A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

בית ספר ביאליק 2010 - תש''ע - תשע''א קבוצה: ______________ שמות המשתתפים: ______________ 1 Instituição Educativa: Escuela Jaim Najman Bialik Rosario. Argentina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "בית ספר ביאליק 2010 - תש''ע - תשע''א קבוצה: ______________ שמות המשתתפים: ______________ 1 Instituição Educativa: Escuela Jaim Najman Bialik Rosario. Argentina."— Transcrição da apresentação:

1 בית ספר ביאליק תש''ע - תשע''א קבוצה: ______________ שמות המשתתפים: ______________ 1 Instituição Educativa: Escuela Jaim Najman Bialik Rosario. Argentina Diretora do primeiro grau: Victoria Waldman Equipe de trabalho: Movilá: Amalia Wainer Erika Kil Sofía Leikin Abi Slonim Tutora metodológica: Dvora Kolsky Tutor de Conteúdos: Muki Jankelowicz Diretora dos projetos "Shituf" e "Reshet.il" Gaby Kleiman Com o apoio de: "Keren Pincus" para a Educação Judaica na Diáspora, Israel e o "Projeto Jail"

2 2 Aulas 1 e 2 Preguntas-guia: Instrução de trabalho: Você visitará uma exposição de fotografias. Observe com atenção as imagens expostas e responda: Observe os rostos, as vestimentas e os elementos que aparecem nas fotos e refletem a época. Que elementos você observa nelas que chamem à sua atenção? A que época você acha que elas pertencem? O que é que essas fotografias têm em comum? Segundo a sua opinião, qual o tema central que as imagens revelam? O que é "a aliá"? Trabalho em equipe: Criem um título para a exposição de fotografias por meio da técnica de brainstorming e escrevam-no em uma folha de tamanho A4.

3 Crachá de jornalista Nome e sobrenome: _______________ Idade: _______________ Nacionalidade: Assinatura: _______________ RG: _______________ 3 Somos uma equipe de jornalistas que trabalham para a Majlaká de Aliá da Sojnut. Estamos prestes a participar de um Congresso Mundial de Jornalismo com representantes do mundo inteiro. Nele deveremos debater no painel de: “Imigração ou Aliá, são a mesma coisa?”. Para fundamentar a nossa argumentação utilizaremos todas as nossas pesquisas e o que produzimos ao longo do projeto. Para tanto, na kitá será montada uma piná chamada de “Pinat ha Aliá. Rumo ao Congresso de Jornalistas”. Todo o material produzido ficará em exibição e será utilizado como prova e argumento para o Congresso. Este é o nosso crachá de jornalista. Devemos preenchê-lo em casa, colocando os nossos dados pessoais e a nossa foto, e plastificá-lo. Não se esqueçam de que deverão levar este crachá junto durante todo o percurso até o Congresso! 2 Aliá bamakor Aula 2 Além disso, cada aluno receberá uma fotocópia com a seguinte informação: “Aliá (literalmente ascenso) é a palavra hebraica para indicar a imigração para a Terra de Israel. O significado de ascenso, neste contexto, é tanto espiritual como físico. Todos os judeus são educados na fé de que este ascenso faz parte essencial do judaísmo.”

4 4 Aula 3 Instrução de trabalho: Que motivos você acha que uma pessoa pode ter para resolver fazer aliá? Redija os titulares da capa de um jornal que revelem esses motivos.

5 5 Aulas 4 e 5 Lei do retorno – diferença entre olé e mehaguer Trabalho em equipe Instrução de trabalho 1: Leiam as seguintes cartas e reflitam: - Qual vocês acham que é o país de origem do autor? - Onde vocês acham que essa pessoa mora atualmente? Carta 1 Querido Amigo, Há um mês que cheguei a este país e posso te dizer que ainda me surpreendo todos os dias com o que vejo. A cidade em que moro fica à beira-mar, o pessoal é amável e solidário. O idioma é um pouco difícil, mas já comecei a estudá-lo. As aulas na escola iniciam daqui a um mês, portanto vou ter tempo para me preparar. Os meus irmãos estudarão na universidade e os meus pais, por sorte, já têm emprego, graças à ajuda do Estado. Às vezes estou contente e, outras, um pouco triste porque sinto falta dos meus amigos, das comidas, dos churrascos aos domingos e, especialmente, de você, por causa de todas as coisas que fizemos juntos. Já tenho novos amigos, alguns recém-chegados como eu, de diversos países, e outros nascidos aqui. Quanta mistura! Despeço-me de você, dizendo que estou com muita vontade de receber a sua visita. Um abraço. Eu.

