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Avaliação como Mecanismo de Accountability

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Apresentação em tema: "Avaliação como Mecanismo de Accountability"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação como Mecanismo de Accountability
Proposta de sistema de avaliação para a Escola do Mar em Florianópolis Equipe: Argus, Edilson, Eliane, Leilane, Lílian e Maria Letícia.

2 Histórico O projeto fora uma idéia incorporada pelo Departamento de Educação Fundamental (DEF) da Secretaria Municipal de Educação (SME) no ano de 2005, inicialmente com designação de uma equipe cujo objetivo era de pensar nas diretrizes do projeto, que visava modificar o senso contraditório de morar em uma ilha e não conhecer o mar.

3 Histórico Em 2006 iniciou-se o processo seletivo do local ideal para sediar o projeto. Dentre os locais, pode-se citar: Ribeirão da Ilha; Barra da Lagoa; Ingleses ; Praia do Forte

4 Histórico Em 2008, tendo sido escolhido o local, firmou-se convênio com a UFSC de modo a se compartilhar o uso da casa de administração do Projeto Fortalezas. Seguido a isso, adequou-se o local ao trabalho.

5 Histórico Ainda no ano de 2008, a equipe e atividades foram se estabelecendo, iniciando-se os roteiro e atendimentos as crianças, adolescentes e professores, começando a surgir solicitações. Os colaboradores começaram a surgir, contando com professores de diversas áreas, oficiais da marinha, mergulhadores, biólogos, etc.

6 Objetivos GERAIS Realização de atividades que contribuem para sustentabilidade na Ilha de Santa Catarina e seu entorno, através sensibilização dos cidadãos aos problemas ambientais do município e região, organizando, além de atividades de educação ambiental para o ensino infantil, fundamental e médio, eventos de cunho educativo e pedagógico, com ênfase em educação marinha e costeira.

7 Objetivos ESPECÍFICOS
Atendimento às crianças, adolescentes, jovens da rede de ensino do município de Florianópolis e do Estado de Santa Catarina, proporcionando vivências integradoras e educativas em respeito ao ambiente e à sua cidadania; Elaboração de práticas que visem a criação de habilidades e competências nas pessoas atingidas pelas ações da Escola do mar para o enfretamento de problemas ambientais e locais; Proporcionar atividades e eventos de formação de educadores nos assuntos relacionados aos ambientes marinhos e costeiros;

8 Objetivos ESPECÍFICOS Contribuir para a organização de grupos – voluntários, profissionais, instituições, associações, cooperativas, comitês, entre outros – que atuem em programas de intervenção em educação marinha e costeira, apoiando e valorizando suas ações; Fomentar a ação conjunta através de parcerias, para a elaboração e execução de projetos que visem trazer melhores condições de qualidade de vida para população do município de Florianópolis;

9 Estimular, apoiar, elaborar e executar pesquisas nas diversas áreas científicas, que auxiliem o desenvolvimento de processos produtivos e soluções tecnológicas apropriadas e brandas, fomentando a integração entre educação, ciência e tecnologia; Incentivar iniciativas da comunidade que valorizem sua cultura, seu espaço físico-geográfico e seus direitos constitucionais;

10 ACCOUNTABILITY E SISTEMAS DE AVALIAÇÃO
Accountability, pode ser traduzido por responsabilização ou por prestação de contas, ou seja, quem desempenha funções de importância na sociedade deve regularmente explicar o que anda a fazer, como faz, por que faz, quanto gasta e o que vai fazer a seguir.

11 ACCOUNTABILITY E SISTEMAS DE AVALIAÇÃO
A responsabilização dos resultados estrutura-se basicamente por meio da avaliação para se verificar a relevância e a realização dos objetivos programados e sua eficiência, eficácia e seus impactos.

12 ACCOUNTABILITY E SISTEMAS DE AVALIAÇÃO
A responsabilização dos resultados estrutura-se basicamente por meio da avaliação para se verificar a relevância e a realização dos objetivos programados e sua eficiência, eficácia e seus impactos.

13 ACCOUNTABILITY E SISTEMAS DE AVALIAÇÃO
Melhoria do seu desempenho Transparência Responsabilização

14 ACCOUNTABILITY E SISTEMAS DE AVALIAÇÃO
A avaliação não depende apenas do modo como são apresentados e divulgados os dados, mas também do engajamento dos stakeholders na gestão da avaliação e na própria prestação dos serviços avaliados.

15 Avaliação centrada em objetivos
A avaliação se concentra nos propósitos do programa, buscando verificar em que medida foram alcançados: o fato de os objetivos da avaliação terem sido ou não alcançados. É um método simples e fácil de se aplicar, levando as pessoas a refletirem sobre suas intenções em relação aos programas sociais.

16 Avaliação centrada em objetivos
Essa abordagem, por outro lado, não é útil se não houver clareza em termos de objetivos, se estes forem modestos ou ambiciosos demais, e se existir divergência em relação a quais objetivos são mais importantes.

17 Avaliação centrada nos participantes
Baseia-se na perspectiva de que o avaliador deve ser posto em contato direto com o programa, suas atividades e ambiente, envolvendo os participantes da programa nas atividades avaliatórias. São comumente qualitativas e enfatizam o pluralismo, estimulando a participação e os aspectos humanos envolvidos na ação.

18 Avaliação centrada nos participantes
Esta abordagem estimula o aspecto político da ação, além de ser flexível e dar atenção ao contexto do programa, gerando informações verossímeis aos stakeholders.

19 Proposta do projeto O objetivo do sistema de avaliação para a Escola do Mar é averiguar se os objetivos e metas continentes no “Projeto Versão 2010” estão sendo cumpridos, por meio de um sistema de avaliação combinando os critérios de avaliação centrada nos objetivos e nos participantes

20 A avaliação proposta pelo grupo tem diversos públicos, já que visa responder inúmeras questões. Em primeiro lugar o grupo gestor da Escola do Mar. Em seguida os gerentes da prefeitura responsáveis pela manutenção ou reformulação do programa. Por último, mas não menos importante, os estudantes, professores, os parceiros e a comunidade do entorno da Escola do Mar.

21 conclusão Como resultado final apresentou-se cinco questionários para a organização segundo os diversos públicos atendidos e uma proposta de elaboração de cartilha informativa


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