbone
6
Janeiro/20066 / 51COE – Comércio Eletrônico Quem controla a Internet no Brasil?
7
Janeiro/20067 / 51COE – Comércio Eletrônico Organização Em maio de 1995 abriu-se comercialmente a internet no Brasil. A RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) deixou de ser um backbone exclusivo do meio acadêmico, para prestar serviços a comunidade nacional. A RNP foi criada em 1989 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, com o objetivo de construir a infra-estrutura de rede internet nacional. +
8
Janeiro/20068 / 51COE – Comércio Eletrônico Organização A RNP oferece conexão gratuita à Internet para instituições federais de ensino superior ligadas ao Ministério da Educação (MEC), unidades de pesquisa federais ligadas ao MCT, agências de ambos os ministérios e outras instituições de ensino e de pesquisa públicas e privadas. Além da integração do território brasileiro, o RNP2 oferece conexões internacionais para os Estados Unidos. Um universo estimado de 800 mil usuários da comunidade acadêmica brasileira se beneficia dessa infra-estrutura que estimula o progresso da ciência e da educação superior no país. +
9
Janeiro/20069 / 51COE – Comércio Eletrônico Organização (RNP) Desde 2000, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) tem se dedicado à promoção do uso de aplicações avançadas em redes de computadores. Telefonia sobre a rede Internet, TV digital transmitida pela rede, educação a distância e videoconferência IP são algumas das aplicações que estão sendo testadas para estudo de viabilidade de oferta na forma de novos serviços para os usuários. +
10
Janeiro/200610 / 51COE – Comércio Eletrônico Organização Em 1995 o Ministério das Comunicações criou o Comitê Gestor Internet Brasil, com o objetivo de assegurar a qualidade dos serviços prestados pelos provedores de acesso e para manter os padrões de conduta dos usuários. +
11
Janeiro/200611 / 51COE – Comércio Eletrônico Organização (Registro) Em 1998 a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), recebeu do Comitê Gestor Internet Brasil a coordenação e manutenção das atribuições de endereços IP´s em todo território nacional. Em 21 de outubro de 2005 decidiu-se que, a partir de 5 de dezembro de 2005, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br ficará responsável pela gestão do Registro.br. +
12
Janeiro/200612 / 51COE – Comércio Eletrônico Organização (Registro) As solicitações de domínios em território nacional é feita ao NIC.br através do site http://registro.br As regras e o contrato estão a disposição dos interessados no próprio site da instituição. http://registro.br Hoje é cobrado r$ 30 (trinta reais) anuais de taxa de manutenção para cada domínio registrado na entidade. Registros tais como (.com,.net e.org) tem o custo de US$ 35,00.
13
Janeiro/200613 / 51COE – Comércio Eletrônico Organização CGI.br – http://www.cgi.br Comitê Gestor da Internet no Brasilhttp://www.cgi.br NIC.br – http://www.nic.br Núcleo de Informação e Coordenação Registro.br – http://www.registro.br Registro de Domínios para Internet no Brasilhttp://www.registro.br CERT.br - http://www.cert.br Grupo de Resposta a Incidentes para a Internet brasileira, responsável por receber, analisar e responder a incidentes de segurança em computadores, envolvendo redes conectadas à Internet brasileira.
14
Janeiro/200614 / 51COE – Comércio Eletrônico Lista de Categorias de Registros Somente para pessoas jurídicas AGR.BREmpresas agrícolas, fazendas AM.BREmpresas de radiodifusão sonora ART.BRArtes: música, pintura, folclore EDU.BREntidades de ensino superior COM.BRComércio em geral COOP.BRCooperativas ESP.BREsporte em geral FAR.BRFarmácias e drogarias FM.BREmpresas de radiodifusão sonora G12.BREntidades de ensino de primeiro e segundo grau GOV.BREntidades do governo federal IMB.BRImobiliárias IND.BRIndustrias
15
