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Professor Hugo Alexandre Email: hugo.historia@hotmail.com
Sociologia
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Fenômeno social
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Contexto histórico SOCIOLOGIA MODERNIDADE SOCIEDADE CIÊNCIA
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Idade Média (séc. V ao XV)
A teologia era a rainha das ciências. Praça pública (coletividade)
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“O jardim das delícias”
Bosch
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O combate entre o carnaval e a quaresma, de Pieter Brueghel
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Transição para a Modernidade
Nascimento do ser humano contemporâneo.
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Renascimento cultural
A crença de que o universo se baseava em princípios numéricos. Humanismo (homem como medida)
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As reformas religiosas
Individualidade, introspecção (universo do eu) As privações
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Carnaval na modernidade
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Começo da afirmação da burguesia
O século XVII Começo da afirmação da burguesia
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Revolução Inglesa ( )
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O homem como sujeito da natureza
As ideias iluministas RAZÃO O homem como sujeito da natureza
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Processo de laicização
Revolução científica Processo de laicização
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Copérnico ( )
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Galileu Galilei ( ) Uma teoria da natureza em que os problemas físicos fossem concebidos em termos matemáticos.
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Francis Bacon ( ) A produção do conhecimento sobre a natureza devia basear-se no MÉTODO EXPERIMENTAL
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René Descarte (1596-1650) A natureza podia ser representada por
LEIS MECÂNICAS
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O Século XVIII Que mundo é esse?
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Revolução Industrial Um novo universo (extremamente urbano)
Novas formas de relações
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Revolução francesa Consolidação do poder burguês
Noção de liberdade individual
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Ciência prática da sociedade
O século XIX “Caos” na Nova Ordem Ciência prática da sociedade Capitalsimo
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Pensadores anteriores da ciência sociológica
Montesquieu ( ) Estudo sobre as instituições * Tocqueville ( ) -As consequências da Revolução Francesa *Saint-Simon ( ) -Noção de ciência social
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O fundador da Sociologia
Auguste Comte
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Conhecer a realidade cientificamente
Positivismo Conhecer a realidade cientificamente Leis naturais que regulam a sociedade
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Conhecimento objetivo
“Física social”
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Princípios de Comte: Relativismo Holismo Historicismo
= “O único princípio absoluto é que tudo é relativo”. = Estudo da sociedade como um todo = Ser humano é um ser histórico
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1ª Lei social de Comte Lei dos três estados Teológico Metafísico
Positivo
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Émile Durkheim
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Suicídio e Crime Cimento social Normas Sociais Coesão social Generalidade Exterioridade Coercitividade Fatos Sociais
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Émile Durkheim Equilíbrio Social
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Karl Marx
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Estrutura econômica
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Crítica ao capitalismo
Capital = meios de produção Desigualdade Social Luta de classe Privação relativa
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Estudo da Reforma Protestante calvinista (França, no século XVII)
Max Weber Estudo da Reforma Protestante calvinista (França, no século XVII) Predestinação da Alma Ética do Trabalho
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Importância da Mentalidade nas relações sociais (crenças)
Ação social Tipos de Dominação Tradicional Carismática Legal-racional
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Questões de vestibulares
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01. (UEL-PR) Observe a charge a seguir:
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Com base na charge e nos conhecimentos sobre método científico e método criacionista, é correto afirmar. a) O método científico apóia-se na demonstração permanente das conexões internas que constituem efetivamente o objeto, buscando distinguir, neste, a aparência da essência. b) O método científico aspira à construção de verdades absolutas e invariáveis no espaço e no tempo, motivo pelo qual ele resulta, de modo permanente, na construção de leis sociais gerais. c) O pressuposto empírico orienta, em todas as etapas da pesquisa, a construção do método criacionista de análise da vida social. d) A superioridade do método científico em relação ao criacionista está em que o primeiro é imune às ideologias e instrumentalizações políticas. e) O método criacionista é típico de sociedades menos desenvolvidas economicamente, ao passo que o método científico é característico de organizações sociais industrializadas.
