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Professor Hugo Alexandre

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Apresentação em tema: "Professor Hugo Alexandre"— Transcrição da apresentação:

1 Professor Hugo Alexandre Email: hugo.historia@hotmail.com
Sociologia

2 Fenômeno social

3 Contexto histórico SOCIOLOGIA MODERNIDADE SOCIEDADE CIÊNCIA

4 Idade Média (séc. V ao XV)
A teologia era a rainha das ciências. Praça pública (coletividade)

5 “O jardim das delícias”
Bosch

6 O combate entre o carnaval e a quaresma, de Pieter Brueghel

7 Transição para a Modernidade
Nascimento do ser humano contemporâneo.

8 Renascimento cultural
A crença de que o universo se baseava em princípios numéricos. Humanismo (homem como medida)

9

10 As reformas religiosas
Individualidade, introspecção (universo do eu) As privações

11 Carnaval na modernidade

12 Começo da afirmação da burguesia
O século XVII Começo da afirmação da burguesia

13 Revolução Inglesa ( )

14 O homem como sujeito da natureza
As ideias iluministas RAZÃO O homem como sujeito da natureza

15 Processo de laicização
Revolução científica Processo de laicização

16 Copérnico ( )

17 Galileu Galilei ( ) Uma teoria da natureza em que os problemas físicos fossem concebidos em termos matemáticos.

18 Francis Bacon ( ) A produção do conhecimento sobre a natureza devia basear-se no MÉTODO EXPERIMENTAL

19 René Descarte (1596-1650) A natureza podia ser representada por
LEIS MECÂNICAS

20 O Século XVIII Que mundo é esse?

21 Revolução Industrial Um novo universo (extremamente urbano)
Novas formas de relações

22 Revolução francesa Consolidação do poder burguês
Noção de liberdade individual

23 Ciência prática da sociedade
O século XIX “Caos” na Nova Ordem Ciência prática da sociedade Capitalsimo

24 Pensadores anteriores da ciência sociológica
Montesquieu ( ) Estudo sobre as instituições * Tocqueville ( ) -As consequências da Revolução Francesa *Saint-Simon ( ) -Noção de ciência social

25 O fundador da Sociologia
Auguste Comte

26 Conhecer a realidade cientificamente
Positivismo Conhecer a realidade cientificamente Leis naturais que regulam a sociedade

27 Conhecimento objetivo
“Física social”

28 Princípios de Comte: Relativismo Holismo Historicismo
= “O único princípio absoluto é que tudo é relativo”. = Estudo da sociedade como um todo = Ser humano é um ser histórico

29 1ª Lei social de Comte Lei dos três estados Teológico Metafísico
Positivo

30 Émile Durkheim

31 Suicídio e Crime Cimento social Normas Sociais Coesão social Generalidade Exterioridade Coercitividade Fatos Sociais

32 Émile Durkheim Equilíbrio Social

33 Karl Marx

34 Estrutura econômica

35 Crítica ao capitalismo
Capital = meios de produção Desigualdade Social Luta de classe Privação relativa

36 Estudo da Reforma Protestante calvinista (França, no século XVII)
Max Weber Estudo da Reforma Protestante calvinista (França, no século XVII) Predestinação da Alma Ética do Trabalho

37 Importância da Mentalidade nas relações sociais (crenças)
Ação social Tipos de Dominação Tradicional Carismática Legal-racional

38 Questões de vestibulares

39 01. (UEL-PR) Observe a charge a seguir:

40 Com base na charge e nos conhecimentos sobre método científico e método criacionista, é correto afirmar. a) O método científico apóia-se na demonstração permanente das conexões internas que constituem efetivamente o objeto, buscando distinguir, neste, a aparência da essência. b) O método científico aspira à construção de verdades absolutas e invariáveis no espaço e no tempo, motivo pelo qual ele resulta, de modo permanente, na construção de leis sociais gerais. c) O pressuposto empírico orienta, em todas as etapas da pesquisa, a construção do método criacionista de análise da vida social. d) A superioridade do método científico em relação ao criacionista está em que o primeiro é imune às ideologias e instrumentalizações políticas. e) O método criacionista é típico de sociedades menos desenvolvidas economicamente, ao passo que o método científico é característico de organizações sociais industrializadas.