Janeiro/200615 / 51COE – Comércio Eletrônico Lista de Categorias de Registros Somente para pessoas jurídicas INF.BRMeios de informação (rádios, jornais, bibliotecas, etc..) MIL.BRForças Armadas Brasileiras NET.BRDetentores de autorização para os serviços de Comunicação Multimídia (SCM), Rede e Circuito Especializado (SLE) da Anatel e/ou detentores de Sistema Autônomo conectado a Internet conforme o RFC1930 ORG.BREntidades não governamentais sem fins lucrativos PSI.BRProvedores de serviço Internet REC.BRAtividades de entretenimento, diversão, jogos, etc... SRV.BREmpresas prestadoras de serviços TMP.BREventos temporários, como feiras e exposições TUR.BREntidades da área de turismo TV.BREmpresas de radiodifusão de sons e imagens ETC.BREntidades que não se enquadram nas outras categorias para Profissionais Liberais
16
Janeiro/200616 / 51COE – Comércio Eletrônico Lista de Categorias de Registros Somente para pessoas físicas ADM.BRAdministradores ADV.BRAdvogados ARQ.BRArquitetos ATO.BRAtores BIO.BRBiólogos BMD.BRBiomédicos CIM.BRCorretores CNG.BRCenógrafos CNT.BRContadores ECN.BREconomistas ENG.BREngenheiros ETI.BREspecialista em Tecnologia da Informação FND.BRFonoaudiólogos
17
Janeiro/200617 / 51COE – Comércio Eletrônico Lista de Categorias de Registros Somente para pessoas físicas FOT.BRFotógrafos FST.BRFisioterapeutas GGF.BRGeógrafos JOR.BRJornalistas LEL.BRLeiloeiros MAT.BRMatemáticos e Estatísticos MED.BRMédicos MUS.BRMúsicos NOT.BRNotários NTR.BRNutricionistas ODO.BRDentistas PPG.BRPublicitários e profissionais da área de propaganda e marketing PRO.BRProfessores
18
Janeiro/200618 / 51COE – Comércio Eletrônico Lista de Categorias de Registros Somente para pessoas físicas PSC.BRPsicólogos QSL.BRRádio amadores SLG.BRSociólogos TRD.BRTradutores VET.BRVeterinários ZLG.BRZoólogos NOM.BRPessoas Físicas
19
Janeiro/200619 / 51COE – Comércio Eletrônico
20
Janeiro/200620 / 51COE – Comércio Eletrônico A Evolução do Backbone RNP De 1991 à 1997
21
Janeiro/200621 / 51COE – Comércio Eletrônico RNP em 1991 +
22
Janeiro/200622 / 51COE – Comércio Eletrônico RNP em 1992 +
23
Janeiro/200623 / 51COE – Comércio Eletrônico RNP em 1994 +
24
Janeiro/200624 / 51COE – Comércio Eletrônico RNP em 1995 +
25
Janeiro/200625 / 51COE – Comércio Eletrônico RNP em 1996 +
26
Janeiro/200626 / 51COE – Comércio Eletrônico RNP em 1997
27
Janeiro/200627 / 51COE – Comércio Eletrônico A RNP2 O Projeto Brasil
28
Janeiro/200628 / 51COE – Comércio Eletrônico A RNP2 Projeto de avanço tecnologico Ao longo dos últimos anos da década de 1990, as operadoras de telecomunicação foram ampliando suas infra-estruturas de fibras ópticas. Desta forma, em maio de 2000, o ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Mota Sardenberg, pôde inaugurar o novo backbone RNP2, o qual alcança os 27 estados da federação com capacidade suficiente para atender aos requisitos de aplicações e serviços avançados. +
29
Janeiro/200629 / 51COE – Comércio Eletrônico RNP2
30
Janeiro/200630 / 51COE – Comércio Eletrônico O futuro vem ai
31
Janeiro/200631 / 51COE – Comércio Eletrônico Os avanços Nos últimos anos, a Internet tem crescido de forma assustadora fomentada pela grande oferta de novas tecnologias que provocaram uma mudança não apenas visual mas de visão de negócios. As pequenas e médias áreas de negócios passaram a enxergar a Internet como uma fonte rentável de lucros e por sua consequente concorrência, uma necessidade vital para a prosperidade dos negócios. +
32
Janeiro/200632 / 51COE – Comércio Eletrônico Os avanços As novas tecnologias como VRML (Virtual Reality Modeling Language) permitiu que lojas especializadas criassem verdadeiros ambientes virtuais a custos menores dos que os tradicionais. A tecnologia Java trouxe a capacidade das companhias mostrarem um pouco mais dos seus negócios e promover uma interação online com seus fornecedores e clientes.
