A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010."— Transcrição da apresentação:

1 ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010

2 Missão do IAPMEI Promover a inovação e executar políticas de estímulo ao desenvolvimento empresarial, … visando o reforço da competitividade e da produtividade das empresas, … em especial das de pequena e média dimensão, que exerçam a sua actividade nas áreas sob tutela do MEI, com excepção do sector do turismo.

3 Estratégias de crescimento O processo de elaboração de uma estratégia desenrola-se em duas fases: ● a 1ª fase é a da construção de possibilidades, a partir das experiências do passado lidas à luz de situações do presente; ● a 2ª fase é a da configuração dessa possibilidade num Plano de Negócios operacional. A eficácia deste Plano reside na capacidade de o ancorar nas expectativas dos clientes. O crescimento da empresa depende da sua capacidade de perpetuar essa relação.

4 Objectivos da Assistência Empresarial Conhecer a empresa e estratégia Simplificar o acesso à informação Facilitar o acesso a recursos Promover as competências

5 Função da assistência empresarial 1. Apoiar estratégias de crescimento Proceder ao acompanhamento de empresas, no âmbito das suas actividades de diagnóstico, análise estratégica e formulação de estratégias de investimentos e de qualificação de recursos humanos.

6 Função da assistência empresarial 2. Promover o desenvolvimento empresarial Conceber, propor e implementar programas de intervenção no domínio das políticas públicas de desenvolvimento empresarial.

7 Função da assistência empresarial 3. Valorizar os recursos humanos e as boas práticas Assegurar a gestão das medidas de valorização dos recursos humanos das empresas e a adopção de boas práticas.

8 1.Apoiar estratégias de crescimento (inovador e internacional) Ferramentas utilizadas ● Plano de Contactos com Empresas ● Diagnóstico de Competitividade ● Análise de Competências ● Identificação de necessidades de internacionalização ● Identificação de necessidades de financiamento

9 2. Promover o desenvolvimento empresarial (cooperação) Sessões colectivas de trabalho com empresas com a participação de universidades, associações, centros tecnológicos, centros de formação, sociedades de capital de risco, sociedades de garantia mútua e bancos. Construção de um plano de acção orientado para a resolução dos problemas detectados ou aproveitamento das oportunidades identificadas.

10 2. Promover o desenvolvimento empresarial (cooperação, inovação e financiamento na Europa) Enterprise Europe Network

11 PME Acade mia Centr os de Saber Espaço de aprendizagem, formação e desenvolvimento; Unidade de transferência de conhecimentos, competências e práticas para o sucesso, de e para as PME 3. Valorizar os recursos humanos e as boas práticas

12 Formação profissional específica para gestores de PME; Formação de formadores em gestão de PME; Organização de eventos formativos destinados às PME e às entidades envolvente empresarial; Organização de espaços de aprendizagem;

13 Contactos IAPMEI, I.P. Direcção de Assistência Empresarial Centro de Desenvolvimento Empresarial de Lisboa Estrada do Paço do Lumiar, 22 Telefone: OBRIGADO


Carregar ppt "ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google