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PublicouLuiza Pao Alterado mais de 9 anos atrás
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FORMAÇÃO CONTINUADA: CAMINHO CONJUNTO DE PLANEJAMENTO E AÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
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RESPONSÁVEIS Helen Matos Pinheiro de Almeida e Silva Psicóloga Educacional Marisol Garcia Cavalheiro Pedagoga e ATE(Assistente Técnica Educacional)
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LOCALIZAÇÃO
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POPULAÇÃO Fundada em 16/08/1.657 – 354 anos. População inicial – índios, escravos Posteriormente - imigrantes italianos e portugueses População total - 80.045 População residente Urbana – 72.712 População residente Rural- 7.333
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RECURSOS NATURAIS Vegetação nativa- Mata Atlântica. Floresta tropical de planalto, menos úmida e contendo espécies vegetais de utilização comercial – reflorestamento de eucaliptos. Região sul predomina videiras, frutíferas e culturas anuais de subsistência. Chácaras e sítios de recreação e lazer
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IDH
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RECURSOS ECONÔMICOS PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS - 41,59% INDÚSTRIA - 28,96% COMÉRCIO - 22,77% AGROPECUÁRIA - 4,69% TURISMO - 1,99
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REDE MUNICIPAL DE ENSINO 13.824 ALUNOS (14) CRECHES 1.435 ALUNOS (24) INFANTIL 1.412 ALUNOS (19) FUNDAMENTAL I 5.184 ALUNOS (15) FUNDAMENTAL II 5.261 ALUNOS EJA 532 ALUNOS
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PROGRAMAS EDUCACIONAIS 2011 CENPEC /Fundação Volkswagen: ESTUDAR PRA VALER ENTRE NA RODA Instituto Ayrton Senna GESTÃO NOTA 10 SE LIGA ACELERA
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PROGRAMAS EDUCACIONAIS 2011 CENPEC /Fundação Volkswagen: ESTUDAR PRA VALER ENTRE NA RODA SUPER AÇÃO JOVEM LER E ESCREVER Instituto Ayrton Senna GESTÃO NOTA 10 SE LIGA ACELERA
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EDUCAÇÃO ESPECIAL 2011 INFANTIL – 31 ALUNOS FUNDAMENTAL – 189 ALUNOS TOTAL: 220 ALUNOS
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DADOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL ENSINO FUNDAMENTAL: 189 alunos Def. Intelectual = 75 Def. Física = 32 Def. Visual = 29 Def. Auditiva = 22 TGD = 13 Def. Múltipla = 12 Síndrome de Down = 6 Julho/2011
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DADOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL ENSINO INFANTIL: 31 alunos Def. Intelectual = 02 Def. Física = 05 Def. Visual = 07 Def. Auditiva = 04 TGD = 03 Def. Múltipla = 04 Síndrome de Down = 6 Julho/2011
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ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE Nº SALAS DE AEE – 09 Nº DE MATRÍCULAS – 180 Nº DE PROFESSORES DE AEE - 10
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PROFISSIONAIS DE APOIO INTÉRPRETES DE LIBRAS LEDORES CUIDADORES – ESTAGIÁRIOS PROFESSORES AUXILIARES
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REUNIÕES MENSAIS - PERCURSO HISTÓRICO SURGIU EM 2006, DA NECESSIDADE APONTADA PELOS PROFESSORES EM FALAR SOBRE AS QUESTÕES RELACIONADAS AO ATENDIMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA QUE JÁ ESTAVAM MATRICULADOS NO ENSINO REGULAR.
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Formação continuada Encontros mensais com profissionais da rede de ensino. Objetivos: Discutir, refletir e construir saberes a respeito do processo de inclusão escolar dos alunos público alvo da educação especial.
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Como acontece hoje... Encontros mensais previstos no calendário escolar oficial do Departamento de Educação Toda 2ª terça-feira do mês Período manhã e tarde – 3h/período Público alvo: professores de salas regulares, professores de sala de recursos, coordenadores pedagógicos, diretores e vice-diretores Média de 70 profissionais por encontro
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Justificativa Espaço para acolhimento ao professor Lugar de escuta Possibilidade de fortalecer o seu fazer com a experiência do outro Reflexão da sua prática Desconstrução de mitos que rondam a educação Levantamento de necessidades do grupo
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Metodologias utilizadas... Explanação oral Oficinas Apresentação de filmes Trabalhos em grupo Relatos de experiências Dinâmicas de grupo Discussão de casos
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“Dinâmica de Grupo”
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“Trabalho em Grupo”
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“Oficina na Sala de Recursos”
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“Explanação Oral”
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Temas trabalhados: Legislação Adequação curricular Flexibilização de aulas Informações e orientações gerais sobre as deficiências Troca de experiências de sucesso Participação de convidados especialistas Participação de entidades parceiras Estudo de materiais do MEC/SEESP, etc Orientações práticas para o dia-dia em sala de aula Avaliação na perspectiva da escola inclusiva
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“Deficiência mental no contexto escolar”
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“ A inclusão de alunos com transtornos globais do desenvolvimento, uma realidade possível”
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“ Possibilidade de trabalho pedagógico com alunos com deficiência múltipla”
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“ Compreendendo o universo da pessoa surda”
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“A importância do trabalho em equipe: Instituição – Escola – Família”
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Resultados observados... Conscientização do professor com relação a individualidade e necessidades de cada aluno Revisão de sua prática pedagógica (recursos, avaliação, planejamento, etc.) Reconhecimento dos benefícios do planejamento e adequação curricular para alunos com deficiência e todo o grupo em geral Transição de um lugar queixoso apenas, para uma mobilização que modifica a ação
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“Relato de Experiência”
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“Depoimento de Vivência Escolar”
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Exemplos Depoimentos a respeito de adequação curricular (Fundamental 1 e 2); Desenvolvimento de alunos com graves deficiências na educação infantil, construção de rede; Depoimento de nutricionista a respeito de sua vivência escolar
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