A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Sabine Mendes Moura, Dn. Nivelamento: oficina de produção textual.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Sabine Mendes Moura, Dn. Nivelamento: oficina de produção textual."— Transcrição da apresentação:

1 Professora Sabine Mendes Moura, Dn. Nivelamento: oficina de produção textual

2 Objetivos Reconhecer os principais gêneros acadêmicos escritos (resumo, resenha, artigo científico, monografia) – aula presencial – 31/8 – 9 às 13 horas. Praticar os gêneros apresentados em sala, por meio de trabalhos a serem entregues por resumo – até 7/9; resenha – até 21/9; mini-artigo – até 15/11 (negociar). Reconhecer os principais gêneros acadêmicos orais (seminário, apresentação de pôster, sessão de comunicação, mesa redonda) – aula presencial – 30/11 – 9 às 13 horas. Oficina de prática em gêneros orais - 30/11 – 9 às 13 horas.

3 Noções preliminares – relevância e escopo O que é um gênero textual? O que é um gênero acadêmico? Acadêmico versus profissional? Acadêmico versus técnico? O gênero acadêmico e a área de Letras (colocação profissional e perspectivas de ensino) Panorama de Metodologia de Pesquisa Científica – principais pressupostos.

4 Resumo Não violência e questões de gênero: alunos trabalhando para entender narrativas na Licenciatura em Letras

5 Resenha

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19 Artigo científico um papo sobre pesquisa; um papo sobre referências; um papo sobre metodologia; um papo sobre dados; um papo sobre análise;

20 Artigo científico Quem pode escrever um artigo científico? Como se publica um artigo científico? Por que se publicam artigos científicos? Qual é a relação entre publicações e a vida acadêmica? O que são normas de publicação?

21 Artigo científico (EVANGELISTA, 2006, pp ) “Eu estava confiante em que a publicação era um resultado de estudos, de pesquisas, de reflexões, de maturações teóricas, de inquirições intelectuais, de contribuições significativas, de respostas políticas, de preocupações sociais, de compromissos com o saber, de respeito à opinião pública, de amor ao leitor anônimo, de explicitação de idéias além-indivíduo... ‘Romance’, afirmaram. Não é. Publicar é publicar. Que explicação mais tautológica...” (p. 298) Morrer por publicar, morrer para publicar, morrer se publicar, morrer se não publicar, publicar apesar de morrer, publicar para morrer, publicar pero sin morrir (pp )

22 Monografia Como é isso de ser teste e pesquisa ao mesmo tempo? Para que serve a monografia (tem que servir para alguma coisa)? O que é um projeto de pesquisa? Como é o processo de orientação? O que são linhas de pesquisa?


Carregar ppt "Professora Sabine Mendes Moura, Dn. Nivelamento: oficina de produção textual."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google