A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DÉBORA MAÍRA AZEVÊDO CAIXETA Enfermeira do Centro Hiperdia Minas, especialista em Enfermagem do Trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DÉBORA MAÍRA AZEVÊDO CAIXETA Enfermeira do Centro Hiperdia Minas, especialista em Enfermagem do Trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 DÉBORA MAÍRA AZEVÊDO CAIXETA Enfermeira do Centro Hiperdia Minas, especialista em Enfermagem do Trabalho

2 Até algum tempo atrás, quando falava-se em saúde, logo pensava-se em “não estar doente”. Hoje, entende-se que ter saúde não é só não estar doente. A saúde está ligada a muitas outras coisas da nossa vida.

3 ALIMENTAÇÃO HABITAÇÃOEDUCAÇÃO RENDA FAMILIAR MEIO AMBIENTE TRABALHOEMPREGOLAZERCULTURA ACESSO À SERVIÇOS DE SAÚDE

4 A Organização Mundial de Saúde (OMS) define que “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas ausência de doença”. Segundo a Constituição Federal de 1988, “saúde é um direito de todos e dever do Estado”.

5

6  MÉDICOS  ENFERMEIROS  PSICÓLOGOS  ASSISTENTES SOCIAL  NUTRICIONISTAS  FISIOTERAPEUTAS  BIÓLOGOS  EDUCADORES FÍSICOS  FARMACÊUTICOS  AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

7 Saúde pública são todos os serviços de saúde prestados pelo governo a que os cidadãos têm direito, conforme manda a Constituição Federal. É também uma área de estudos para evitar o aparecimento de doenças e cuidar da saúde das pessoas.

8

9 O SUS é o modelo oficial público de atenção à saúde em todo o país, sendo um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo e o único a garantir assistência integral e totalmente gratuita para toda a população brasileira.

10  Fazer com que as pessoas possam contar com amplo acesso aos serviços de saúde, sempre que haja necessidade de atendimento;  Atendimento a todas as necessidades de saúde da população, desde uma orientação sobre como prevenir uma doença até a realização de um exame ou tratamento mais complexo;  Assistência de acordo com a gravidade da doença que essas pessoas apresentem.

11 É toda forma de prestação de serviços de saúde pagos à vista ou através de convênios pela população.  Hospitais particulares  Clínicas particulares  Procedimentos particulares

12 Há quem pense que não pagamos pelos serviços de saúde pública, mas não é assim. Na verdade, todo atendimento que recebemos do governo é pago pelos impostos e taxas que ele cobra.

13 Pré natal de alto risco Saúde da mulher Saúde da criança DST - AIDS Tuberculose

14 Hepatites Virais Hanseníase HIPERDIACAPS Centro de Convivência da 3ª idade

15 Farmácia PopularFarmacinha Municipal SAMUUPA

16

17  Eles percorrem as casas para cadastrar as famílias e identificar os seus principais problemas de saúde.  Fazem o mapeamento da sua área de trabalho.  Possuem papel fundamental na orientação das famílias e no encaminhamento de problemas que não são capazes de resolver

18  Para ser um ACS é preciso morar na comunidade há pelo menos dois anos, saber ler e escrever.  A seleção é feita através de prova escrita e entrevistas.  O ACS é treinado e orientado em seu trabalho por um enfermeiro.

19

20

21  Falta de verba para investimento nos serviços de saúde;  Administração ruim do dinheiro público;  População crescente e vivendo mais;  Limite de vagas para consultas;  Falta de profissionais para atendimento;

22


Carregar ppt "DÉBORA MAÍRA AZEVÊDO CAIXETA Enfermeira do Centro Hiperdia Minas, especialista em Enfermagem do Trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google