41 02. (UFPR) Referindo-se ao contexto científico, filosófico e histórico dos séculos XVIII e XIX, E. Hobsbawm assim se expressa: "O mundo estava se transformando mais radicalmente nesta era do que em qualquer outra anterior. Nenhuma pessoa que usasse o raciocínio poderia deixar de estar atemorizada, abalada e mentalmente estimulada por estas convulsões e transformações". Assinale a alternativa que inclui acontecimentos e processos que explicam a inquietação da sociedade e dos filósofos da época. a) Revolução Russa; transformação da sociedade feudal em sociedade capitalista; desenvolvimento do liberalismo; movimentos de independência na América; as grandes navegações; extinção dos sistemas escravistas. b) Revoluções artísticas e culturais; Reforma Protestante; implantação de sistemas tayloristas de produção; laicização do ensino; colonialismo. c) Desenvolvimento de teorias evolucionistas; descobertas científicas sobre geologia e astronomia que destruíram convicções dos cientistas e filósofos; passagem de uma sociedade agrária à industrial, na Europa; ascensão dos movimentos nazi-fascistas. d) Processos como os da Revolução Francesa e Revolução Industrial; as idéias iluministas que questionaram as instituições; descobertas científicas e invenções; novas formas de comunicação, transporte e novas fontes de energia; fome, doenças, revoltas; concentrações urbanas desordenadas, precárias condições sanitárias e novas formas de produção. e) Expedições científicas à Antártica; desenvolvimento da fibra ótica que viria, mais tarde, constituir-se em base para os sistemas de telecomunicações; Revolução Francesa; Positivismo; movimentos socialistas; movimentos de independência nos países da América Latina.

42 03. (UFPR) Durante muitos anos a sociologia teve um certo desprezo pelo estudo da subjetividade, recusando-se a tomá-la como objeto de análise. Hoje, muitos sociólogos incorporam a subjetividade em suas análises. É correto afirmar que o estudo da subjetividade conquistou seu lugar na sociologia porque: a) os sociólogos começaram a estudar mais antropologia e psicologia. b) o socialismo e a teoria das classes provaram sua ineficácia histórica. c) a sociedade contemporânea é mais individualista. d) a sociedade contemporânea considera o indivíduo acima de tudo. e) a sociologia contemporânea introduziu em seu corpus teórico-metodológico a importância do sujeito e suas diversas formas de manifestação

43 04. (UPE-SSA) Os conceitos de relações sociais e interação social estão ligados à:
a) Noção de individualidade. b) Comunicação entre membros de uma sociedade. c) Reflexão filosófica. d) Atividade industrial. e) Segregação étnica.

44 05. (UPE-SSA) Sobre o surgimento da Sociologia, convém afirmar que ela surge no bojo de todo um longo processo histórico da sociedade moderna, contudo é necessário ressaltar que os seres humanos sempre elaboraram ideias sobre a sociedade em épocas passadas com a filosofia grega, passando pela sabedoria oriental e pela filosofia medieval. Portanto, sobre o seu advento, é CORRETO afirmar que ela nasce no momento de transição da sociedade: a) feudal para a sociedade capitalista. b) mercantilista para a sociedade capitalista. c) renascentista para a sociedade iluminista. d) teocêntrica para a sociedade antropocêntrica. e) feudal para a sociedade mercantilista.

45 06. (UFMA) Os principais fatos histórico-sociais que propiciaram o surgimento da sociologia foram:
a) a Revolução dos escravos em Portugal e a Revolução Moçambicana. b) a Revolução Industrial e a Revolução Francesa. c) a Revolução Russa e a Revolução Chinesa. d) a Revolução Mexicana e a Revolução Nicaragüense. e) a Revolução Cubana e a Revolução Chinesa.

46 07. A evolução do saber científico, da matemática, da química e da física, por exemplo, permitiram que ocorrer-se, no interior da sociedade européia ocidental um processo denominado por: a) determinismo geográfico; b) geocentrismo ptolomáico; c) heliocentrismo copernicano; d) laicização da sociedade; e) ruralização social.

47 08. Quando a Sociologia, no século XIX, se desenvolve enquanto disciplina, ocorreu uma separação entre este conhecimento científico e o senso comum. Sobre esta realidade, NÃO seria correto afirmar que: (1,5 pontos) a) o senso comum se caracteriza por opiniões subjetivas e generalizantes, sem fundamentação científica. b) assim como o senso comum, a atitude científica sobre as interpretações do comportamento humano é expressa na Sociologia. c) faz parte desta atitude científica a constatação de um problema social, observar os fatos e a realidade dos indivíduos e grupos, suas relações, formular uma hipótese de explicação e, ao final, pronunciar leis ou tendências de que um fato ocorre por motivos específicos. d) para a Sociologia, seria desnecessária a preocupação com a investigação de causas e efeitos, relações entre os fatos e acontecimentos assim como com o contexto histórico dos fatos analisados. e) diferentemente do senso comum, a Sociologia não parte para generalizações, ao primeiro contato com um fenômeno social.

48 Professor Hugo Alexandre Email: hugo.historia@hotmail.com
Sociologia


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