A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO – NRE FOZ DO IGUAÇU

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO – NRE FOZ DO IGUAÇU"— Transcrição da apresentação:

1 NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO – NRE FOZ DO IGUAÇU
PARANÁ GOVERNO DO ESTADO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO - SUED DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA – DEB NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO – NRE FOZ DO IGUAÇU

2 “É preciso que o profissional da educação perceba sua importância e se veja como uma peça fundamental no processo educativo, todos são capazes de construir no dia a dia uma prática sólida e envolvente, para isso tem que acreditar em si mesmo, se capacitar e receber o apoio da equipe.” (Débora Gregório - Revista Tantas Palavras – Consultoria Pedagógica)

3 Base Legal - LDB 9394/96 Dos Princípios e Fins da Educação Nacional: Art. 03: O Ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; Respeito à liberdade e apreço à tolerância; Valorização do profissional da educação escolar; Gestão democrática do ensino público, na forma desta lei e da legislação dos sistemas de ensino; Garantia de padrão de qualidade;

4 LDB: 9394/96 Os Sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação , assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público: II – Aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive com licenciamento periódico remunerado para esse fim;

5 Estatuto dos Funcionários Civis do Paraná LEI 6174/70 (SEAP)
Capítulo II: Dos Deveres Art. 279  São deveres do funcionário: XVI – Frequentar cursos legalmente instituídos para aperfeiçoamento ou especialização; XVII – Comparecer à repartição às horas de trabalho ordinário e às de extraordinário quando convocado, executando os serviços que lhe competirem.

6 Estatuto dos Funcionários Civis do Paraná LEI 6174/70 (SEAP)
Capítulo III: Do Aperfeiçoamento e da especialização Art.280 É Dever imanente do funcionário diligenciar para seu constante aperfeiçoamento profissional e cultural Art.281 O Funcionário tem por dever frequentar, salvo motivos relevantes que o impeçam, cursos de treinamento funcional, especialização ou aperfeiçoamento profissional para o qual seja expressamente designado ou convocado.

7 Estatuto do Magistério Público do Paraná
Lei Complementar 7 de 22 de Dezembro de 1976 Art O Professor ou Especialista de Educação tem o dever constante de considerar a relevância social de suas atribuições, cabendo-lhe manter conduta moral, funcional e profissional adequada à dignidade do Magistério, observando as normas seguintes: I - quanto aos deveres: Participar no processo de planejamento de atividades relacionadas com a educação para o estabelecimento de ensino em que atuar;

8 1º DIA – 03/02/2013 - SEGUNDA-FEIRA
Cronograma 1º DIA – 03/02/ SEGUNDA-FEIRA Manhã ABERTURA DA SEMANA e PLANO DE AÇÃO 1. Informes gerais (Equipe diretiva e pedagógica). 2. Vídeos institucionais (SEED). 3. Apresentação do Cronograma da Semana (Equipe Pedagógica da Escola) 3.1 Orientações quanto ao uso dos Fóruns e Pronto Atendimento de cada dia da semana. Tarde 4. Retomada das ações de 2013. 4.1 Diagnóstico das ações da escola por meio de indicadores de qualidade. 4.2 Análise dos resultados do SAEP da escola, e dos indicadores de qualidade. 4.3 Início da reformulação do Plano de Ação para 2014. 5. Vídeo ao vivo de encerramento com uma síntese do dia e destaque de atividades do próximo dia. (DPPE – Eziquiel Menta)

9 Cronograma 2º DIA – 04/02/2013 - TERÇA-FEIRA OS SUJEITOS DA ESCOLA
Manhã OS SUJEITOS DA ESCOLA 1. Orientações sobre o Fórum e Pronto Atendimento do dia. 2. Exibição do trecho do filme “Escritores da Liberdade”, intercalado com problematizações e debates. 3. Leitura do texto “Sujeitos da Escola”. 4. Exibição do vídeo com a entrevista do Prof. Miguel Arroyo – parte I, intercalado com problematizações do vídeo e do texto. Tarde 5. Debates a partir da análise dos vídeos, do texto e das problematizações, buscando aproximação do tema com a prática pedagógica, tomando como referência textos complementares sobre as diversidades de sujeitos da escola. 6. Vídeo ao vivo de encerramento com uma síntese do dia e destaque de atividades do próximo dia. (DEB – Ivanilde)

10 3º DIA – 05/02/2013 - QUARTA-FEIRA
Manhã OS SUJEITOS DA ESCOLA E O CURRÍCULO 1. Orientações sobre o Fórum e Pronto Atendimento do dia. 2. Exibição do trecho do filme “Pro dia nascer feliz”, seguido por problematizações e debates. 4. Exibição do trecho do filme “Sarafina! O som da liberdade”, seguido por problematizações e debates articulados ao primeiro trecho. 5. Exibição do trecho do filme “Documentário sobre Augusto Boal”, seguido por problematizações que introduzem a continuidade das discussões sobre currículo. Tarde 6. Debate – realidade da escola. Retomada do PPP, reflexões sobre o papel do professor e suas práticas pedagógicas. 7. Leitura e debate de textos sobre o currículo. Tarde 8. Apresentação da primeira parte do vídeo com o Professor João Luiz Gasparin (UEM), contendo explanação acerca da Pedagogia Histórico-Crítica. Debates e sínteses. 9. Vídeo ao vivo de encerramento com uma síntese do dia e destaque de atividades do próximo dia. (DEB – Telma)

11 4º DIA – 06/02/2013 - QUINTA-FEIRA
Manhã 8h - Conferência com a palestrante Profª Doutora Ligia Márcia Martins – “O Papel da Instituição Escola Hoje” - Centro de Convenções de Foz do Iguaçu. Tarde ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA 1. Orientações sobre o Fórum e Pronto Atendimento do dia. 2. Sequência dos trabalhos da manhã, com a exibição da segunda parte do vídeo com o Prof. Gasparin, apresentando os passos da proposta de ação pedagógica de Dermeval Saviani. Problematizações e discussões. 3. Exercício de planejamento, por área/disciplina do conhecimento, a partir dos passos da proposta de ação pedagógica do Prof. Gasparin (explicitação dos objetivos, investigação dos conhecimentos prévios, problematização, avaliação). 4. Leitura e discussão (a partir de questões propostas) do texto “Hora Atividade: Compromisso de Todos”

12 5º DIA – 07/02/ SEXTA-FEIRA Manhã/Tarde PLANEJAMENTO ESCOLAR E AS ESPECIFICIDADES E MODALIDADES DA ESCOLA 1. Orientações sobre os Fóruns e Pronto Atendimento do dia. 2. Elaboração dos planos de trabalho docente que reflitam os aspectos discutidos durante a semana pedagógica. 3. Orientações para as escolas com modalidades e demandas específicas, conforme materiais disponibilizados pelos setores da Seed responsáveis pela ação (Educação Profissional, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Diversidade, Ensino Médio Inovador).


Carregar ppt "NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO – NRE FOZ DO IGUAÇU"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google