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EMPREGO DOCENTE - FORUM FENPROF, LISBOA 30 de JANEIRO DE 2008 Perspectivas de mudança (desejável) nas escolas Manuela Esteves Professora, Faculdade de.

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1 EMPREGO DOCENTE - FORUM FENPROF, LISBOA 30 de JANEIRO DE 2008 Perspectivas de mudança (desejável) nas escolas Manuela Esteves Professora, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação de Lisboa Membro do Conselho Nacional da FENPROF

2 A AMPLIAÇÃO CRESCENTE DE FUNÇÕES EDUCATIVAS DA ESCOLA Desenvolvimento de processos de ensino – aprendizagem mais exigentes Desenvolvimento de processos de socialização mais extensos Desenvolvimento de processos culturais articulados comunitariamente

3 A AMPLIAÇÃO CRESCENTE DE FUNÇÕES EDUCATIVAS DA ESCOLA: Desenvolvimento de processos de ensino – aprendizagem mais exigentes Inovadores Capazes de lidar com a heterogeneidade dos alunos (crianças, adolescentes e adultos) Integradores do uso proveitoso das NTIC Capazes de promover o sucesso escolar e educativo

4 A AMPLIAÇÃO CRESCENTE DE FUNÇÕES EDUCATIVAS DA ESCOLA Desenvolvimento de processos de socialização mais extensos Ajudando mais as famílias ou suprindo a sua ausência Integrando pessoas com necessidades educativas especiais Integrando pessoas de maiorias sócio - económicas desfavorecidas e de minorias culturais

5 A AMPLIAÇÃO CRESCENTE DE FUNÇÕES EDUCATIVAS DA ESCOLA Desenvolvimento de processos culturais articulados comunitariamente, promovendo iniciativas de desenvolvimento local com: Associações de pais e encarregados de educação Autarquias Associações cívicas, culturais, desportivas

6 ESCOLA E SOCIEDADE: OS DOIS PÓLOS DE UMA TENSÃO PERMANENTE Um pólo positivo: A confiança social na escola e nos professores A resposta educativa a mudanças sociais inevitáveis O contributo para o progresso da democracia e para o desenvolvimento O cuidado com as pessoas dos alunos e a sua formação integral

7 ESCOLA E SOCIEDADE: OS DOIS PÓLOS DE UMA TENSÃO PERMANENTE Um pólo negativo: A contradição entre os valores que parecem prevalecer na sociedade e os valores que a escola promove A dificuldade em criar um quadro de referências (e de prioridades), para a escola, que substitua os quadros tradicionais A diversificação não deliberada de culturas de escola A crise persistente da identidade e do profissionalismo docentes

8 CULTURAS DE ESCOLA DIVERGENTES  Toda a atenção aos resultados de aprendizagem e pouca ou nenhuma atenção às pessoas? A ESCOLA EMPRESA…  Toda a atenção às pessoas e desprezo pelos resultados? A ESCOLA CLUBE SOCIAL…  Nem interesse pelas pessoas nem interesse pelos resultados? A ESCOLA DOENTE…  Muito interesse pelos resultados e muito interesse pelas pessoas? A ESCOLA DE SUCESSO…

9 AS FALSAS SOLUÇÕES PARA A CRISE DA ESCOLA O AUTORITARISMO O CENTRALISMO A BUROCRACIA AS REFORMAS VOLUNTARISTAS A FÚRIA DO CONTROLO A AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS DE HOJE PELOS CRITÉRIOS DA ESCOLA DO PASSADO A DESCONFIANÇA SISTEMÁTICA EM RELAÇÃO AOS PROFESSORES O ECONOMICISMO

10 CONDIÇÕES DA MUDANÇA DESEJÁVELDA ESCOLA PARTICIPAÇÃO ACTIVA, EMPENHADA E RESPONSÁVEL DE TODOS TRABALHO POR PROJECTOS E POR EQUIPAS PEDAGÓGICAS ESCOLHA PARTILHADA DE VALORES E DE PRIORIDADES NOVAS FORMAS DE DIVISÃO DO TRABALHO NO INTERIOR DA ESCOLA DELIMITAÇÃO DO TRABALHO ESPECIALIZADO DOS PROFESSORES DELIMITAÇÃO DE OUTRAS FUNÇÕES ESPECIALIZADAS A DESENVOLVER POR PROFISSIONAIS DOCENTES E/OU NÃO DOCENTES

11 ESPECIALIZAÇÃO DE FUNÇÕES A DESENVOLVER POR PROFISSIONAIS DOCENTES E/OU NÃO DOCENTES: Dinamização de actividades de concepção, acompanhamento e avaliação de projectos educativos Actividades de enriquecimento curricular Apoio a alunos com nee Orientação dos percursos escolares dos alunos Trabalho especializado com jovens adultos e adultos Mediação da relação pedagógica e da relação escola - família Supervisão pedagógica de professores Dinamização de projectos de investigação – acção nos âmbitos curricular, organizacional e de formação de professores Dinamização de projectos culturais com a comunidade

12 EM SÍNTESE: A qualidade da educação proporcionada nas nossas escolas pode melhorar – mas não é um acidente… Mudar as escolas concretas que temos é sobretudo um trabalho interno daqueles que em cada uma estudam e trabalham (mesmo se algumas condições para a mudança lhes devem ser garantidas do exterior) A política educativa tem importância e pode fazer a diferença A função educativa central, mas não única, da escola é o desenvolvimento do processo de ensino - aprendizagem O emprego docente passa hoje inevitavelmente pela discussão, delimitação em novos moldes, divisão e especialização das funções docentes e não docentes necessárias a um cumprimento mais satisfatório do papel da escola


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