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MÉTODOS ESTATÍSTICOS Gerenciamento da Qualidade

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Apresentação em tema: "MÉTODOS ESTATÍSTICOS Gerenciamento da Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 MÉTODOS ESTATÍSTICOS Gerenciamento da Qualidade

2 PHILIP CROSBY ESTA ASSOCIADO AO “DEFEITO ZERO” E DE “FAZER CERTO NA PRIMEIRA VEZ”. PARA ELE QUALIDADE SIGNIFICA CONFORMIDADE COM ESPECIFICAÇÕES, QUE POR SUA VEZ VARIAM DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DOS CLIENTES. O OBJETIVO É PRODUZIR, ATENDENDO ÀS ESPECIFICAÇÕES, O QUE ENCORAJA AS PESSOAS A MELHORAREM CONTINUAMENTE. ELE ACREDITA QUE DEFEITO ZERO NÃO É APENAS UM SLOGAN, MAS UM PADRÃO DE DESEMPENHO (JUNIOR, CIERCO et al, 2006).

3 4 PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE
A QUALIDADE É DEFINIDA COMO CONFORMIDADE AOS REQUISITOS. O SISTEMA QUE LEVA À QUALIDADE É A PREVENÇÃO. O PADRÃO DE EXECUÇÃO É O ZERO DEFEITO. A MEDIDA DA QUALIDADE É O PREÇO DA NÃO-CONFORMIDADE.

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5 SEGUNDO CROSBY OS 14 PASSOS PARA A QUALIDADE SÃO:
COMPROMETIMENTO DA DIREÇÃO COM A QUALIDADE; GRUPO DE MELHORIA DA QUALIDADE; MENSURAÇÃO (ESTABELECER PADRÕES); CUSTOS DA QUALIDADE; CONSCIÊNCIA; AÇÃO CORRETIVA;

6 ... PLANEJAMENTO “ZERO DEFEITO”; EDUCAÇÃO DO EMPREGADO;
DIA DO “ZERO DEFEITO”; ESTABELECIMENTO DOS OBJETIVOS; REMOÇÃO DA CAUSA DO ERRO; IDENTIFICAÇÃO; CONSELHOS DA QUALIDADE; FAZER TUDO DE NOVO;

7 FERRAMENTAS PARA COLETA DE DADOS

8 1. FOLHA DE VERIFICAÇÃO SÃO DOCUMENTOS UTILIZADOS PARA REGISTRAR AS ANOTAÇÕES, O QUE É FEITO DE FORMA ORDENADA E JÁ DIRECIONADA PARA O PROBLEMA OU SITUAÇÃO QUE QUEREMOS RESOLVER (KUME, 1993). EXEMPLOS: - FOLHA PARA DISTRIBUIÇÃO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO; - FOLHA PARA ITEM DEFEITUOSO; - FOLHA PARA REGISTRO DE RECLAMAÇÕES DE CLIENTES;

9 2. ESTRATIFICAÇÃO SEPARA-SE A EMPRESA EM GRUPOS OU SUBGRUPOS PARA SEREM AVALIADOS DETALHADAMENTE BUSCANDO A RAIZ DO PROBLEMA; BUSCA-SE FALHAS DURANTE PROCESSOS DE PRODUÇÃO, ATENDIMENTO.....

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11 3. HISTOGRAMAS É UM GRÁFICO DE BARRAS QUE POSSIBILITA A VISUALIZAÇÃO DE DADOS DISTRIBUÍDOS POR CATEGORIAS; O HISTOGRAMA FORNECE UMA “FOTOGRAFIA” DA VARIÁVEL EM UM DETERMINADO INSTANTE; REPRESENTA UMA DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA;

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13 4. MATRIZ G.U.T É A REPRESENTAÇÃO DE PROBLEMAS, OU RISCOS POTENCIAIS, ATRAVÉS DE QUANTIFICAÇÕES QUE BUSCAM ESTABELECER PRIORIDADES PARA ABORDÁ-LOS, VISANDO MINIZAR OS IMPACTOS. G – GRAVIDADE U – URGÊNCIA T - TENDÊNCIA

14 ATRIBUI-SE DE 1 A 5 (SENDO 5 A MAIOR INTENSIDADE)
Cálculo: G X U X T=

15 5. 6 SIGMA EM 1981, BOB GALVIN, PRESIDENTE DA MOTOROLA INSTITUIU O PROGRAMA DE MELHORAMENTO “10X”. BUSCA MELHORIAS PARA REDUZIR DEFEITOS PARA PRÓXIMO DE ZERO; ORIENTA-SE UNICAMENTE PELO ENTENDIMENTO PRECISO DAS NECESSIDADES DOS CONSUMIDORES, PELO USO DISCIPLINADO DE FATOS, DADOS E ANÁLISE ESTATÍSTICA E PELA ATENÇÃO AO GERENCIAMENTO.

16 OBJETIVOS: REDUZIR O NÚMERO DE DEFEITOS, FALHAS E ERROS; REDUZIR A VARIABILIDADE DOS PROCESSOS; MELHORAR OS PRODUTOS; DIMINUIR O TEMPO DE CICLO; OTIMIZAR ESTOQUES; OBTER CUSTOS MAIS BAIXOS; MELHORAR A QUALIDADE; SATISFAZER OS CLIENTES; AUMENTAR A LUCRATIVIDADE.

17 EXEMPLOS PODE-SE COMPRAR 3 CAMISAS COM TAMANHOS DE MANGAS IGUAIS E DESCOBRIR QUE NEHUMA ESTÁ DE ACORDO COM O QUE DIZ NA ETIQUETA: 2 SÃO MAIS CURTAS E A OUTRA É 3cm MAIS LONGA!!

18 UM CACHORRO-QUENTE COM MOSTARDA É UM DEFEITO SE O CONSUMIDOR DESEJA O SEU COM KETCHUP

19 Outras ferramentas... - MATRIZ DE PRIORIZAÇÃO (PRIORIZA FATOS E DADOS ANTES DE TOMAR DECISÕES) - ANÁLISE DO CAMPO DE FORÇAS (ANALISA FATORES PRÓ E CONTRA A DECISÕES) - ANÁLISE PDPC - PROGRAM DECISION PROCESS CHART (Programa de mapeamento dos processos de decisão) (IDENTIFICA SITUAÇÕES POSSÍVEIS E PROVÁVEIS) - DIAGRAMA DE ÁRVORE (FERRAMENTA QUE DESDOBRA O OBJETIVO OU A AÇÃO EM ETAPAS SUCESSIVAS) - DIAGRAMA DE INTER-RELACIONAMENTO (DETERMINA O FLUXO DAS ATIVIDADES, A ORDENAÇÃO E A PRIORIZAÇÃO) - DIAGRAMA DE FLECHAS (ORGANIZA A SEQUÊNCIA DAS TAREFAS) - DIAGRAMA DE MATRIZ (INDICAM POR SÍMBOLOS AS CORRELAÇÕES E INTENSIDADE)

20 6. QFD (QUALITY FUNCTION DEPLOYMENT)
“DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADE”


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