A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IMPERMEABILIZAÇAO, ESTABILIZAÇAO, COMPACTAÇAO DE QUALQUER TIPO DE SOLO Procedimento para Ensaios em laboratorio do “Sistema RKL Eco4Land”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IMPERMEABILIZAÇAO, ESTABILIZAÇAO, COMPACTAÇAO DE QUALQUER TIPO DE SOLO Procedimento para Ensaios em laboratorio do “Sistema RKL Eco4Land”"— Transcrição da apresentação:

1 IMPERMEABILIZAÇAO, ESTABILIZAÇAO, COMPACTAÇAO DE QUALQUER TIPO DE SOLO Procedimento para Ensaios em laboratorio do “Sistema RKL Eco4Land”

2 PREPARAÇÃO DOS BRICKS SISTEMA ROCK-LAND – RKL Eco4Land IMPORTANTE: Os testes são baseados em Bricks de 500 g A terra para os testes deve estar completamente seca. O secagem da terra deve ser feito à temperatura ambiente. Secagem artificial pode ocasionar uma mudança nas características do solo / terra. Temos que reduzir a granulometria da terra e conforme as normas de ensaio de laboratório. PREPARAÇÃO DE INGREDIENTES RKL em pó : Este componente (semelhante ao cimento) esta preparado e pronto para aplicação. RKL Liquido : Produto líquido preparado em semi-concentrado; assim temos de preparar uma solução aquosa na proporção de: 1 parte de RKL em 9 partes de água destilada

3 PREPARAÇAO DOS BRICKS 1.- Preparamos 1% de RKL em pó; ou seja 5 g de RKL em pó para cada 500 g de terra. (fazer 3 ou 4 exemplos de amostras com diferentes doses de produto, de argila, de areia, de terra. Assim determinaremos a melhor amostra conforme os resultados finais obtidos. 2.- Misturar a terra e o RKL em pó. 3.- Preparar RKL liquido já dissolvido em água destilada. Medimos 2 ml (2cm³) de RKL Liquido para cada 500 gramas de terra (está terra já está misturada com o RKL em pó). 4.- Misturamos todos os componentes manualmente ou com uma batedora. 5.- Acrescentamos água suficiente até chegar ao “Proctor Ótimo” e realizar novamente a mistura. IMPORTANTE: Não acrescentar mais RKL Liquido, se queremos aumentar a % de umidade devemos somente utilizar água.

4 PREPARAÇÃO DO ENSAIO COM O MOLDE Carregar a mistura preparada no molde. Aplicar uma pressão entre 40 a 50 kg por cm² a cada uma das capas de material (terra) que colocamos no molde. O critério a aplicar é o do “Proctor modificado”, já que o «Sistema RKL Eco4Land» necessita da máxima pressão possível. (*)Nos ensaios que efetuamos, mantemos a pressão até chegar a sua estabilização «a agulha do manómetro se mantém quase fixa». REALIZAÇÃO DOS ENSAIOS - Retiramos o brick do molde, tomamos as medidas e pesamos cada brick. Assim determinaremos as diferenças de volume e peso da amostra entre seu estado úmido e seco. - NOTA : A diferença de pesos (amostra molhada e amostra seca) vai indicar exatamente a umidade de compactação “optimum Proctor” Para as provas que depois realizaremos em seco com o brick já compactado, é muito importante que a secagem seja em temperatura ambiente. Este tipo de secagem é o mais próximo as condições reais que vamos encontrar na obra.

