A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema de Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos Orgânicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema de Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos Orgânicos"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos Orgânicos
Discentes: Ana Laura Bento Flavia Torres Rafael Lemes Taciani Magalhães Docente: Rogério Cunha

2 Introdução Resíduos Sólidos Semi-sólido Líquido
Restos das atividades humanas, inúteis, indesejáveis ou descartáveis (ABNT, 2004). Sólidos Semi-sólido Líquido

3 Introdução Resíduos sólidos pela lei 12305/10
Resíduos domiciliares, de limpeza urbana, de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço, industriais, de serviços da saúde, da construção civil e de mineração.

4 Resíduos Sólidos Orgânicos
Introdução Vegetal Animal Resíduos Sólidos Orgânicos

5 Introdução No Brasil são produzidas diariamente cerca de 241 mil toneladas de resíduos sólidos 28% é coletado ou recebe alguma forma de tratamento e/ou disposição final 23% 2% 3% 72%

6 Introdução Um dos caminhos para a solução dos problemas relacionados com os resíduos sólidos orgânicos é a gestão e o gerenciamento destes: Controle da geração Disposição AÇÕES Armazenamento Processamento Coleta Transporte

7 Gestão e gerenciamento de resíduos sólidos orgânicos
Existem razões significativas para implantar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em Universidades: Ensino, Pesquisa e Extensão Pequenos núcleos urbanos Restaurantes & Cantinas Planejamento, treinamento e operações Conscientização Princípios e práticas de sustentabilidade

8 Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)
Prevê a concessão de incentivos fiscais e financeiros às instituições que promovam a reutilização e a reciclagem de resíduos; Principais objetivos Organização dos catadores => Ampliação dos serviços => Visando sua emancipação econômica Inclusão social e sustentabilidade

9 Aspectos Ambientais Mau-cheiro Produção de chorume
Descarga de chorume nos cursos d’água Vazamento de chorume no solo Inatrativo Liberação de gases Desenvolvimento de microrganismos Falta de local adequado à disposição final Espalhamento de resíduos

10 Impactos Ambientais Proliferação de vetores biológicos Doenças
Problemas sanitários Poluição visual Poluição do ar Poluição das águas superficiais e subterrâneas

11 Impactos Ambientais Contaminação do solo Redução de oxigênio das águas
Morte dos organismos aeróbios Eutrofização Obstrução de rios pelos resíduos Assoreamento dos cursos d’água

12 Objetivo Geral Reduzir o volume de resíduos sólidos orgânicos produzidos pelo campus da Universidade Federal de Alfenas.

13 Objetivos Específicos
- Reduzir o volume de resíduos sólidos orgânicos gerados; - Gerenciar os resíduos sólidos orgânicos em conformidade com os requisitos; - Reaproveitar ou reciclar o resíduo sólido orgânico que é produzido; - Conscientizar e treinar todos os envolvidos;

14 Objetivos Específicos
- Encorajar os usuários a consumir o que for necessário; - Desenvolver eventos educativos relacionados ao lixo orgânico; - Armazenar o lixo gerado pelo RU, cantina e jardinagem em ambiente adequado; - Implementar a construção de biodigestor e uma composteira no campus 2 da UNIFAL-MG.

15 Metas - Reduzir o volume de resíduos sólidos orgânicos em 50% dentro de 6 meses; - Atingir 100% de conformidade com os requisitos legais de disposição dos resíduos sólidos orgânicos no RU, cantina e jardinagem dentro de 18 meses; - Reaproveitar ou reciclar em 75% os resíduos, com prazo de 1 ano.

16 Metas - Comprar containers para armazenar o lixo orgânico dentro de 3 meses; - Realizar eventos educativos até o final do ano corrente; - Implementar a construção de biodigestor no campus 2 da UNIFAL-MG, com prazo de 5 anos; - Construir composteira com tamanho ideal para armazenar todo o lixo orgânico da UNIFAL-MG, dentro de 1 ano.

17 Indicadores Para averiguar a redução do volume de resíduos sólidos após o prazo estabelecido, realizar a pesagem dos resíduos gerados e comparar com os antigos dados obtidos; - Através de uma auditoria interna, verificar se a Instituição encontra-se em total conformidade com os requisitos legais de disposição de resíduos sólidos orgânicos;

18 Indicadores Realizar uma inspeção com a finalidade de avaliar se os resíduos passivos de serem reciclados ou reaproveitados encontram-se destinados para este fim; - Apurar se a instituição adquiriu e instalou os materiais/equipamentos necessários para cumprir as metas estabelecidas; - Constatar através de pesquisas com o público alvo a realização de eventos educativos.

