A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Semana de Capacitação 05/02 a 09/02/2007

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Semana de Capacitação 05/02 a 09/02/2007"— Transcrição da apresentação:

1 Semana de Capacitação 05/02 a 09/02/2007

2 05/02 - SEGUNDA Neste dia estiveram presentes professores, representantes dos municípios, gerentes do Banco Bradesco, o Prefeito do Município de Registro e demais envolvidos no Projeto.

3 Os participantes e convidados foram recepcionados com um café da manhã.

4 A abertura do evento foi realizada pela Professora Cristina Telles, Gerente do Departamento de Educação Básica da Fundação Bradesco, que esclareceu questões sobre a parceria entre o Banco Bradesco, Fundação Bradesco e os Municípios do Vale do Ribeira no Projeto Educa+Ação. Neste momento, foram apresentados os vídeos institucionais do Banco Bradesco e Fundação Bradesco.

5 Após a abertura, a professora Silvia Regina Juhas expôs aos presentes o cronograma de atividades a serem desenvolvidas durante o encontro, além de apresentar os demais profissionais envolvidos no Projeto.

6 A Dinâmica de Apresentação dos professores foi conduzida pela professora Sara, que propôs aos participantes que dançassem um “forró” para se conhecerem melhor.

7 No período da tarde os professores iniciaram as atividades com uma dinâmica refletindo sobre o primeiro período do dia, também conduzida pela Profª. Sara.

8 Na seqüência, a professora Silvia abordou o tema: Construção do Sistema da Escrita. Houve participação dos professores durante a explanação, assim como a socialização de experiências. Terminada a palestra, os professores organizaram-se em grupos, observaram os livros e as Orientações Didáticas e correlacionaram a teoria e a prática numa roda de discussões, com a mediação de toda a equipe.

9 As atividades foram encerradas com uma síntese do dia e avaliação oral.

10 06/02 - TERÇA As atividades do dia iniciaram-se com a retomada de questões sobre a produção do instrumento de sondagem, critérios na elaboração da avaliação e a definição do período de aplicação.

11 Na seqüência os professores participaram da palestra organizada pela professora Silvia sobre a Leitura e Produção de Textos.

12 A participação dos grupos na oficina de Produção de Textos foi mediada pelas professoras da equipe e resultou em decalques, que foram apresentados a todos os participantes.

13 No início da tarde, como dinâmica de aquecimento, a atividade conduzida pela Profª. Ivani consistia em um jogo no qual foram abordadas as apreensões e ansiedades com relação ao novo momento.

14 Os estudos dessa tarde referiam-se ao componente curricular de Matemática : Construção da Notação Numérica pela Criança. Depois os professores participaram de uma oficina mediada pelas professoras da equipe, colocando em prática o uso do Material Cuisenaire.

15 07/02 - QUARTA As atividades começaram com a retomada dos estudos realizados no dia anterior. A professora Silvia discutiu com os participantes sobre o uso dos materiais que farão parte do kit a ser recebido pelas escolas.

16 Em seguida os professores participaram da palestra Calcular é Muito Fácil! As Idéias das Quatro Operações. Terminado o estudo, os professores recorreram ao livro de Matemática do 1º Ano e identificaram nele atividades dentro dos quatro eixos abordados no material.

17 A dinâmica inicial do período da tarde, dirigida pela professora Silvana,tinha como proposta a resolução de operações, visando a agilidade do cálculo mental.

18 Em seguida os participantes refletiram acerca das experiências com o componente curricular de Ciências e discutiram sobre a proposta sugerida pela Fundação Bradesco.

19 Os professores encerraram o dia avaliando o encontro oralmente.

20 08/02 - QUINTA A dinâmica inicial foi conduzida pela Professora Maria Tereza Alonso, que também participou das leituras e discussões realizadas durante todo o dia.

21 Os assuntos discutidos nessa ocasião referiam-se aos componentes curriculares de História e Geografia, utilizando como recursos apresentação multimídia e filme com depoimentos das professoras da Unidade da Fundação Bradesco – Osasco. Além disso, foram abordadas também algumas orientações gerais para o Projeto.

22 A Professora Silvana orientou os professores quanto ao uso e conservação dos livros que serão entregues aos alunos. A professora Ivani abordou a utilização e conservação da Biblioteca de Classe e a professora Sara retomou questões acerca da aplicação das sondagens.Terminadas as orientações os participantes da semana construíram coletivamente uma carta de intenções.

23 Após o intervalo a professora Silvia coordenou uma dinâmica, na qual foram valorizadas as características individuais dos participantes e sua importância no Projeto.

24 Os professores fizeram uma avaliação escrita do encontro e os coordenadores se despediram enfocando a importância da parceria ali firmada .

25 A Professora Maria Tereza Alonso encerrou a Semana de Capacitação e agradeceu a todos pela participação em nome do Banco Bradesco e da Fundação Bradesco


Carregar ppt "Semana de Capacitação 05/02 a 09/02/2007"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google