A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Necessidades Relativas a Metrologia Atendimento ao item 4.11 da ISO 9000 Requisitos Metrológicos Atendimento ao item 4.10 da ISO 9000 Inspeção e Ensaio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Necessidades Relativas a Metrologia Atendimento ao item 4.11 da ISO 9000 Requisitos Metrológicos Atendimento ao item 4.10 da ISO 9000 Inspeção e Ensaio."— Transcrição da apresentação:

1 Necessidades Relativas a Metrologia Atendimento ao item 4.11 da ISO 9000 Requisitos Metrológicos Atendimento ao item 4.10 da ISO 9000 Inspeção e Ensaio (recebimento, processo e produto) Responsabilidades Própria Empresa: - Medição na produção - Ensaio de Recebimento - Inspeção de recebimneto Laboratório de - Ensaio de Matéria prima e máquinas Metrologia -Calibração de Instrumetos de medição (externos)

2 Sistema Nacional de Metrologia 1862, implantação do sistema métrico decimal francês - Lei Imperial no 1157 (Dom Pedro II) 1961, criação do Instituto Nacional de Pesos e Medidas (INPM). Implantação dos IPEMS e instituição do SI 1973, instituição do SIMETRO e criação do Conmetro e do Inmetro - Lei 5966 (Emílio G. Médice)

3 Cadeia Metrológica

4 Sistema Nacional de Metrologia

5 Estrutura Organizacional do INMETRO

6 ÁREAS DE ATUAÇÃO DA METROLOGIA Metrologia Industrial e Científica Metrologia Legal

7 Metrologia Industrial e Científica “ O conhecimento amplo e satisfatório sobre um processo ou fenômeno somente existirá quando for possível medí-lo e expressá-lo através de números.” Lord Kelvin, 1883 Conceitos Básicos è Medição è Calibração è Ensaio

8 Laboratório Nacional de Metrologia è Conjunto de laboratórios metrológicos de referência cuja responsabilidade é a realização, manutenção e disseminação das unidades do Sistema Internacional de Unidades (SI). è Compõem o LNM: l Laboratórios do Campus Avançado de Xerém l LNMRI - Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes l DSHO - Departamento do Serviço da Hora do Observatório Nacional

9 Metrologia Legal

10 MEDIÇÃO/ CALIBRAÇÃO / ENSAIO MEDIÇÃO / CALIBRAÇÃO / ENSAIO è Medição: conjunto de operações que tem por objetivo determinar um valor de uma grandeza. è Calibração: conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição ou sistema de medição ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões. è Ensaio: operação técnica que consiste na determinação de uma ou mais características, ou desempenho de um produto, material, equipamento, fenômeno físico, processo ou serviço, em conformidade com um procedimento especificado.

11 è Conjunto de laboratórios, vinculado às indústrias, universidades e institutos tecnológicos, habilitados à realização de serviços de calibração de instrumentos de medir e medidas materializadas. è Credenciamento è Serviços Credenciados Rede Brasileira de Calibração

12 è Conjunto de laboratórios credenciados pelo INMETRO para execução de serviços de ensaio. Serviço de Ensaio Credenciado è Nome do ensaio è Produtos/materiais ensaiados è Norma/regulamento técnico Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios

13 CREDENCIAMENTO E CERTIFICAÇÃO l Credenciamento n “procedimento através do qual um organismo com autoridade, dá o reconhecimento formal de que um organismo, ou uma pessoa, é competente para desempenhar tarefas específicas.” (ABNT ISO/IEC GUIA 58 :1993) l Certificação n procedimento através do qual um organismo certificador de terceira parte fornece garantia escrita (certificado de conformidade) de que um produto, um processo ou serviço atende a requisitos específicos.

14 APLICAÇÃO DASNORMAS l SÉRIE ISO 9000 n é direcionada à empresas independentemente de suas atividades específicas; n expressa a capacitação organizacional das empresas em relação ao seu sistema de gestão da qualidade. l GUIA 25 n é específico para laboratórios de calibração e ensaio; n estabelece os elementos essenciais de um sistema de gestão da qualidade, em ambiente laboratorial; n estabelece requisitos técnicos para a operação adequada de um laboratório de ensaios e de calibração.

15 A Empresa com a Globalização do Mercado Direitos Básicos Relativos a Saúde e Segurança da Sociedade Programas de Educação do Consumidor Pressão p/ Certificação: ISO 9000 QS 9000 Confiabilidade Metrológicas “Cambiabilidade” Acirrada Concorrência Código de Defesa Consum. Proteção do Meio Ambiente Imposto, Sindicato, Política Barreiras Requisitos a Serem Atingidos Mortalidade Precoce (Vida Curta) Sobrevivência


Carregar ppt "Necessidades Relativas a Metrologia Atendimento ao item 4.11 da ISO 9000 Requisitos Metrológicos Atendimento ao item 4.10 da ISO 9000 Inspeção e Ensaio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google