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“Em busca da Excelência” Associação Planalto Central – Agosto 2013

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Apresentação em tema: "“Em busca da Excelência” Associação Planalto Central – Agosto 2013"— Transcrição da apresentação:

1 “Em busca da Excelência” Associação Planalto Central – Agosto 2013
ATAS “Em busca da Excelência” Associação Planalto Central – Agosto 2013

2 Orientações Importantes Leitura Sugestiva
Guia para Secretaria de Igreja Capítulo 3 – Responsabilidades do Secretário (páginas 23 a 25) Guia para Secretaria de Igreja Capitulo 8 – Os quatro livros da igreja e como usá-los (páginas 66 a 75) Manual da Igreja – Cultos e Outras Reuniões (páginas 130 a 133)

3 Preparando a Agenda Guia para Secretaria de Igreja - página 70
Coletar com antecedência os assuntos que vão compor a agenda (comunicar-se com os integrantes da comissão) Providenciar cópias da agenda, papeis para anotação, canetas, quadro de anotações e o que mais for necessário para o bom andamento da reunião. Preparar a agenda e apresentá-la ao pastor/ancião antes da reunião Providenciar cópias da agenda conforme necessário Ter em mãos as informações complementares que possam vir ser importantes (ex. cotações, calendários, telefones de contato, etc.)

4 Secretariando a Comissão Guia para Secretaria de Igreja – página 72
Preparar o ambiente (cadeiras, água, papel, canetas, etc.) Anotar todas as informações que farão parte da ATA (nomes, participações, decisões) Ter em mãos informações que possam ser úteis (decisões/atas anteriores) Auxiliar no seguimento dos assuntos e tópicos conforme agenda. Certificar-se da compreensão dos votos para registro fiel das propostas

5 Elaborando a Ata “O secretário da igreja atua como secretário da comissão é o responsável por registrar, apresentar e preservar as atas.” – MI página 133 Observar a padronização sugerida pela UCOB (formatação, tipologia, espaçamento, descrição dos votos) Observar numeração dos votos (contagem anual) e das páginas (numeração sequencial – frente e verso) Redigir os votos de maneira sucinta e clara Facilitar a visualização dos assuntos (forma e conteúdo em harmonia) Coleta das rubricas e assinaturas (presidente e secretário) após votação na reunião administrativa da igreja

6 Apresentando a Ata Guia para Secretaria de Igreja – página 73
Forma denominacional: 1. O secretário PROPÕE 2. O presidente pede APOIO 3. O presidente abre para OBSERVAÇÕES 4. O presidente coloca em VOTAÇÃO 5. O presidente finaliza o assunto dizendo VOTADO.

7 Apresentação da Ata “A reunião administrativa tem autoridade acima da comissão da igreja e pode delegar responsabilidades...” – MI páginas 130 a 134 Quando e quais assuntos devem ser apresentados à Reunião Administrativa Leituras Primeira Segunda leitura Comunicação: uso do boletim, mural da igreja e outros meios

8 Medidas Padrão Papel: tamanho carta (216 x 279 mm)
Margens: Superior: 2,54 cm Inferior: 2,54 cm Esquerda: 2,54 cm Direita: 2,54 cm Entrada de texto: 3,5 cm

9 Formatação Padrão Fonte: Times New Roman, corpo 12, texto justificado
Tabelas e quadros: aceitável em Times New Romam corpo 11 ou 10 Identificação da página: Numeração centralizada na parte inferior da folha Layout: Cabeçalho primeira página: centralizado Cabeçalho demais páginas: opcional no lado direito

10 Estrutura da ATA Guia de Secretaria de Igreja - página 67
Membros presentes: Presidente, Secretário. Demais membros em ordem alfabética (sobrenome) Dispensar títulos (doutor, professor, pastor, etc). Convidados também são relacionados após os membros regulares Oração: fazer constar o nome de quem fez a oração inicial e a final Assinaturas: o presidente e o secretário fazem uma rubrica nas páginas iniciais e assinam somente a última página da ata, após ela ter sido aprovada pela comissão administrativa da igreja

11 Redação do Voto Guia de Secretaria de Igreja – página 67
Ao ponto, claro. Deve se explicar por ele mesmo “Considerandos” para esclarecer a decisão, antes do registro do voto. Traduzir palavras em línguas estrangeiras. Não cortar votos, ou tabelas, gráficos de uma página para outra Enunciado: todo em maiúsculas e negrito, com o número de voto à frente CARTA DE TRANSFERÊNCIA – ACEITAR

12 Arquivando a Ata Documento permanente (histórico e legal) - condições de arquivamento (livro ou pasta) Pertencem à igreja e estão sob a responsabilidade da secretaria Acondicionado em pasta ou encadernado no final do período.


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