A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OBJETIVO O Projeto tem como objetivo implantar no “Armazém da Natureza” reciclagem do óleo vegetal de cozinha por meio de inclusão social, produzindo sabão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OBJETIVO O Projeto tem como objetivo implantar no “Armazém da Natureza” reciclagem do óleo vegetal de cozinha por meio de inclusão social, produzindo sabão."— Transcrição da apresentação:

1 OBJETIVO O Projeto tem como objetivo implantar no “Armazém da Natureza” reciclagem do óleo vegetal de cozinha por meio de inclusão social, produzindo sabão e sabonete ecologicamente corretos.

2 LEGISLAÇÃO Os óleos encontram-se legislados na Portaria 240/92. Esta Portaria estabelece as disposições relativas ao licenciamento das atividades de recolha, armazenagem, tratamento prévio, regeneração, recuperação, combustão e incineração dos óleos usados.

3 COLETA E ARMAZENAMENTO A coleta já é executada pelo “Armazém da Natureza”, nas residências percorrendo quilômetros. Para o armazenamento há o espaço necessário, tanto do óleo a ser utilizado quanto para o produto final.

4 EDUCAÇÃO AMBIENTAL Através de agentes ambientais (funcionários) treinados na própria instituição, realizar uma campanha porta a porta de conscientização ambiental e de reciclagem.

5 TREINAMENTO Será feito por voluntariado de profissionais do ramo, como educadores, gestores e técnicos ambientais. Assim a verba para tal será de baixa significativa, apenas para disponibilizar o material, como exemplo apostila. Tempo de capacitação é de até 02 meses, para que os agentes estejam aptos e com total esclarecimento sobre o assunto. Treinamento para produção do material será realizado também por voluntariado de pessoal que já realiza este trabalho.

6 RECURSOS FINANCEIROS Para fornecimento do material em geral contaremos com parcerias (patrocínios). Parceria esta que se fará da troca de divulgação dos fornecedores por material. Os materiais não patrocinados, por enquanto, estão dentro da verba já disponibilizada. Com custo beneficio de baixa significativa e de acordo com parcerias e execução, estando ao alcance da verba disponibilizada, pode reduzir a dependência de subsídios e garantir que os agentes consigam sua auto sustentabilidade.

7 RECRUTAMENTO DE PESSOAL O recrutamento será efetuado pelo trabalho voluntário de uma Agente social da prefeitura. Terá como foco os jovens de baixa renda, e que estão bem próximos de áreas problemáticas e longe de alguma capacitação. Quantidade e remuneração do pessoal e espécie de contrato será estipulado de acordo com execução do projeto e realização de metas mais aprofundadas.

8 MATERIAL Material físico: peneiras, baldes, colheres, fogão comum, formas, facas. Material químico: soda caustica, água, amaciante, essência de aromas. Material de proteção: luvas, jaleco, mascara, óculos Material embalagem: materiais devidamente triados já disponíveis no “Armazém da Natureza”.

9 PRODUÇÃO Tempo de preparo de aproximadamente 1 hora e de conclusão 12 á 15 dias. Terá inicialmente quantia reduzida, já que, o óleo tem destinação primaria á indústria de biodisel. Será dada de acordo com a disponibilidade de material e de acordo com metas para sustentabilidade.

10 VENDA, DISTRIBUIÇÃO E DIVULGAÇÃO A venda se dará mobilizando os moradores, hotéis, restaurantes, industriais, enfim, por meio de divulgação na mídia, no “boca a boca” e campanhas de conscientização, com a garantia de um produto viável financeiramente, ecologicamente correto e de qualidade testada e garantida. A distribuição será efetuada com um carro devidamente apropriado e funcionário instruído.

11 CONSIDERAÇÕES FINAIS Os resíduos são alegremente despejados nos esgotos pelos seus produtores. Os produtores desconhecem que são obrigados a dar destino final aos seus resíduos, ou se não desconhecem fazem-se esquecidos e ninguém lhes dá qualquer penalização por isso. Os serviços de fiscalização não se preocupam em verificar se a Lei está a ser aplicada, nem têm como o fazer, porque também não têm conhecimento do que devem fazer, nem existem directivas que os orientem. Obviamente que não pode ser o Estado a arcar com o esforço de assegurar sozinho a tarefa de recolher e valorizar os óleos que são diariamente despejados nos esgotos, no entanto, a implementação de uma política concertada nesta área traria certamente benefícios para o meio ambiente e para a economia do País.

12 Um pequeno gesto que faz muito pela natureza. O óleo de cozinha usado descartado na pia é o mesmo que entope redes de esgoto e aumenta os custos do tratamento de água, alem de poluir rios e represas. Um único litro de óleo pode contaminar até 1 milhão de litros de água. Ajude a mudar esse quadro. Junte o óleo usado, coloque em um recipiente vedado e entregue juntamente com o lixo recliclavel.


Carregar ppt "OBJETIVO O Projeto tem como objetivo implantar no “Armazém da Natureza” reciclagem do óleo vegetal de cozinha por meio de inclusão social, produzindo sabão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google