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XVII International Research Society on Public Management, IRSPM CONFERENCE Prague,Czech Republic 10-12 April 2013 Public Sector Responses to the Global.

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1 XVII International Research Society on Public Management, IRSPM CONFERENCE Prague,Czech Republic April 2013 Public Sector Responses to the Global Crises New Challenges for Politics and Public Management Anotações

2 XVII IRSPM Conference Prague, April 2013 Gerais Características da IRSPMIRSPM Public Management Review IRSPM 2013 Participação Brasil e da Udesc Relação com nossos temas de pesquisa Call for Contributions: The New Public Governance Call for Contributions: The New Public Governance (Bratislava, Slovakia, Outubro 2013)

3 XVII IRSPM Conference Prague, April 2013 Conferência de Abertura Stephen Osborne University of Edinburgh - Scotland The New Public Managament (NPM) – failed in practice, flawed in theory The New Public Governance (NPG) – to a Public Service Dominant Logic (PSDL) Services – plural provision, pluralist processes Public Service Systems - Beyond Interorganizational Networks Texto: A New Theory for Public Service Management?: Toward a (Public) Service-Dominant ApproachA New Theory for Public Service Management?: Toward a (Public) Service-Dominant Approach Osborne, S. P.Osborne, S. P., Radnor, Z. & Nasi, G. 1-Mar-2013 In : American Review of Public Administration. 43, 2, p , 24 p.

4 XVII IRSPM Conference Prague, April 2013 Public Service Dominant Logic PSDL Foco em processo e nas relações (delivery) Produção e consumo ocorrem juntos, não separados no tempo e no espaço (diferente de produtos) Centralidade do usuário e da coprodução Serviços públicos como continuum Design técnico importa, mas não é dominante como nos produtos Coprodução é desafiada e alterada pela tecnologia digital, operando em lógica mais complexa Importante: legislação e accountability Equilíbrio entre diversos resultados (outcomes) Criação de valor (public value)

5 XVII IRSPM Conference Prague, April 2013 A sustainable model for Public Service Organisations - PSO 1.Equilíbrio curto prazo e longo prazo 2.You can´t beat the system Governados como serviços, não como organizações Service blueprinting, foco no processo, front and back stage 3.No man is an island Eficiência interna de 01 parte é necessária, não suficiente Nem só interno, nem só eficiência 4.You need the knowledge Conhecer o “mapa” da cidade Conhecimento contextualizado dos stakeholders, dos usuários, dos profissionais Não design técnico, mas negociação e governança Gerenciamento/governança do risco Papel da TIC – conhecimento, com usuários e cidadãos no centro

6 XVII IRSPM Conference Prague, April 2013 A sustainable model for Public Service Organisations - PSO 5. Trabalho nas relações Relações de longo prazo, não transações pontuais Não evento, mas processo, o sistema que produz o serviço ao longo do tempo Tornar realidade a retórica da confiança na produção dos serviços 6. Coprodução no centro Co-production is the heart Coprodução no centro do desempenho efetivo e da inovação em serviços públicos “A public service cannot exist without co-production” Engajamento ativo 7. Inovação em serviços públicos Inovação como driver para a efetividade dos serviços Inovação aberta e colaborativa baseada na coprodução Compartilhando – custos e riscos, conhecimento Ultrapassando fronteiras organizacionais e maximizando resultados


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