19 Materiais e Métodos O trabalho foi desenvolvido durante o mês de março de 2013, no campus sede da Universidade Federal de Alfenas – ALFENAS MG. O estudo envolveu o restaurante universitário, a cantina e o material oriundo da jardinagem.

20 Resultados

21 Resultados

22 Problemas encontrados
Restaurante Universitário Cozinha Refeitório

23 Problemas encontrados
Restaurante Universitário - Cozinha - Não foi identificado nenhum problema mais grave, pois o lixo do pré-preparo é destinado à criação de porcos de alguns fazendeiros da região de Alfenas- MG, sendo assim, reutilizado (destinação final ambientalmente adequada).

24 Problemas encontrados
Restaurante Universitário – Refeitório Mistura de lixo orgânico e inorgânico; O lixo destinado à sobra do alimento vai diretamente para o aterro sanitário, não tendo uma destinação final adequada.

25 Problemas encontrados
Cantina - Os lixos recolhidos não possuem uma destinação final ambientalmente adequada (reutilização, reciclagem, compostagem) tendo como destino o aterro sanitário. - Foi observado que o lixo que é retirado da cozinha não é depositado em um lugar ideal, ficando ao ar livre até ser coletado.

26 Problemas encontrados
Jardinagem - Não foi detectado nenhum problema mais grave, já que as folhas, grama, galhos e flores recolhidos são destinados à compostagem e posteriormente utilizados para a adubação da horta e dos jardins da UNIFAL-MG.

27 Propostas/Programas Gerais
- Propor criação de um endereço online, acessível ao público, com informações a respeito do lixo orgânico; - Divulgar estes mesmos problemas através de palestras;

28 Propostas/Programas Gerais
- Incentivar os alunos do curso de Ciências Biológicas a desenvolverem e executarem projetos relacionados ao lixo gerado pela instituição; - Criar eventos na Instituição que ofereça minicursos (teórico e prático) disponível a todos os alunos e aberto ao público;

29 Propostas/Programas Restaurante Universitário Cozinha Refeitório

30 Propostas/Programas Restaurante Universitário – Cozinha
- Escolher fornecedores com produtos de melhor qualidade; - Fornecer programas de treinamentos aos funcionários a fim de capacitá-los para melhor aproveitamento dos produtos; - Planejar e implementar um método de gestão visando à parte econômica e ambiental: A quantidade de alimentos preparados, se os alimentos adquiridos estão bem armazenados, se existe controle de qualidade nos alimentos adquiridos, se são utilizados dentro do prazo de validade, se as pessoas que preparam as refeições obedecem às normas de higiene e segurança e se há reclamações da quantidade servida.

31 Propostas/Programas Restaurante Universitário – Refeitório
Realizar programas de educação ambiental por meio de cartazes e palestras com os usuários do RU informando-os sobre a importância de separar o lixo inorgânico (copos descartáveis e guardanapo) do lixo orgânico (sobra do alimento); Conscientizar os usuários do RU, colocar na bandeja apenas o que for comer, através de palestras que enfatizem o desperdício de comida; - Ao invés do lixo referente à sobra de alimento ir diretamente para o aterro sanitário, destinar a sua reciclagem ao processo de biodigestão, por exemplo.

32 Propostas/Programas Cantina
- Destinar o lixo da cozinha, que geralmente são cascas de frutas, verduras e legumes à compostagem; - Propor a reitoria medidas para a armazenagem do lixo orgânico produzido; - Exigir do fornecedor produtos com boa qualidade.

33 Propostas/Programas Jardinagem
- Continuar com a realização da compostagem de folhas, mudas e podas, feitas pelos próprios funcionários da limpeza e jardinagem.

34 Propostas/Programas Etapas da compostagem

35 Conclusão Volume de resíduos sólidos orgânicos
Necessidade de buscar ações Gera um desperdício significativo, tendo em vista que a sua destinação não é adequada. redução da produção deste tipo de resíduo aproveitamento ou reciclagem daquilo que é produzido.

36 Conclusão Para atingir este objetivo seria necessário o desenvolvimento e a implantação de programas de conscientização e treinamento de todos os envolvidos, a fim de convencê-los sobre os benefícios ao meio ambiente por meio da redução da geração destes resíduos.


Carregar ppt "Sistema de Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos Orgânicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google