A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA: Metodologia em EAD CARGA HORÁRIA: 45 h/a PROFESSORES REGENTES: Jonathan Nery Pierot Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD Objetivos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA: Metodologia em EAD CARGA HORÁRIA: 45 h/a PROFESSORES REGENTES: Jonathan Nery Pierot Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD Objetivos."— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA: Metodologia em EAD CARGA HORÁRIA: 45 h/a PROFESSORES REGENTES: Jonathan Nery Pierot Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD Objetivos desta Aula: Classificar o processo de interação na EaD; Identificar as ferramentas síncronas e assíncronas; Reconhecer Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).

2 O que é interatividade? Essa palavra é recente na história das línguas, surgiu nas décadas de 1960 e A interatividade envolve os atributos da tecnologia contemporânea utilizada na EaD, que permite conexões em tempo real. Interatividade com o computador Emissor → mensagem → meio → receptor Webdesigner → site → internet ← usuário É possível falar da interação do homem com a máquina, quando esse seleciona e comanda processos e percursos.

3 Interatividade em EaD Aborda as relações entre alunos, professores e conteúdo por meio de três interações: aluno/professor, aluno/aluno e aluno/conteúdo. aluno/professor: chat, , em que o professor fornece motivação e feedback, auxiliando o aprendizado dos alunos. aluno/aluno: aprendizado colaborativo e cooperativo. aluno/conteúdo: pode ocorrer de várias maneiras: navegando ou explorando, selecionando, controlando, construindo, respondendo.

4 Ferramentas Síncronas: Trata-se de uma ferramenta que permite a comunicação entre vários em tempo real, num determinado espaço virtual. Ferramentas Síncronas e Assíncronas Ferramentas Assíncronas: Trata-se da interação entre pessoas que se realiza sem que estas estejam conectadas ao mesmo tempo. O objeto da comunicação é enviado, e permanece disponível para conhecimento do destinatário no momento em que este se conecta.

5 Pode ser definido como uma sala de aula virtual acessada via web, onde são disponibilizadas ferramentas para mediação e gerenciamento da EaD. Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) MOODLE IFPI

6 OBJETIVO DO AVA: É tentar reduzir não apenas a distância física entre os participantes de um curso – alunos e professores – mas também, e mais especificamente, a distância comunicacional. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) Com a explosão da EaD em sistemas formais ou não de ensino, a tendência é que cada instituição construa seu próprio ambiente virtual de aprendizagem. Em geral, esses ambientes incorporam as ferramentas já existentes na web, como o correio eletrônico, os fóruns de discussão, os chats. Incluem gerenciamento de conteúdos e avaliação, bem como recursos para administrar os cursos, inclusão e exclusão de alunos, emissão de relatórios e avaliação.

7 MOODLE (Modular Object–Oriented Dynamic Learning Environment). Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) É um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa. O Moodle se mantêm em desenvolvimento por uma comunidade que abrange professores, pesquisadores, administradores de sistema, designers instrucionais, programadores, e usuários de todo o mundo. Evolui constantemente adequando-se às necessidades dos seus utilizadores.

8 Texto simples Pode ser usado para apresentar aos alunos pequenos trechos de informação. Normalmente estes textos são utilizados como referência para uma atividade posterior. Ferramentas do MOODLE E-TEC Alguns recursos que podem ser utilizados / inseridos:

9 Link a um arquivo ou site Permite ao professor disponibilizar ferramentas de diversas formas. Rótulo É um texto simples colocado em uma semana ou tópico. Em geral é usado para organizar as semanas e agrupar atividades por tipo.

10 Fórum É uma ferramenta assíncrona, sem determinação de dia e horário. Consiste na proposição de uma questão sobre a qual vão sendo feitos comentários, que, por sua vez, serão objetos de novos comentários. Quando iniciado pelo professor, deve servir para provocar reflexões que se estabelecem a partir de uma leitura específica, que deve estar explicita para esta ferramenta. As atividades podem ser do tipo:

11 Tarefa Atividade a ser desenvolvida pelo aluno. Serve, em geral, para o envio de arquivos para o ambiente, para a produção de textos neste e, ainda, para a atribuição de notas em atividades produzidas fora do ambiente (por exemplo, uma prova presencial).

12 Chat Ferramenta síncrona. Permite a comunicação on-line, ou seja, “conversas” em tempo real. É ideal para discussões leves e tirar dúvidas de maneira rápida. No entanto, é necessário que todos estejam conectados ao mesmo tempo. Portanto, é importante agendar essas conversas previamente.

13 Referências: MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EaD: a educação a distância hoje. 1ª ed. São Paulo: Peason Prentice Hall, MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, DIAS, R.; LEITE, L. Educação a Distância: da legislação ao pedagógico. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, VILLARDI, R.; OlIVEIRA, E. Tecnologia na educação: uma perspectiva sócio – interacionista. Rio de Janeiro: Dunya, 2005.


Carregar ppt "DISCIPLINA: Metodologia em EAD CARGA HORÁRIA: 45 h/a PROFESSORES REGENTES: Jonathan Nery Pierot Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD Objetivos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google