A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências Humanas e suas Tecnologias - História Ensino Fundamental, 9º Ano Primeira Guerra Mundial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências Humanas e suas Tecnologias - História Ensino Fundamental, 9º Ano Primeira Guerra Mundial."— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Humanas e suas Tecnologias - História Ensino Fundamental, 9º Ano Primeira Guerra Mundial

2 Grande Guerra Guerra das Guerras HISTÓRIA, 9° Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial

3 Conflito armado ocorrido no início do século XX, no território europeu. Envolveu grande parte dos países do mundo e marcou o início de um período de avanços tecnológicos. HISTÓRIA, 9° Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial

4 disputas de mercados internacionais; atrito entre as grandes potências por causa de questões coloniais; a França queria revanche contra a Alemanha por ter perdido o território da Alsácia-Lorena. HISTÓRIA, 9° Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial

5 Francisco Ferdinando e sua esposa HISTÓRIA, 9° Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial Imagem: Bettmann, Corbis/ Public Domain

6 Assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa, Sofia, no dia 28 de Junho de O autor do crime foi Gavrilo Princip, participante do grupo nacionalista Mão Negra. HISTÓRIA, 9° Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial Imagem: Carl Pietzner/ Public Domain

7 Esse fato foi, apenas, a “gota d’água” para o início do conflito. HISTÓRIA, 9° Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial

8 Prisão de Gravilo Princip HISTÓRIA, 9° Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial Imagem: A prisão de Gavrilo Princip, 28 de Juho 1914/ Autor Desconhecido/ Public Domain

9 Os países estavam armados e preparados para guerrear. As potências reuniram-se em blocos. Era a preparação para um grande conflito. O mundo esperava uma guerra rápida, mas esta durou 4 anos e arruinou a Europa. HISTÓRIA, 9° Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial

10 Potências Centrais (Tríplice Aliança): Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império Turco- Otomano. Tríplice Entente: Império Britânico, França, Império Russo (até 1917) e Estados Unidos (a partir de 1917). HISTÓRIA, 9° Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial

11 HISTÓRIA, 9° Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial Imagem: Mapa da aliança militar da Europa no 1914/ historicair/ Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic Tríplice Aliança Tríplice Entente Nações Neutras

12 Ocorreu de 28 de julho de 1914 a 11 de novembro de A Primeira Guerra Mundial HISTÓRIA, 9° Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial Imagem: Metralhadora Vickers em ação e servidores, 21 de setembro de 1917/ Ernest Brooks/ Public Domain

13 As batalhas desenvolveram-se principalmente em trincheiras. Os soldados ficavam, muitas vezes, centenas de dias entrincheirados, lutando pela conquista de pequenos pedaços de território. A fome e a doença também eram inimigas desses guerreiros. HISTÓRIA, 9° Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial

14 Nos combates, também houve a utilização de novas tecnologias bélicas como tanques de guerra e aviões. Enquanto os homens lutavam nas trincheiras, as mulheres trabalhavam na indústria bélica, como empregadas. HISTÓRIA, 9° Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial

15 Nas trincheiras, os soldados conviviam com ratos, parasitas, lama ou pó, frio ou calor, conforme a estação do ano. Eram protegidas por grandes redes de arame farpado e por muitos homens armados com metralhadoras. As trincheiras HISTÓRIA, 9° Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial Imagem: Frank Hurley, 27 de setembro de 1917/ Australian War Memorial/ Public Domain

16 O avanço dos inimigos era retardado pelo uso do arame farpado. As infantarias eram armadas com muitas metralhadoras. A partir de 1915, os alemães começaram a usar gás tóxico. A alimentação era feita à base de carne, vegetais enlatados e biscoitos. HISTÓRIA, 9° Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial

17 Os E.U.A vendiam alimentos, combustível, produtos industriais e máquinas para França e Inglaterra, tudo pelo sistema de crediário (“compre agora e pague depois da guerra”). Com o passar do tempo, a situação ficava pior (destruição, fome, miséria e matança) e os E.U.A começaram a temer que França e Inglaterra não pagassem as mercadorias compradas (os dois países deviam, aproximadamente, 2 bilhões de dólares aos americanos). HISTÓRIA, 9° Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial

18 De cima para baixo e da esquerda para a direita: Trincheiras na Frente Ocidental; o avião bi-planador Albatros D.III; um tanque britânico Mark I cruzando uma trincheira; uma metralhadora automática comandada por um soldado com uma máscara de gás; o afundamento do navio de guerra Real HMS Irresistible após bater em uma mina. HISTÓRIA, 9° Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial Imagem: Montagem feita por World War I. Utilizando as seguintes imagens: (a)Ernest Brooks/ Public Domain; (b) M Van Houten/ Public Domain; (c) W.wolny/ Public Domain; (d) John Warwick Brooke/ Public Domain; (e) Morven/ Public Domain.

