A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL"— Transcrição da apresentação:

1 Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL

2 O QUE É A VISITA PASTORAL?
A VISITA PASTORAL é a visita que o Bispo realiza, oficialmente, às paróquias e comunidades de sua diocese a cada cinco anos, nesta ocasião, o bispo, legítimo sucessor dos apóstolos de Jesus Cristo se prepara para uma visita que faz a cada cinco anos ao Papa, Bispo de Roma e Sucessor de Pedro, num gesto de comunhão e unidade com toda a Igreja de Jesus Cristo.

3

4 QUAIS OS OBJETIVOS DESSA VISITA?
Proporcionar ao pastor a oportunidade de estar em meio ao seu rebanho; Dar-lhe a possibilidade de conhecer mais e melhor àqueles que pastoreia; Ajudar a comunidade visitada a resolver eventuais dificuldades na área religiosa e/ou administrativa;

5 Corrigir e chamar a atenção se algo não estiver de acordo com as normas da Igreja universal e/ou diocesana; Oportunizar o encontro entre Bispo, presbíteros e leigos que estão a serviço da paróquia; Celebrar com seu povo, orando a Deus por ele;

6 O BISPO JÁ NÃO VISITA AS COMUNIDADES DURANTE O ANO, QUANDO AMINISTRA O SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO?
Sim, o Bispo visita as comunidades quando administra o sacramento da confirmação (Crisma). Essas visitas, contudo, não têm o tempo nem o programa que caracterizam a Visita Pastoral.

7 DOM LUIZ JÁ VISITOU TODAS AS PARÓQUIAS DA DIOCESE?
Não. Dom Luiz não visitou todas as paróquias da Diocese de Campo Limpo, inclusive a Paróquia Verbo Divino.

8 O QUE DISTINGUE, ENTÃO, A VISITA PASTORAL DAS VISITAS ORDINÁRIAS QUE O BISPO FAZ ÁS COMUNIDADES?
Na visita Pastoral o Bispo entra em contato com toda a Paróquia, reunindo-se com os diversos movimentos e pastorais, encontrando-se com os representantes das diversas comunidades atendidas pela matriz, ouvindo e falando com os diversos segmentos da comunidade (movimentos, pastorais, crianças, adolescentes, jovens, casais, enfermos etc).

9 A VISITA DO BISPO TEM TAMBÉM O OBJETIVO DE FISCALIZAR A PARÓQUIA?
Não. O Bispo não precisa fiscalizar o padre e a paróquia porque já os conhece. O que ele pode (e deve) eventualmente fazer é sugerir melhoras e chamar a atenção se algo não estiver de acordo com as normas da Igreja universal e ou/diocesana.

10 A CADA QUANTO TEMPO O BISPO FAZ A VISITA PASTORAL ÀS PARÓQUIAS DA DIOCESE?
O Bispo deve visitar as Paróquias de sua Diocese – em Visita Pastoral – pelo menos uma vez a cada cinco anos.

11 SE NECESSÁRIO, O BISPO PODE DESIGNAR UM PADRE PARA VISITAR AS PARÓQUIAS EM SEU LUGAR?
Sim. Se encontrar legitimamente impedido, o Bispo pode designar, para fazer a Visita Pastoral em seu lugar, o Vigário Geral – Vigário Episcopal ou outro padre de sua Diocese.

12 COMO A VISITA PASTORAL DE DOM LUIZ ESTÁ SENDO PREPARADA PELA DIOCESE?
A visita Pastoral que Dom Luiz está fazendo às Paróquias da Diocese está sendo preparada através de um espírito de comunhão e participação, de modo particular, a Paroquia Verbo Divino está se preparando espiritualmente (orações, intenções hora santa vocacional) e formativamente (capacitação paroquial), sobretudo, pelas celebrações que precedem a sua chegada na paróquia.

13 COMO A COMUNIDADE VISITADA DEVE ACOLHER O BISPO?
A comunidade visitada deve acolher o Bispo com maturidade e simplicidade, demonstrando carinho e fazendo da acolhida uma demonstração de fé no Senhor que fez dos Apóstolos – e de seus sucessores – enviados seus.

14 Também é essencial que a comunidade esteja preparada espiritualmente para, com o seu pastor, rever toda a caminhada já feita e poder, assim, corrigir os desvios existentes e reforçar a opção por Cristo. Devem reinar nessa visita: ACOLHIDA – ALEGRIA – FRATERNIDADE – FÉ – AMOR – EMPENHO – RESPEITO – SIMPLICIDADE E CARIDADE;

15 ORAÇÃO EM PREPARAÇÃO À VISITA PASTORAL
Senhor Jesus, Pastor dos Pastores, como Povo de Deus na Diocese de Campo Limpo, queremos acolher confiantes a Visita Pastoral do nosso Bispo, certos que somos, pela sucessão apostólica, a Igreja por Vós entregue a Pedro e aos demais Apóstolos. Aumentai, Senhor Jesus, a nossa fé, para que possamos viver na comunidade paroquial a unidade e a caridade por Vós desejadas, em redor do nosso Bispo, sucessor dos Apóstolos.

16 Vosso Divino Espírito Santo ilumine nossas mentes, para que possamos, guiados por nosso pastor, testemunhar a fé e viver a esperança cristã, na família, no trabalho, na comunidade, nas pastorais e movimentos, no justo lazer. Deus, Pai de bondade, fortalecei nossas vontades, para que o vosso amor, manifestado em Jesus vosso Filho, e transmitido a nós pela presença, pela palavra e pela ação santificadora de nossos Padres, cooperadores zelosos do Bispo diocesano, seja vivido na nossa comunidade, para fazer perceber aos afastados como se amam os que seguem o Evangelho. Amém.

17


Carregar ppt "Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google