A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMA DE HOJE: O PRIMEIRO PASSO DA LIBERDADE SÉRIE: O CAMINHO DA RECUPERAÇÃO Autor: Carlito Paes Adaptado : Nilson Reis 01/09.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMA DE HOJE: O PRIMEIRO PASSO DA LIBERDADE SÉRIE: O CAMINHO DA RECUPERAÇÃO Autor: Carlito Paes Adaptado : Nilson Reis 01/09."— Transcrição da apresentação:

1 TEMA DE HOJE: O PRIMEIRO PASSO DA LIBERDADE SÉRIE: O CAMINHO DA RECUPERAÇÃO Autor: Carlito Paes Adaptado : Nilson Reis 01/09

2 ISAIAS "Tenho visto como eles agem, mas eu os curarei e os guiarei; eu os consolarei. Nos lábios dos que choram colocarei palavras de louvor. A todos ofereço a paz, paz aos que estão perto e aos que estão longe; eu os curarei." 2 CORÍNTIOS 12.9 “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”.

3 DO QUE PRECISO ME RECUPERAR? DO QUE PRECISO ME RECUPERAR? - -Compulsão pelo trabalho - Mágoa - Divórcio - Medo - Jogo de azar - Compulsão por comida - Culpa - Abusos do passado - Perfeccionismo - Mentira - Álcool - Pornografia - Distúrbios de sexualidade - Drogas - Ódio - Vício sexual - Hipocondria - Procrastinação - Compulsão por compras - Ansiedade - Co-dependência - Necessidade de controle - Roer unha - Maledicência - Brutalidade QUAL É A MINHA DOR?

4 NOSSO OBJETIVO HOJE NÃO É: CRITICA-LO OU CONDENA-LO DESEJAMOS: ENCORAJÁ-LO A MUDAR DE VIDA ESSA MUDANÇA DEPENDERÁ: 1. DE VOCÊ ADMITIR A SUA FRAQUEZA 2. DE VOCÊ DESEJAR BUSCAR AJUDA

5 HOJE VAMOS TRATAR DO PRIMEIRO PASSO PARA UMA DECISÃO OBJETIVA E PROMISSORA: DESEJAMOS QUE VOCÊ COMPREENDA QUE: 1. NÃO É DEUS 2. É INCAPAZDE CONTROLAR A SUA TENDÊNCIA DE FAZER COISAS ERRADAS 2. É INCAPAZ DE CONTROLAR A SUA TENDÊNCIA DE FAZER COISAS ERRADAS 3. SEM UMA MUDANÇA DEFINITIVA SUA VIDA SERÁ SEMPRE INCONTROLÁVEL

6 1. ENTENDA A CAUSA DO SEU PROBLEMA:

7 A CAUSA PRIMÁRIA É A SUA NATUREZA PECAMINOSA! Romanos 7:15-21 "Não me compreendo de modo algum, pois realmente quero fazer o que é correto, porém não consigo. Faço, sim, aquilo que não quero -- aquilo que eu odeio. Eu sei perfeitamente que o que estou fazendo está errado, e a minha consciência má prova que eu concordo com essas leis que estou quebrando. No entanto, não o posso evitar por mim mesmo, porque já não sou eu que estou fazendo. É o pecado dentro de mim, que é mais forte do que eu e me obriga a fazer estas coisas ruins."

8 SER UM PECADOR COM CERTEZA NÃO É: 1. UMA QUESTÃO DE FALTA DE VERGONHA 1. UMA QUESTÃO DE FALTA DE VERGONHA 2. UM PROBLEMA GENÉTICO OU DE FORMAÇÃO 2. UM PROBLEMA GENÉTICO OU DE FORMAÇÃO QUANDO NEGAMOS QUE SOMOS FRACOS: 1. SOMOS TENTADOS A PENSAR QUE SOMOS FORTES POR NATUREZA 2. IMAGINAMOS QUE PODEMOS RESOLVER TUDO SOZINHOS NEGAR DEUS É A MAIOR MENTIRA DO DIABO! NOSSA GERAÇÃO ESTA COLOCANDO O HOMEM NO CENTRO DO UNIVERSO E DISPENSANDO DEUS

9 HÁ 2 VERDADES QUE DESEJAMOS SALIENTAR NESTA MANHÃ: VOCÊ PRECISA DE DEUS 2. VOCE PRECISA DAS PESSOAS EM SUA VIDA!

10 AGINDO ASSIM PODEMOS ESTAR BRINCANDO DE SER DEUS.... Negando nossa HUMANIDADE e tentando CONTROLAR tudo por razões egoístas. Tentamos controlar nossa imagem: Não queremos que as pessoas descubram quem realmente nós somos. Tentamos controlar as outras pessoas: Queremos sempre estar no controle da situação, controlando as pessoas ao redor.

