A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SÉCULO XVIII (1789 – 1799) Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SÉCULO XVIII (1789 – 1799) Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara."— Transcrição da apresentação:

1 SÉCULO XVIII (1789 – 1799) Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara

2  Contradições entre as atividades Capitalistas e as relações Feudais.  Intervenção do Estado, práticas mercantilistas.  Excessiva cobrança de impostos e grande miséria que recaem sobre o Terceiro Estado.  Perda de alguns privilégios do Clero e da Nobreza.  Impasse entre Clero e Nobreza contra os interesses do Terceiro Estado.

3

4  Convocação da Assembleia dos Estados Gerais.  Clero e Nobreza lutam pela manutenção de seus privilégios;  Contra as propostas transformadoras da Burguesia.  Impasse sobre deliberações: ◦ Voto por Estado ◦ Voto por cabeça

5  Formação da Assembleia Nacional ◦ Caracterizada pelo acordo entre a alta burguesia e a nobreza de toga.  Objetivos ◦ Limitar o poder monárquico. ◦ Instalar um Estado com princípios do liberalismo.  Principais acontecimentos ◦ Levante em Paris e tomada da Bastilha, em 14 de julho de ◦ O “Grande Medo”.

6  Principais medidas da Assembleia Nacional Constituinte ◦ Abolição dos direitos feudais. ◦ Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão. ◦ Constituição de 1791, onde a França passa a ser uma Monarquia Constitucional.  Principais Problemas ◦ Agravamento da Crise Econômica. ◦ Possibilidade de uma contrarrevolução aristocrática interna e ameaça estrangeira.

7 1. Aumento das Crises  Possibilidade de Contrarrevolução ◦ Nobreza Emigrada e Luis XVI.  Tentativa de fuga da família real.  Declaração de guerra à Áustria e à Prússia.  Guarda Nacional e levante popular resulta na prisão da família real.

8  Calendário Revolucionário:  No outono: ◦ Vindemiário (relação ao vinhedo): 22 de setembro a 21 de outubro ◦ Brumário (relação ao nevoeiro/brumas): 22 de outubro a 20 de novembro ◦ Frimário (relação as geadas): 21 de novembro a 20 de dezembro  No inverno: ◦ Nivoso (relação a neve): 21 de dezembro a 19 de janeiro ◦ Pluvioso (relação a chuva): 20 de janeiro a 18 de fevereiro ◦ Ventoso (relação aos ventos): 19 de fevereiro a 20 de março  Na primavera: ◦ Germinal (relação a germinação das sementes): 21 de março a 19 de abril ◦ Floreal (relação ao mês das flores): 20 de abril a 19 de maio ◦ Pradial (relação aos prados): 20 de maio a 18 de junho  No verão: ◦ Messidor (relação a colheita): 19 de junho a 18 de julho ◦ Termidor (relação ao calor): 19 de julho a 17 de agosto ◦ Frutidor (relação aos frutos): 18 de agosto a 20 de setembro.

9 2. Consequências  Abolição da Monarquia Constitucional.  Proclamação da República.  A Assembleia Nacional passa a se chamar Convenção.  A Convenção passa a ser eleita por voto universal masculino.  Família Real Francesa é guilhotinada.

10 3. Tensões dos Grupos Políticos na Convenção  Girondinos (Planície)  Grupo mais moderado  Representantes de setores burgueses mais enriquecidos  Defensores da Monarquia Constitucional  Contra a Execução de Luis XVI  A favor do voto censitário (baseado na renda)  Favoráveis à Guerra Externa

11  Jacobinos (Montanha)  Grupo mais Radical  Representantes da pequena burguesia e dos sans-cullotes (trabalhadores da cidade e grupos marginalizados)  Defensores da República Democrática (com direitos ampliados)  A favor da Execução de Luis XVI sem julgamento  Contra o voto censitário, a favor do voto universal masculino  Contra à Guerra Externa

12

13 4. República Girondina (setembro de junho de 1793)  Características ◦ Incapazes de suprir as necessidades do país ◦ Inseguros na condução da Guerra com as forças reacionárias absolutistas ◦ Incapazes de conter a especulação financeira e os altos preços dos alimentos

14 5. República Jacobina (2 de junho de de julho de 1794)  Características  Radicalização do processo revolucionário  Criação do Tribunal Revolucionário e do Comitê de Salvação Pública  Instauração de uma Nova Constituição (1793): ◦ Abolição da Escravidão nas colônias ◦ Obrigatoriedade do ensino público e gratuito ◦ A Lei do Máximo (tabelando os preços dos salários e alimentos) ◦ Confisco os bens da nobreza emigrada (Reforma Agrária) ◦ Fim das indenizações dos camponeses aos antigos senhores ◦ Organização de um Exército Revolucionário Popular  Política do Terror: ◦ Girondinos contrarrevolucionários ◦ Nobreza emigrada e defensores do Antigo Regime  27 de julho de 1794 – Reação Termidoriana

15  Supremacia girondina  Nova Constituição: ◦ Regime republicano; ◦ Comitê do Poder Legislativo.  Condições do Estado: ◦ Alta inflação; ◦ Serviço público desorganizado; ◦ Força reacionária externa.

16  Napoleão Bonaparte ◦ Jovem general da Guarda Nacional; ◦ Prestígio por seu desempenho na repressão das rebeliões internas.  Aliança com políticos burgueses  Golpe de 18 Brumário  Estabelecimento do Consulado ◦ Poder constituído por três representantes; ◦ Contudo, maior controle por parte de Napoleão.


Carregar ppt "SÉCULO XVIII (1789 – 1799) Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google