33
Janeiro/200633 / 51COE – Comércio Eletrônico Aceitação
34
Janeiro/200634 / 51COE – Comércio Eletrônico Descobertas / Aceitação Tempo de aceitação das invenções Meio de Comunicação Tempo de Aceitação (anos) Datas Imprensa400De 1454 ao século XIX Telefone70De 1876 até pós segunda guerra Rádio40De 1895 até o período entre as duas primeiras guerras Televisão251925 até 1950 Internet71990 até 1997
35
Janeiro/200635 / 51COE – Comércio Eletrônico Descobertas / Aceitação Tempo que novas tecnologias levaram para atingir 50 milhões de usuários no mundo. Rádio38 anos Computado16 anos Televisão13 anos TV a cabo10 anos Internet4 anos
36
Janeiro/200636 / 51COE – Comércio Eletrônico Estrutura de comunicação
37
Janeiro/200637 / 51COE – Comércio Eletrônico Velocidade x Performance Principais meios de comunicação na Internet AcessoTaxaTempo 2 MB Tempo 9 MB Modem 28,8 Kbps28,8 Kbps10 min40 min ISDN128 Kpbs2,4 min10 min Direct PC*400 Kbps35 seg3 min T11,5 Mbps11 seg48 seg Cabo / ADSL256 Kpbs1,2 min4 min * Direct PC emprega uma miniparabólica e um modem especial para o usuário receber dados via satélite.
38
Janeiro/200638 / 51COE – Comércio Eletrônico Audiência dos domínios
39
Janeiro/200639 / 51COE – Comércio Eletrônico Domínios Brasileiro DomínioAudiência Única% Alcance Uol.com.br4.85764,35% Ig.com.br4.81263,76% Globo.com4.00353,04% Terra.com.br3.59747,67% Yahoo.com.br3.50946,49% Msn.com2.57834,16% Google.com.br2.45032,46% Bol.com.br2.43632,28% Números de Março-2003. Audiência única representa pessoas diferentes que acessam pelo menos uma vez por mês o site. Números em milhões. Fonte: Nielsen / NetRatings
40
Janeiro/200640 / 51COE – Comércio Eletrônico Audiência única – Notícias
41
Janeiro/200641 / 51COE – Comércio Eletrônico Domínios Americanos DomínioAudiência Única % Alcance Tempo Médio de permanência no site Microsoft.com94.79166,56%01:25 hs Warner.com82.65658,04%03:39 hs Yahoo.com81.28657,08%01:49 hs Google.com51.12035,90%00:17 hs EBay.com37.81626,55%01:27 hs UnitedStates.gov30.82821,65%00:17 hs Números de Junho-2004. Audiência única representa pessoas diferentes que acessam pelo menos uma vez por mês o site. Números em milhões. Fonte: Nielsen / NetRatings
42
Janeiro/200642 / 51COE – Comércio Eletrônico Perfil do Internauta Brasileiro
43
Janeiro/200643 / 51COE – Comércio Eletrônico O Internauta Brasileiro
44
Janeiro/200644 / 51COE – Comércio Eletrônico O Internauta Brasileiro por Classe Social
45
Janeiro/200645 / 51COE – Comércio Eletrônico O Internauta Brasileiro por Idade
46
Janeiro/200646 / 51COE – Comércio Eletrônico O Internauta Brasileiro por Escolaridade
47
Janeiro/200647 / 51COE – Comércio Eletrônico O Internauta Brasileiro por Sexo
48
Janeiro/200648 / 51COE – Comércio Eletrônico Evolução do Internauta Brasileiro
49
Janeiro/200649 / 51COE – Comércio Eletrônico Como evoluiu o Internauta Brasileiro DataPop.*Na Web*% Pop.% Evol. Desde 1997 Jan / 2004178,420,0511,5%1.686% Jan / 2003176,014,328,1%1.143% Ago / 2002175,013,987,9%1.115% Set / 2001172,312,047,0%947% Nov / 2000169,79,845,8%756% Dez / 1999166,46,797,1%490% Dez / 1998163,22,351,4%104% Jul / 1997160,11,150,7%- * Números em milhões de pessoas.
50
Janeiro/200650 / 51COE – Comércio Eletrônico Comparativo de acessos Brasil x EUA AtividadeBrasilEUAMundo Nr. de Internautas (Milhões)20,55205,3460,076 Usuários Ativos (Milhões)12,09142,4300,40 Nr. de Sessões por mês223130 Nr. de Sites Visitados (mês)505458 Tempo de navegação (hs)22:52 hs26:20 hs24:16 hs Tempo por sessão (minutos)38:27 min32:35 min48:56 min Tempo gasto por página1 min54 seg46 seg Fonte: Nielsen / NetRatings
51
Janeiro/200651 / 51COE – Comércio Eletrônico Usuários 2005Usuários 2006 AtivosCom acessoAtivosCom acesso Janeiro10.656.90117.945.43712.035.68119.955.734 Fevereiro11.032.316 Março11.030.724 Abril11.378.02918.336.044 Maio11.517.361 Junho11.548.170 Julho11.434.54718.336.044 Agosto11.630.195 Setembro11.960.385 Outubro11.729.61918.892.455 Novembro12.529.892 Dezembro12.208.375 Usuários domiciliares de Internet no Brasil Fonte: IBOPE NetRatings
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.