A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 PROFESSORA PATRÍCIA FERNANDES.  A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " PROFESSORA PATRÍCIA FERNANDES.  A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e."— Transcrição da apresentação:

1  PROFESSORA PATRÍCIA FERNANDES

2  A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade. Passa, então, a viver outra vida, autônoma, independente do autor e da experiência de realidade de onde proveio. (Afrânio Coutinho).  Não esqueça : não existe um único conceito para denominar o que é Literatura.

3  A palavra serve para comunicar e interagir e também para criar literatura, isto é, criar arte, provocar emoções.  Ao estudarmos literatura nos apropriamos de alguns de seus conceitos básicos.  Através a literatura conhecemos pessoas e lugares que muitas vezes não poderíamos conhecer pessoalmente.

4  Para descrever a sociedade ao longo dos tempos;  Para provocar sentimentos (amor, compaixão, alegria, medo...);  Serve para denunciar a realidade;  Para divertir;  Para desenvolve a capacidade crítica do leitor

5  Denotação: Significado restrito, objetivo,exato. Sentido do dicionário.  Conotação: Significado amplo, expressivo, criativo. Sentido figurado. Ex: a palavra Voar está sendo usada no sentido conotativo.

6  Há maior ênfase na expressão do que no conteúdo.  Há predomínio da linguagem conotativa (figurativa).  A linguagem é mais pessoal, carregada de emoções e impressões de seu emissor.  A realidade pode ser recriada, traduzida.  A ambigüidade é utilizada como um recurso criativo.

7 DIA DO ÍNDIO Os dias que têm Os seus dias contados. PAES, José Paulo. Os melhores poemas. São Paulo: Global, 1998, p. 155.

8  Há mais ênfase no conteúdo que na expressão.  Há predomínio da linguagem denotativa (sentido próprio)  A linguagem é mais impessoal, objetiva, visando preferencialmente a informação.  A realidade é apenas traduzida  Como há um predomínio da objetividade não deixa margens á dupla interpretações

9  Comemora-se, no dia 19 de abril, o Dia do Índio. A FUNAI prepara a festa de comemoração desta data. Manchete no dia 19 de Abril

10  SUCESSO NO ANO QUE INICIA!!!


Carregar ppt " PROFESSORA PATRÍCIA FERNANDES.  A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google