A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NOÇÕES DE FONÉTICA E FONOLOGIA. Fonética e Fonologia Leitura recomendada: página 16/21 da apostila 3. Fonética e Fonologia são disciplinas da Linguística.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NOÇÕES DE FONÉTICA E FONOLOGIA. Fonética e Fonologia Leitura recomendada: página 16/21 da apostila 3. Fonética e Fonologia são disciplinas da Linguística."— Transcrição da apresentação:

1 NOÇÕES DE FONÉTICA E FONOLOGIA

2 Fonética e Fonologia Leitura recomendada: página 16/21 da apostila 3. Fonética e Fonologia são disciplinas da Linguística que estudam os sons da fala e como eles são produzidos.

3 Fonética e Fonologia A Fonética estuda os sons da fala. A Fonologia estuda a função desses sons dentro de uma determinada língua.

4

5 O conjunto de órgãos e estruturas que produzem os sons de nossa fala é chamado de aparelho fonador.

6

7 Número de fonemas e número de letras Letra É o sinal gráfico da escrita. Exemplos: pipoca – tem 6 letras hoje – tem 4 letras Fonema É o som da fala. Exemplos: pipoca – tem 6 fonemas Hoje – tem 3 fonemas

8 Número de fonemas e número de letras  Chuva – tem 5 letras e 4 fonemas, já que o “ch” tem um único som.  Hipopótamo – tem 10 letras e 9 fonemas, já que o “h” não tem som.  Galinha – tem 7 letras e 6 fonemas, já que o “nh” tem um único som.  Pássaro – tem 7 letras e 6 fonemas, já que o “ss” só tem um único som.  Nascimento – 10 letras e 8 fonemas, já que não se pronuncia o “s” e o “en” tem um único som.  Exceção – 7 letras e 6 fonemas, já que não tem som o “x”.

9 SONS DA FALA Os sons da fala podem ser classificados de acordo com seu vozeamento e sua nasalidade. Veja o quadro abaixo:

10 Som e fonema Fonemas são os sons da fala que são capazes de estabelecer uma diferenciação de significado entre dois vocábulos. Um exemplo de fonema é o som /c/ e o som /p/ nas palavras CÃO e PÃO. Esses sons são fonemas porque diferenciam dois vocábulos de uma língua.

11 Número de sílabas As palavras podem ser classificadas de acordo com o número de sílabas que apresentam. Palavras de uma sílaba só são chamadas de monossílabas. Palavras de duas sílabas são dissílabas. Palavras de três sílabas são trissílabas. Palavras de quatro ou mais sílabas são polissílabas.

12 Encontros vocálicos O encontro entre vogais em uma sílaba é chamado de encontro vocálico. No Português, existem três tipos de encontros vocálicos: os ditongos; o tritongos; e os hiatos.

13 Ditongos Ditongos crescentes Ocorre um ditongo crescente toda vez que, em uma sílaba, temos o encontro de semivogal e vogal, necessariamente nessa ordem. São exemplos de ditongo crescente as palavras “sérIE”, “colégIO”, “ágUA”.

14 Ditongos Ditongos decrescentes É o contrário do ditongo crescente, é quando temos o encontro de vogal e semivogal, necessariamente nessa ordem. São exemplos de ditongos crescentes as palavras “pAU”, “cAI”, “dEU”, “vIU”.

15 Ditongos nasais e orais Do mesmo modo com que as vogais podem ser orais ou nasais, os ditongos também podem ser orais ou nasais. Um exemplo de ditongo nasal é a palavra “pÃO” Um exemplo de ditongo oral é a palavra “pAI”.

16 Tritongos Um tritongo é o encontro entre uma semivogal, uma vogal e outra semivogal, necessariamente nessa ordem. Os tritongos também podem ser classificados em orais ou nasais. Um exemplo de tritongo oral é a palavra “ParagUAI” Um de tritongo nasal é a palavra “sagUÃO”.

17 Hiatos Um hiato é o encontro entre duas vogais. Com o hiato é diferente: as vogais que se encontram sempre vão estar em sílabas diferentes. Um exemplo clássico de hiato é a palavra “pAÍs”.

18 Dígrafos É importante ressaltar que não se deve confundir consoantes e vogais (que são fonemas, ou seja, sons da fala) com letras (que são representações de fonemas). Note que em palavras como caRRo, paSSar, Chave, maLHo e galiNHa não há encontro consonantal, pois os conjuntos de letras RR, SS, CH, LH e NH representam uma só consoante.

19 Dígrafos A esses grupos de letras que representam uma só consoante, dá-se o nome de dígrafos. Dígrafos, portanto, são representações, feitas por mais de uma letra, de uma única consoante. Incluem-se também entre os dígrafos as com- binações de letras QU e GU antes de E e I, e, em alguns casos, SC, SÇ e XC.

20 Errata: NH : ma - ri - nho


Carregar ppt "NOÇÕES DE FONÉTICA E FONOLOGIA. Fonética e Fonologia Leitura recomendada: página 16/21 da apostila 3. Fonética e Fonologia são disciplinas da Linguística."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google