A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apostila 12; Capítulo 25 Feudalismo. Sistema feudal - Feudo Quando a Roma passou a ser invadida pelos bárbaros, muitas pessoas fugiram para os campos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apostila 12; Capítulo 25 Feudalismo. Sistema feudal - Feudo Quando a Roma passou a ser invadida pelos bárbaros, muitas pessoas fugiram para os campos."— Transcrição da apresentação:

1 Apostila 12; Capítulo 25 Feudalismo

2 Sistema feudal - Feudo Quando a Roma passou a ser invadida pelos bárbaros, muitas pessoas fugiram para os campos em busca de proteção. Os nobres, donos de grandes propriedades de terra (feudos) construíram castelos e abrigaram ao redor os servos (camponeses), que em troca de alimento e proteção, trabalhavam para esses nobres (Senhores Feudais). Esse processo, fugir das cidades para o campo, ocorreu entre os séculos V e X Quando a Roma passou a ser invadida pelos bárbaros, muitas pessoas fugiram para os campos em busca de proteção. Os nobres, donos de grandes propriedades de terra (feudos) construíram castelos e abrigaram ao redor os servos (camponeses), que em troca de alimento e proteção, trabalhavam para esses nobres (Senhores Feudais). Esse processo, fugir das cidades para o campo, ocorreu entre os séculos V e X

3 Sociedade Feudal A sociedade feudal era estamental e baseada no nascimento. Existiam três ordens feudais Oratores: os que rezavam. Belatores: os que guerreavam. Laboratores: os que trabalhavam A sociedade feudal era estamental e baseada no nascimento. Existiam três ordens feudais Oratores: os que rezavam. Belatores: os que guerreavam. Laboratores: os que trabalhavam

4 Economia feudal Tudo girava em torno do feudo, uma grande área rural pertencente ao Sr. Feudal. O feudo era autossuficiente e com uma economia agrária de subsistência, não havia comércio. As trocas que ocorriam eram in natura, ou seja, produto por produto – escambo. Os servos, em troca da moradia e proteção dos nobres, trabalhavam no campo e pagavam pesados impostos Tudo girava em torno do feudo, uma grande área rural pertencente ao Sr. Feudal. O feudo era autossuficiente e com uma economia agrária de subsistência, não havia comércio. As trocas que ocorriam eram in natura, ou seja, produto por produto – escambo. Os servos, em troca da moradia e proteção dos nobres, trabalhavam no campo e pagavam pesados impostos

5 Política feudal Os feudos surgem e se consolidam nas regiões pertencentes ao reino bárbaro dos francos. Os reis não tinham poder sobre os feudos, apenas os senhores feudais podiam criar leis e impostos em seus feudos, era um poder descentralizado na Europa. Os senhores feudais costumavam conceder parte de suas terras a outros nobres, que se tornavam seus cavaleiros e protetores. Essa relação se chamava suserania e vassalagem. Os feudos surgem e se consolidam nas regiões pertencentes ao reino bárbaro dos francos. Os reis não tinham poder sobre os feudos, apenas os senhores feudais podiam criar leis e impostos em seus feudos, era um poder descentralizado na Europa. Os senhores feudais costumavam conceder parte de suas terras a outros nobres, que se tornavam seus cavaleiros e protetores. Essa relação se chamava suserania e vassalagem.

6 As cruzadas - século XI Durante o feudalismo, a Igreja Católica passou a ter muito poder e controlar a vida do homem. Para salvar a terra santa (Jerusalém) dos árabes, a Igreja Católica organizou as Cruzadas. As cruzadas eram expedições militares onde nobres e camponeses participavam da Guerra Santa. Durante o feudalismo, a Igreja Católica passou a ter muito poder e controlar a vida do homem. Para salvar a terra santa (Jerusalém) dos árabes, a Igreja Católica organizou as Cruzadas. As cruzadas eram expedições militares onde nobres e camponeses participavam da Guerra Santa.

7

8


Carregar ppt "Apostila 12; Capítulo 25 Feudalismo. Sistema feudal - Feudo Quando a Roma passou a ser invadida pelos bárbaros, muitas pessoas fugiram para os campos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google