19 Preocupados com um possível não pagamento da dívida, a população americana incentivava a entrada do país na guerra. Em março de 1917, os alemães afundaram alguns navios americanos que iam comercializar com a Inglaterra. Esse fato levou o Congresso americano, no dia 6 de abril, a declarar guerra à Alemanha. A entrada dos Estados Unidos na guerra foi decisiva para a vitória da Entente. HISTÓRIA, 9° Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial

20 O ano de 1917 é essencial para o fim do conflito, pois a Rússia abandonou a guerra em razão do início de sua Revolução e os E.U.A, que, até então, só participavam da guerra como fornecedor, vendo seus investimentos em perigo, entram, militarmente, no conflito, mudando totalmente o destino da guerra e garantindo a vitória da Tríplice Entente. HISTÓRIA, 9° Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial

21 O presidente dos E.U.A (Woodrow Wilson), em 1918, levou suas ideias ao Congresso no chamado “Programa dos 14 Pontos”. HISTÓRIA, 9° Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial

22 Os perdedores tiveram que assinar o Tratado de Versalhes. A Alemanha teve seu exército reduzido e sua indústria bélica controlada. Teve que devolver à França a região da Alsácia-Lorena. Teve que pagar o prejuízo da guerra aos países vencedores. HISTÓRIA, 9° Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial

23 O Tratado de Versalhes repercutiu na Alemanha, sendo o principal fator do sentimento de revanche que ocasionou a II guerra. O resultado foi, aproximadamente, 10 milhões de mortos e milhões de feridos. Destruição da produção agrícola, industrial e muito prejuízo econômico. HISTÓRIA, 9° Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial

24 Assinatura do Tratado de Versalhes Este fato impunha fortes restrições e punições aos vencidos. HISTÓRIA, 9° Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial Imagem:A assinatura da Paz no Salão dos Espelhos, Versalhes/ William Orpen, 1919/ Imperial War Museum/ Public Domain

25 Famílias destruídas e crianças órfãs. E.U.A tornou-se o país mais rico do mundo. Império Austro-Húngaro fragmentou-se. Surgimento de alguns países (Iugoslávia) e desaparecimento de outros. HISTÓRIA, 9° Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial

26 O império turco, após 200 anos de decadência, dividiu-se. Em 1919, foi criada a Liga das Nações (sediada na Suíça). Porém, pouco tempo depois, ela fracassou. O desemprego aumentou na Europa. HISTÓRIA, 9° Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial

27 Quatro anos após a I Guerra, a Europa já não era mais a mesma: os presidentes substituíram os príncipes; automóveis, submarinos e aviões eram uma realidade; o cinema e o rádio expandiram-se pelo mundo; as mulheres lutam pelos seus direitos. HISTÓRIA, 9° Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial

28 Na primeira Guerra Mundial, os confrontos foram longos, muito maiores que os países esperavam e se prepararam economicamente. Após 1914, as economias dos países - a indústria, os investimentos do Estado, a mão de obra, tudo se voltava para a economia de guerra. HOBSBAWM, Eric. “A Era dos Extremos”. HISTÓRIA, 9° Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial

29 Revisando HISTÓRIA, 9° Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial

30 1. (USP) O assassinato do herdeiro do Império Austro-Húngaro, em Sarajevo, veio complicar a situação europeia e ocasionou a eclosão da I Guerra Mundial. O personagem em questão era (A) O Kaiser Guilherme (B) Francisco Ferdinando (C) Lloyd George (E) Lênin (D) Nicolau Romanov CORRETO HISTÓRIA, 9° Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial

31 2. (PUC) O fim da I Guerra Mundial trouxe, entre outras consequências: (A) A unificação política do Oriente Médio, sob a liderança do Egito. (B) A simplificação do mapa político da Eurásia pelo desaparecimento de numerosos pequenos Estados. (C) A ampliação do território alemão, em detrimento da Polônia. (D)O aparecimento de numerosos novos Estados, em virtude da desintegração dos Impérios Otomanos, Austro-Húngaro e Russo. (E) E a denominação da Alemanha pelas forças de ocupação aliadas. CORRETO HISTÓRIA, 9° Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial

32 3. (SEC) Presidente dos Estados Unidos durante a Guerra de 1914 – 1918: (A) Flanklin Roosevelt (C) Churchill (B) Woodrow Wilson (D) Theodore Roosevelt (E) George Bush CORRETO HISTÓRIA, 9° Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial

33 Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informaçãoData do Acesso 5Bettmann, Corbis/ Public Domainhttp://commons.wikimedia.org/wiki/File:Archduke _Franz_with_his_wife.jpg 03/08/2012 6Carl Pietzner/ Public Domainhttp://commons.wikimedia.org/wiki/File:Franz_fer dinand.jpg 03/08/2012 8Autor Desconhecido/ Public Domainhttp://commons.wikimedia.org/wiki/File:Princip_a rrest.jpg 03/08/ historicair/ Creative Commons Attribution- Share Alike 2.5 Generic ope_alliances_1914-en.svg 03/08/ Ernest Brooks/ Public Domainhttp://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vickers_I WW.jpg 03/08/ Frank Hurley, 27 de setembro de 1917/ Australian War Memorial/ Public Domain n_infantry_small_box_respirators_Ypres_1917.jpg 03/08/ Montagem feita por World War I. Utilizando as seguintes imagens: Ernest Brooks/ Public Domain; (b) M Van Houten/ Public Domain; (c) W.wolny/ Public Domain; (d) John Warwick Brooke/ Public Domain; (e) Morven/ Public Domain. ePicture_For_Wikipedia_Article.jpg 03/08/ William Orpen, 1919/ Imperial War Museum/ Public Domain Orpen_- _The_Signing_of_Peace_in_the_Hall_of_Mirrors,_ Versailles.jpg 03/08/2012


Carregar ppt "Ciências Humanas e suas Tecnologias - História Ensino Fundamental, 9º Ano Primeira Guerra Mundial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google