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02. (UFPR) Referindo-se ao contexto científico, filosófico e histórico dos séculos XVIII e XIX, E. Hobsbawm assim se expressa: "O mundo estava se transformando mais radicalmente nesta era do que em qualquer outra anterior. Nenhuma pessoa que usasse o raciocínio poderia deixar de estar atemorizada, abalada e mentalmente estimulada por estas convulsões e transformações". Assinale a alternativa que inclui acontecimentos e processos que explicam a inquietação da sociedade e dos filósofos da época. a) Revolução Russa; transformação da sociedade feudal em sociedade capitalista; desenvolvimento do liberalismo; movimentos de independência na América; as grandes navegações; extinção dos sistemas escravistas. b) Revoluções artísticas e culturais; Reforma Protestante; implantação de sistemas tayloristas de produção; laicização do ensino; colonialismo. c) Desenvolvimento de teorias evolucionistas; descobertas científicas sobre geologia e astronomia que destruíram convicções dos cientistas e filósofos; passagem de uma sociedade agrária à industrial, na Europa; ascensão dos movimentos nazi-fascistas. d) Processos como os da Revolução Francesa e Revolução Industrial; as idéias iluministas que questionaram as instituições; descobertas científicas e invenções; novas formas de comunicação, transporte e novas fontes de energia; fome, doenças, revoltas; concentrações urbanas desordenadas, precárias condições sanitárias e novas formas de produção. e) Expedições científicas à Antártica; desenvolvimento da fibra ótica que viria, mais tarde, constituir-se em base para os sistemas de telecomunicações; Revolução Francesa; Positivismo; movimentos socialistas; movimentos de independência nos países da América Latina.
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03. (UFPR) Durante muitos anos a sociologia teve um certo desprezo pelo estudo da subjetividade, recusando-se a tomá-la como objeto de análise. Hoje, muitos sociólogos incorporam a subjetividade em suas análises. É correto afirmar que o estudo da subjetividade conquistou seu lugar na sociologia porque: a) os sociólogos começaram a estudar mais antropologia e psicologia. b) o socialismo e a teoria das classes provaram sua ineficácia histórica. c) a sociedade contemporânea é mais individualista. d) a sociedade contemporânea considera o indivíduo acima de tudo. e) a sociologia contemporânea introduziu em seu corpus teórico-metodológico a importância do sujeito e suas diversas formas de manifestação
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04. (UPE-SSA) Os conceitos de relações sociais e interação social estão ligados à:
a) Noção de individualidade. b) Comunicação entre membros de uma sociedade. c) Reflexão filosófica. d) Atividade industrial. e) Segregação étnica.
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05. (UPE-SSA) Sobre o surgimento da Sociologia, convém afirmar que ela surge no bojo de todo um longo processo histórico da sociedade moderna, contudo é necessário ressaltar que os seres humanos sempre elaboraram ideias sobre a sociedade em épocas passadas com a filosofia grega, passando pela sabedoria oriental e pela filosofia medieval. Portanto, sobre o seu advento, é CORRETO afirmar que ela nasce no momento de transição da sociedade: a) feudal para a sociedade capitalista. b) mercantilista para a sociedade capitalista. c) renascentista para a sociedade iluminista. d) teocêntrica para a sociedade antropocêntrica. e) feudal para a sociedade mercantilista.
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06. (UFMA) Os principais fatos histórico-sociais que propiciaram o surgimento da sociologia foram:
a) a Revolução dos escravos em Portugal e a Revolução Moçambicana. b) a Revolução Industrial e a Revolução Francesa. c) a Revolução Russa e a Revolução Chinesa. d) a Revolução Mexicana e a Revolução Nicaragüense. e) a Revolução Cubana e a Revolução Chinesa.
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07. A evolução do saber científico, da matemática, da química e da física, por exemplo, permitiram que ocorrer-se, no interior da sociedade européia ocidental um processo denominado por: a) determinismo geográfico; b) geocentrismo ptolomáico; c) heliocentrismo copernicano; d) laicização da sociedade; e) ruralização social.
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08. Quando a Sociologia, no século XIX, se desenvolve enquanto disciplina, ocorreu uma separação entre este conhecimento científico e o senso comum. Sobre esta realidade, NÃO seria correto afirmar que: (1,5 pontos) a) o senso comum se caracteriza por opiniões subjetivas e generalizantes, sem fundamentação científica. b) assim como o senso comum, a atitude científica sobre as interpretações do comportamento humano é expressa na Sociologia. c) faz parte desta atitude científica a constatação de um problema social, observar os fatos e a realidade dos indivíduos e grupos, suas relações, formular uma hipótese de explicação e, ao final, pronunciar leis ou tendências de que um fato ocorre por motivos específicos. d) para a Sociologia, seria desnecessária a preocupação com a investigação de causas e efeitos, relações entre os fatos e acontecimentos assim como com o contexto histórico dos fatos analisados. e) diferentemente do senso comum, a Sociologia não parte para generalizações, ao primeiro contato com um fenômeno social.
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