11 AGINDO ASSIM PODEMOS ESTAR BRINCANDO DE SER DEUS.... Tentamos controlar os nossos problemas: Tentamos resolver por nós mesmos, não entregamos para Deus cuidar e curar, e muitas vezes fica pior ainda. Tentamos controlar nossa dor: Podemos esconder dela, evitá-la, negá-la, adiá-la, todavia ela sempre vai estar ali nos esperando mais cedo ou mais tarde, porque não podemos fugir da realidade.

12 2. AS CONSEQÜÊNCIAS DE TENTAR SER DEUS:

13 2.1 VOCÊ SE TORNA UM MEDROSO: Gênesis 3:10. “Disse Adão para Deus: "...ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi."

14 2.2 VOCÊ SE TORNA UM FRUSTRADO: Romanos 7: 21, 23 "Parece um fato da vida que, quando quero fazer o que é correto, faço inevitavelmente o que está errado... contudo existe alguma coisa bem no meu íntimo, lá em minha natureza interior, que está em guerra com a minha mente e ganha a luta, fazendo-me escravo do pecado..."

15 Salmo 32.3 "Eu tentei, por algum tempo, esconder de mim mesmo o meu pecado. O resultado foi que fiquei muito fraco, gemendo de dor e aflição o dia inteiro." Se você está frustrado isso é um sintoma de um problema mais profundo que você ainda não tem resolvido, um assunto sério. Você não é Deus. Você está tentando controlar tudo e isso não funciona.

16 2.3 VOCÊ FICA ESGOTADO: Brincar de ser Deus é algo muito cansativo. Tentar controlar tudo, fazendo de contas que você já sabe de tudo e negando seus problemas, é um gasto muito grande de energia. Veja o que Davi disse: Salmos “De dia e de noite sentia a mão de Deus pesando sobre mim, fazendo com as minhas forças o que a seca faz com um pequeno riacho. O sofrimento continuou até que admiti minha culpa e confessei a Ti o meu pecado."

17 Se você está em constante estado de fadiga, sempre exausto, pergunte-se a si mesmo: "De que tipo de dor estou tentando fugir?". "Que problemas não desejo encarar, que estão motivando-me e levando-me a trabalhar em demasia gerando constante estado de fadiga e cansaço?"

18 2.4 VOCÊ SE TORNA UM FRACASSADO: VOCÊ SE TORNA UM FRACASSADO: Quando você tenta brincar de ser Deus, o autor de Provérbios diz que fatalmente fracassará. Veja o que diz este verso: Provérbios "Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona.“ E é neste estado que a pessoa se entrega ao seu desejo, sua fraqueza, sua dor...

19 3. O CAMINHO PARA A CURA: ADMITIR SUA INCAPACIDADE.

20 O primeiro passo para obter a Recuperação é admitir minha incapacidade. A Bíblia diz que em admitir minha fraqueza, eu encontro forças. Para dar o primeiro passo, você precisa admitir que é incapaz de fazê-lo por si próprio.

21 RETORNEMOS À IDÉIA QUE VIMOS LOGO NO INÍCIO DESTE ESTUDO: VOCÊ PRECISA DE DEUS 2. VOCE PRECISA DAS PESSOAS EM SUA VIDA!

22 Admitir que eu não sou Deus significa que eu sei quem eu sou:

23 3.1 Eu sou incapaz de mudar o meu passado: Eu sou incapaz de mudar o meu passado: Eu sei que o seu passado o machuca, mas nem toda amargura do mundo poderá ser capaz de mudar isto.