5 PROVAS SUPLEMENTARIAS - Uma das características que diferencia o Sistema RKL Eco4Land do resto dos sistemas de estabilização é: A impermeabilidade total e irreversível do terreno tratado. A estabilização e compactação permanente. Devemos de realizar os ensaios de impermeabilização do brick quando esteja seco. 1.Marcamos os bricks a 2 cms. 2.Colocamos os bricks em um cubo com água até chegar aos 2 cms. 3.Os bricks devem permanecer no cubo com água durante 4 dias. 4.Cada dia pesaremos os bricks, assim observaremos o nível de absorção de água nos estabilizados 5.Cada dia mediremos a altura de água na superfície do brick, assim determinaremos a subida capilar que se produz

6 CONSIDERAÇOES Os ensaios estão regulamentados segundo as normativas e sobre quaisquer tipo de terras. Estas devem ser sempre as mesmas a fim de comparar resultados de cada uma delas e segundo os sistemas de estabilização. O Sistema RKL Eco4Land se destaca frente aos sistemas tradicionais: Contamos com informação e observação que os níveis do CBR das terras tratadas com o Sistema RKL Eco4Land aumentam com o passar do tempo. Valores obtidos em solo natural Valores obtidos em solo tratado com RKL Eco4Land

7 1.- Uma das características do Sistema RKL Eco4Land é que quanto maior pressão aplicada ao terreno, maior é seu nível de dureza. Por isso é muito importante a perfeita mistura da terra com os produtos e a máxima pressão de compactação. Nas obras utilizamos maquinas misturadoras e compactadoras com vibração de grande tonelagem. NOTA: O ensaio do “Proctor Modificado” não necessita tanta pressão como a que se aplicará nas terras da obra. 2.- Garantimos pela experiencia que com o passar do tempo, quanto maior for a carga que o terreno suporte, os seus níveis de resistência aumentam constantemente. 3.- A impermeabilidade atribuída à terra estabilizada com o Sistema RKL Eco4Land, permite que seus resultados se mantenham durante muito tempo. O efeito da água nos sistemas tradicionais fazem diminuir os níveis de CBR com o passar do tempo. A razão disso é a perda, por vibração do trânsito automotivo, das partículas finas.

8 Misturamos com 1/3 de areia 1/3 de 500 gramas (166 g) Acrescentamos 5 gramas de RKL Eco4Land em pó Terra misturada com RKL Eco4Land Terra base (99% argila) 1/3 de 500 gramas (166 g)

9 Acrescentamos 2 ml de liquido RKL Eco4Land Acrescentamos água destilada “somente” até ultrapassar a umidade ótima (geralmente mais de 10%) Misturamos bem todos os elementos

10 Máquina para elaborar os bricks Superficie de 125 mm x 60 mm Colocamos toda a terra misturada no molde.

11 Repartir a terra do molde da máquina.

12 Fechamos a máquina.

13 Damos a pressão necessária. Pressionar ate passar 520 bares, se a agulha baixa, voltaremos a dar pressão ate que a agulha se estabilize.

14 Liberamos a pressão e abrimos o molde.

15 Amostra liberada e retirada do molde. Pesamos a amostra.

16 Deixamos secar as amostras à temperatura ambiente. Diferentes ensaios com % de aditivos, misturas de terras, etc…. Mas sempre utilizando a terra base. Ja marcados com a linha dos 2 cm Pesamos amostra seca, e a diferença de pesos (entre a umida e a seca) e a umidade de compactacão na obra o «Optimum Proctor»

17 Tomamos as medidas (amostras secas)Colocar as amostras em uma recipiente com 2 cm de água.

18 48 horas, Voltaremos a tomar medidas e peso. 24 horas depois, tomamos medidas e peso. 72 horas, Voltaremos a tomar medidas e peso. 92 horas, Voltaremos a tomar medidas e peso.

19 O brick com menos aditivos e produto, e com melhor resultado é a amostra que servira de base para saber os resultados no final da obra. Muito interessante e ilustrativo é fazer estas mesmas provas com o mesmo procedimento com, cimento, cal, cal/cimento, etc… e comparar os resultados…..

20 Muito obrigado.


Carregar ppt "IMPERMEABILIZAÇAO, ESTABILIZAÇAO, COMPACTAÇAO DE QUALQUER TIPO DE SOLO Procedimento para Ensaios em laboratorio do “Sistema RKL Eco4Land”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google