6 6 Carta 2 Imigrante em qualquer outro paísOlé jadash DesvantagensVantagensDesvantagensVantagens Queridos Avós, Como vocês estão? Nós estamos aqui há um mês. Parece mentira, depois de tanta burocracia para obter a cidadania! O clima é bom, não faz muito frio, por sorte. A cidade é linda, o pessoal é agradável e, por sorte, o idioma é o mesmo. Já tenho alguns amigos novos no bairro. As aulas só começam daqui a um mês. A mãe já tem emprego, mas o pai continua procurando um. Sinto muita falta dos meus irmãos que ficaram lá para estudar na universidade, já que aqui é muito caro. Também sinto falta de vocês, dos meus amigos, das comidas… mas tudo bem, precisarei me acostumar com isto, já que, como vocês sabem, a nossa situação lá também não era fácil. Um grande abraço para vocês e lembranças especiais para os meus tios. Eu. Instrução de trabalho 2: Preencham o seguinte quadro:

7 7 Aula 6 As primeiras aliot. Características. Instrução de trabalho: Leia o seguinte texto com atenção: Os judeus e a terra de Israel O crisol das diásporas na sua pátria ancestral é a razão de ser do Estado de Israel. Aliá (literalmente ascenso) é a palavra hebraica para indicar a imigração para a Terra de Israel. O significado de ascenso, neste contexto, é tanto espiritual como físico. Todos os judeus são educados na fé de que este ascenso faz parte essencial do judaísmo. Esta é a forma definitiva de identificação com o povo ao qual a gente pertence, o povo judeu, cuja vida e destino estão fortemente ligados à Terra de Israel. Desde o início das ondas de aliá no final do século XIX, ao país chegaram centos de milhares de imigrantes. A substância, as tradições e a experiência trazidos por cada onda tiveram um enorme valor no desenvolvimento da sociedade pluralista e democrática de Israel e de sua moderna economia. Ao longo dos séculos, os judeus mantiveram uma presença no país, em maior ou menor número. O contato contínuo com os judeus do mundo tem enriquecido a vida cultural, espiritual e intelectual de ambas as comunidades. O termo sionismo -o movimento político pela volta do povo judeu para a sua pátria ancestral fundado no final do século XIX- é decorrente da palavra “Sion”, sinônimo tradicional de Jerusalem e a Terra de Israel. Em resposta à contínua opressão e perseguição aos judeus na Europa e inspirados pela ideologia sionista, os judeus começaram a imigrar para Palestina no fim do século dezenove. Esta foi a primeira das modernas ondas de aliá que transformariam o país.

8 8 Ano: Nome: Slogan: Naturalidade: Características: Trabalho em equipe: Segundo a aliá que lhes foi atribuída, pesquisem na internet e preencham as informações requeridas:

9 9 Aula 7 Aliot massivas organizadas pelo Estado de Israel Aula 8 Tarefa de introdução à aula nº 8: Muitos de nós temos familiares ou amigos que fizeram ou estão prestes a fazer aliá. Para a próxima aula, tragam um endereço eletrônico de algum conhecido que se encontre nessa situação. A aliá hoje. Motivações e realidades. Semelhanças e diferenças das aliot ao longo do tempo. Instrução de trabalho: Elabore a entrevista, começando com o seguinte texto: “Shalom Sr. ……….: Somos um grupo de jornalistas que, em breve, participarão de um Congresso Mundial de Jornalismo. O tema que exporemos será “Imigração ou Alia: são a mesma coisa?”. Para tanto, estamos pesquisando sobre as experiências dos olim em Medinat Israel. Gostaríamos de poder contar com o seu testemunho para elaborar o tema. Em anexo, enviamos-lhe um questionário que gostaríamos que o senhor preenchesse e enviasse de volta para nós. Muito agradecidos, despedimo-nos com o nosso tradicional: Shalom! Jornalistas Jaim Levy e Jana Cohen.”

10 10 Aula 9 Preparando-nos para o Congresso Mundial de jornalistas Guia para elaborar a palestra Daqui a poucos dias estaremos participando do Congresso mundial de jornalistas, portanto precisaremos preparar as nossas palestras. Mas, o que é uma palestra? Uma palestra é a exposição sobre um tema concreto que é apresentado diante de uma assembleia que deverá discutir sobre o que for dito. É uma das maneiras de expor em um Congresso. Que passos deveremos seguir para desenvolvê-la? A palestra consta de três partes:Guía para elaborar la ponencia Palestra Conclusão Corpo central Introdução Atrair a atenção do público e pre- parar o caminho para a mensagem principal, apresen-tando o tema de maneira atraente. Realizar perguntas introdutórias para incentivar o público. Incluir a mensagem principal que se deseja transmitir. Três ou quatro ideias- chave, para não sobrecarreg ar o público. Três ou quatro ideias- chave, para não sobrecarreg ar o público. Frases breves que resumam o exposto e digam por que é importante. Responder as perguntas formuladas na introdução.

11 11 Avaliação do projeto Características que o aluno deve avaliar, sendo 4 a melhor pontuação e 1 a pior: 1234 Como você avaliaria os conhecimentos que adquiriu neste projeto? Você achou as instruções de trabalho compreensíveis? Você considera que o material exposto e de estudo foi claro e de ajuda para a sua tarefa? O trabalho em equipe foi organizado e enriquecedor? Você se sentiu partícipe das decisões que foram tomadas na sua equipe? Você se sentiu orientado e guiado pela morá durante o desenvolvimento do projeto? Por favor, responda as seguintes perguntas: Qual foi a sua atividade preferida? O que você acrescentaria e o que tiraria do projeto?


Carregar ppt "בית ספר ביאליק 2010 - תש''ע - תשע''א קבוצה: ______________ שמות המשתתפים: ______________ 1 Instituição Educativa: Escuela Jaim Najman Bialik Rosario. Argentina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google