24 3.2 Eu sou incapaz de controlar a vida das outras pessoas: Eu sou incapaz de controlar a vida das outras pessoas: Sou responsável por minhas ações, não pelas ações das demais pessoas. Eu não posso controlar outras pessoas.

25 3.3 Eu sou incapaz de lidar com meus maus hábitos: Eu sou incapaz de lidar com meus maus hábitos: Eu admito que sou incapaz de lidar com os meus hábitos danosos, comportamentos e ações. Boas intenções não são suficientes. Quantas vezes você tem tentado e tem fracassado? Força de vontade não é suficiente. Você precisa de alguma coisa que seja mais do que força de vontade. Você precisa de uma nova vida espiritual.

26 Você precisa de uma fonte de poder além de si mesmo. Você precisa de Deus porque Ele fez você para precisar Dele.

27 Veja o que o apóstolo Tiago nos diz: Tiago 4.6 "...Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes." Graça é o poder para mudar. Graça é o poder que Deus concede para na companhia de Jesus fazer as mudanças que precisam acontecer em minha vida.

28 A graça de Deus é transformadora! Veja esta promessa: Romanos 6.14 “Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça.” Creia, quando você admite que precisa de Deus as coisas começam a mudar em sua vida para nunca mais voltar a ser como antes. Veja também: 2 Coríntios 5.17

29 Conclusão: O que precisa ser mudado em sua vida? É um hábito, uma ferida, uma tendência ou uma dificuldade? Se você se sente ferido, Deus diz em Isaías 57:18, “Eu vou curar você”.

30 Disse Jesus: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.” - Mateus 11:28 Pode ser difícil admitir, mas até que o façamos, não poderemos dar o segundo passo nesse caminho. O primeiro passo é o mais difícil: 1.RECONHECER A NOSSA CULPA (arrependimento) 2. RECONHECER QUE SOMOS INCAPAZES DE MUDAR COM NOSSAS PRÓPRIAS FORÇAS; 3. IR AO ENCONTRO DE JESUS - fé

31 CONFIE “Mas o SENHOR está comigo, como um forte guerreiro! Portanto, aqueles que me perseguem tropeçarão e não prevalecerão”. Jeremias 20:11

32 “Era uma vez duas rãs que caíram num tacho de creme. A primeira rã, ao ver que aquele líquido branco não dava pé, aceitou seu destino e se afogou. A segunda rã não gostou da perspectiva. Ficou se debatendo no creme e fez o que pode para ficar à tona. Passado algum tempo, aquela agitação toda fez o creme virar manteiga e ela conseguiu pular do tacho."

33 1. Quando não estiver satisfeito com as perspectivas, LUTE! Pior do que ser derrotado é ser derrotado sem lutar. Lute com o coração arrependido! 2. FAÇA O QUE PUDER, procure uma solução criativa e Bíblica para solucionar seus problemas; 3. SEJA PERSEVERANTE, mesmo que demore algum tempo para o "creme virar manteiga"! 4. NÃO BUSQUE SOLUÇÕES INSTANTÂNEAS, não existem “toques de mágica”, use o PODER DE DEUS ao longo do seu caminho; 4. “PULE PARA A SOLUÇÃO DIVINA” sem vacilar, saiba que esta é a grande oportunidade de sair do "tacho que te afoga".

34 Apocalipse 22:17 - "Vem!" Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida.” Em Mateus 19:21, Jesus uma vez depois de encontrar um homem disse: “venha e siga-me". Hoje o mesmo Jesus está aqui e está te dizendo a mesma coisa: VENHA E SIGA-ME! Você quer a partir de hoje ser um DISCIPULO de Jesus e com ele andar nos altos e baixos da vida aqui na terra?

35 Coloque a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele de todo o coração: Hebreus 4:16 – “Cheguemo-nos, pois, com confiança ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno”

36 NESTE LUGAR EXISTEM PESSOAS QUE SE IMPORTAM COM VOCÊ. VOLTE NO PRÓXIMO DOMINGO!


Carregar ppt "TEMA DE HOJE: O PRIMEIRO PASSO DA LIBERDADE SÉRIE: O CAMINHO DA RECUPERAÇÃO Autor: Carlito Paes Adaptado : Nilson Reis 01/09."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google